Página 17 de 31

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 10:25
por Nonnus
rjspedition Escreveu:
20 jan 2022, 19:36
valor de MO: 75€+IVA / Hora.
:shock:

Como os VE´s não levam peças, arranjaram maneira de por uma revisão de um VE ao preço de ICE pondo o valor na MO. :doh:

75€ x 23% = 92.25€ x 8h = 738€ num dia um mecânico gera 738€ brutos. Eu sei que manter uma empresa tem muita despesa mas vamos lá ser realistas, 738€ por dia só em mão de obra.

Segundo algumas contas um empregado para dar lucro a uma empresa tem de gerar 3 vezes o seu ordenado.

Um mecânico que ganhe bem (não são todos) 1500€/mês o que dá 68.18€/dia x 3 = 204.54€ segundo alguns entendidos com este valor o empregado já esta a dar lucro. 738€ é 3.5 vezes acima do valor em que o empregado já esta a dar lucro. A que ganhar dinheiro, mas assim também é abusar.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 10:30
por BrunoAlves
É, discutíamos isso noutro tópico, está tudo a nivelar muito por cima. Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 10:33
por cfvp
BrunoAlves Escreveu:
21 jan 2022, 10:30
É, discutíamos isso noutro tópico, está tudo a nivelar muito por cima. Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra
E agora como está, fazes ideia?

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 12:28
por rjspedition
Nonnus Escreveu:
21 jan 2022, 10:25

:shock:

Como os VE´s não levam peças, arranjaram maneira de por uma revisão de um VE ao preço de ICE pondo o valor na MO. :doh:

É, por momentos pensei que o orçamento me tinha chegado da Auto-Sueco e não da Nissan.

Mas penso que não me enganei:

90€ - 1,2 un.
S72MONE.JPG
S72MONE.JPG (28.87 KiB) Visto 2001 vezes
Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra
É suposto trocar óleo de travões a cada 2 anos?

Para ser franco não me recordo dessa alínea vir como troca obrigatória nos ICE que tinha (era sim, verificado), assim como o líquido de refrigeração que aparece como troca obrigatória na revisão do 5º ano.

Será mesmo necessário ou é algo utilizado para criar "algum volume" para a revisão?
:think:

EDIT: Pelo menos o óleo de travões está contemplado no meu ICE, embora n me recorde de ver em fatura:
Additionally every two years or 60.000 kms / 36.000 miles schedule service interval:
7. Replace the Brake Oil fluid


E agora como está, fazes ideia?
Não sei se respondo mas para a revisão do 4º ano na Confiauto, na fatura que tenho no carro com troca de óleo de travões: 95€.
Para os 162€ pedidos actualmente, embora em local diferente, vai uma bela diferença.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 17:52
por Erbium
rjspedition Escreveu:
21 jan 2022, 12:28
É suposto trocar óleo de travões a cada 2 anos?
Em rigor o fluido dos travões deve ser trocado quando atinge níveis de saturação de água que assim o indiquem. Eles não medem essa saturação, é mais fácil estipular 2 anos e cobrar ao cliente. Na prática se for em países com altos níveis de humidade essa periodicidade até pode "bater certo" na realidade em portugal nem lá perto...
Na minha opinião é comprar uma pen para medir a humidade (5 ou 10€ no amazon, aliexpress, etc) e antes da revisão medir o fluido, se estiver ok ao entregar o carro dar indicação para não trocarem o fluido.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 21 jan 2022, 21:11
por mjr
90€ de mão de obra é "obra"! É mais do dobro do que pagava no Leaf mk1... que já não faz revisões há vários anos (seguramente mais de 4 anos).

Para o serviço que fazem, não valerá mais a pena ir a uma oficina alternativa? Não havendo manutenção programada ao drivetrain , não podem negar qualquer questão da garantia sobre a bateria de motor/inversor.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 22 jan 2022, 01:43
por BrunoAlves
A questão do fluido dos travões é uma discussão antiga.
Agora acontece em praticamente todas as marcas, como parece óbvio é uma forma de forçar facturação, senão o carro não vai lá fazer nada.

Não obstante poder ter facilitado antes, nenhum dos meus ICE viu fluido dos travões mudado. Tive um Megane 14 anos vendido com quase 300kkm, um Clio com quase 200kkm e mais um ou outro menos rodado.
Todas as pessoas com quem falo sobre isto dizem o mesmo.
Vale o que vale...

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 23 jan 2022, 11:40
por rjspedition
Obrigado aos 3!

Para ser sincero não me recordo também de ter trocado o óleo no meu Fiat que vendi com 200kkm. No Volvo aparece na checklist que encontrei online para efetuar de 2 em 2 anos, mas desde que chegou cá apenas foi uma vez à marca (a primeira) e também não foi também trocado, não posso confirmar se é prática trocar.

Alias, curioso que acabou por não regressar porque no espaço de 8 meses, para a revisão seguinte e dentro do mesmo ano, aumentaram o valor de mão de obra em mais de 20% para uns (agora até parecem simpáticos :lol: :lol: ) 60€ + IVA. Como o serviço foi bastante fraco na minha opinião, optei por uma oficina independente até agora.

E deverá ser o que vai acontecer ao Leaf.



Curiosamente há diferenças notórias nos orçamentos.

Em Évora por exemplo o valor/hora parece ser 39,95 € + IVA, sendo depois propostos 10 litros de líquido de refrigeração:
evora.JPG
evora.JPG (76.51 KiB) Visto 1879 vezes
Em Loures o valor do líquido não aparece indicado mas (penso eu) englobado no valor de mão de obra: 89€+ IVA. A checklist indica a sua substituição.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 24 jan 2022, 11:56
por Nonnus
O meu faz as revisões em Évora. Até hoje nunca paguei mais de 90€. Quando fui fazer o update perguntaram se queria fazer a revisão dos 110000km ou só mesmo o update. Como era só para mudar o filtro do habitáculo até aconselharam a não fazer. Não tenho razão de queixa, mas eu comprei o carro a eles.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 19 fev 2022, 16:15
por rjspedition
O Leaf lá continua a andar e a carregar diariamente a aproveitar todo o período de vazio, tendo acabado esta semana com 17,7 de média, a provar que dependendo do terreno, a média usada no estudo da Deco não é assim tão irrealista.

O SOH atingiu esta semana também novo mínimo, apresentando também agora 21,7 kWh úteis a 100%.
PSX_20220219_151353.jpg
Como bónus descobri que ao contrário do nosso ICE o ecrã central do Leaf desliga mesmo por completo, mantendo a função áudio operacional. De noite é bastante simpático. :dance: