Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Erbium » 10 out 2022, 18:40

E o teu mecânico habitual não consegue arranjar os amortecedores?!

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 out 2022, 19:27

Erbium Escreveu:
10 out 2022, 18:40
E o teu mecânico habitual não consegue arranjar os amortecedores?!
Não os consegue em lado algum para entrega imediata, vai ser por esta via provavelmente:
não tenho por hábito levar as peças para o meu mecânico habitual do ICE
Agora preciso das referências certas para os acessórios.


Entretanto, recebido orçamento da NForce, ressalvando que "tivemos de ir à marca buscar a cotação das peças": Com alinhamento, 677€ IVA Inc. :shock:




Sem estar relacionado, após chegar a casa já com "---" fiz por aparecer a tartaruga pela primeira vez no dia seguinte, para ter noção do que poderia haver ali mais em caso de real necessidade.
300624635_5460613037385593_728206831474322144_n.jpg

Após chegar aqui, de manhã apresentava a 100% 20,9kWh tendo o Shelly acusado 24,83.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 11 out 2022, 08:52

É curioso ter aparecido a tartaruga tão cedo, a tua célula mais baixa estava a 3,2V.
Acho que a tartaruga é por energia restante estimada, o desligar é que é pela célula mais baixa "tocar" nos 2,6V.

Carregaste a que potência?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 11 out 2022, 12:19

É curioso ter aparecido a tartaruga tão cedo, a tua célula mais baixa estava a 3,2V.
Acho que a tartaruga é por energia restante estimada, o desligar é que é pela célula mais baixa "tocar" nos 2,6V.
Também estava à espera de um valor mais baixo. Subir para o Cabeço de Montachique resulta sempre em estimativas pessimistas dado o consumo mais elevado dos últimos km sempre em subida.

Carrego sempre com o EVSE de origem a 10A. ;)

Não sei se entretanto te desenrascaste mas as referências são, salvo erro:
- Amortecedor frente esquerda: E43033NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
- Amortecedor frente direita: E43023NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
Na Autodoc os KYB estão a sair por 75€, encomendado com os foles e o kit da KYB (suponho que vem com apoio e rolamento) e de peças acho que está resolvido. :think:
03f13870-9665-4db0-90e8-cf1c5ab49dd3.jpeg
03f13870-9665-4db0-90e8-cf1c5ab49dd3.jpeg (12.47 KiB) Visto 2783 vezes
O apoio sim, é comum aos dois Leaf e ao Juke como já foi referido no fórum, o amortecedor é que é referência única.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por mjr » 11 out 2022, 13:19

A tartaruga é, tanto quanto me lembro, por energia, embora a energia restante no Leaf seja de certa forma "corrigida" em tempo real pela tensão da célula mais fraca. Vários fatores, como uma potência elevada de descarga, podem fazer a tartaruga entrar mais cedo do que seria esperado, por baralhar a estimativa da energia restante na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 12 out 2022, 00:26

rjspedition Escreveu:
11 out 2022, 12:19

Na Autodoc os KYB estão a sair por 75€, encomendado com os foles e o kit da KYB (suponho que vem com apoio e rolamento) e de peças acho que está resolvido. :think:

03f13870-9665-4db0-90e8-cf1c5ab49dd3.jpeg

O porquê de eu não gostar de comprar peças para depois aplicar:

Email da Autodoc com:
Venho por este meio informar que infelizmente os amortecedores 339407 + 339406 KYB e o Kit de protecção contra o pó 910252 KYB não são compatíveis com o veículo NISSAN LEA

As referências são as que aparecem em vários orçamentos, estão inclusivé no catálogo da marca, questionado o apoio ao cliente: "Não sei, foi o nosso técnico que disse"


:? :?

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Filipe » 12 out 2022, 10:45

Já nos idos anos 60, quando ia comprar peças para o meu carro ou mota, levava sempre a peça desmontada para ter a certeza que não
tinha que lá voltar. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 21 out 2022, 22:08

Após semana e meia de as ter pedido :shock: :
312598046_469895551796783_3160226268133278156_n.jpg

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 29 out 2022, 18:27

Após quase 1 mês do chumbo e após duas semanas a andar a gasóleo, ficou resolvido.

As referências eram obviamente as certas (Não percebi a postura da Autodoc) e efetivamente há uma mudança no comportamento do carro.
Ponto também positivo para o centro de IPO de Mafra não cobrar (a primeira) reinspeção nestes casos.

A caminho da reinspeção sofreu um toque atrás de um veículo comercial, nada de grave, mas ganhei um regresso à oficina com um pára-choques para pintar. O Leaf está em maré de azar.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 29 out 2022, 19:13

Que chouriço... Boa sorte nisso ;)
Em relação aos amortecedores, boa malha. A postura da autodoc provavelmente vem do facto de não fazerem ideia nenhuma :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”