Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 mai 2022, 12:07

Pior do que não fazerem as contas é fazerem as contas com os carregamentos públicos e de forma errada.
Não há o cuidado de fazer as contas com o cartão mais barato, até parece que não se escolhe a gasolina/gasóleo mais barato.
Nem há o cuidado de escolher o posto adequado, fazem as contas como se um carro elétrico carregasse num PCUR todos os dias.
Topo
Os números são uma dor de cabeça para muita gente, vou assumir que pensar à frente idem, infelizmente.
A literacia financeira dos portugueses está em último lugar, entre os 19 países da zona euro, segundo o ranking do Banco Central Europeu (BCE), de 2020.
:?

Depois de eu ter explicado isto afinal os 10000€ a mais pareciam que não era assim tanto.
Verdade, mas depois aqui entra outro "fantasma" que geralmente utilizam quando falo em contas:
"E se existe falha na bateria e necessito de uma nova" ?


-/-

Entretanto e após indicação da Nissan que tinha dois recalls por fazer, tento agendar para este mês as duas campanhas.
Resposta da concessão: "Bom dia, esta viatura já fez as duas campanhas técnicas (Campanhas P9312 e P8318)"


Centralizam a informação? Não centralizam? A própria marca não sabe se os carros já foram recolhidos após recall ?

:shifty:


EDIT: Obviamente que da parte da concessão, também nada sabem de registos de manutenção.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por LuisG » 11 mai 2022, 08:11

Por aqui com um Leaf 30, também confirmo que a concessão da marca deixa muito a desejar.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 mai 2022, 17:48

Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 20 mai 2022, 17:57

Cheguei a vir dessa zona à Mealhada de Leaf 24kWh e não foi particularmente ruim. Deve estar aí pelo meu DB.
A fundo até Santarém, carregamento de 20min para chegar a Pombal, carregamento de 30min para chegar lá. Isto antes de ver qualquer simulador. Não? :mrgreen:

Depois ver o ABRP, manda pela A8/A17. Faz sentido de facto, é mais próximo dessa AE. Reduzindo a velocidade máxima para 110 dá só 2 paragens, mas 3h30 na mesma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 20 mai 2022, 19:09

rjspedition Escreveu:
20 mai 2022, 17:48
Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?
Um 30kWh com 77% fará o quê? Uns 120km?
Para fazer uma viagem, que no mapa são 233km, se tiver 120km de autonomia não há alternativa a carregar 2 vezes.

Há alternativa mas os kms têm de ser todos esticadinhos...
Untitled.jpg
https://goo.gl/maps/VJoEkGDFWWtUx9QN7

Este é o planeamento que faria para mim.
Untitled1.jpg
https://goo.gl/maps/L5xNaqEFKmC6AaDM7

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 mai 2022, 19:44

A 100km/h não tenho ideia real da autonomia, para ser honesto.

Mas na realidade é isso, é matemática pura. Acredito que faça bem sem problemas até ao Hub de Leiria com alguma N8 à mistura, mas mesmo saindo de lá a 90% nunca chegaria a Aveiro via auto-estrada.

...precisava de mais uns 10 kwh emprestados. :D :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 20 mai 2022, 21:44

Chegas pois. Pela nacional em tempo bom fazes facilmente 12-13kWh/100km.

Edit: mas as 4h continuam a ser uma realidade
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 21 mai 2022, 07:55

rjspedition Escreveu:
20 mai 2022, 17:48
Viagem Malveira - Aveiro, SOH de 77%, qual a melhor hipótese?

Por mais voltas que dê chego sempre a dois carregamentos e a uma aventura de pelo menos 4 horas. :?
Ontem também estive a planear essa viagem para mim (automobilia) e embora faça mais km (300km) fazia com 2 carregamentos.

Ponto de partida Vendas Novas primeira paragem Continente de Santarém depois ou ir pela figueira da foz ou por Coimbra com paragem para carregar num destes locais e depois um pulinho até Aveiro.

O Leaf com os 77% e com as temperaturas que tem estado, sem auto estrada dentro dos limites faz 150/160km. As 4h de viagem são inevitáveis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 21 mai 2022, 08:42

As 4h de viagem são inevitáveis.
Seja por auto-estrada com mais carregamentos seja por Nacional, sim, não baixará disso. :(

Ontem também estive a planear essa viagem para mim (automobilia)
Nem mais. :lol:


Deverei estar pela operação dos fumarentos grandes que consomem dezenas de litros aos 100, novamente a rodar após esta pausa forçada pelo Covid. 😁
32788812_2051019465138614_3686515088950296576_n.jpg

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 24 mai 2022, 12:14

É impressão minha ou estes autocarros que fotografaste têm mais de 30 anos?
Aliás, cerca de 30 anos deve ter o laranja, os outros devem ter 50 anos...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”