Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 nov 2021, 18:16

Após a indicação do Nonnus sobre quantos km teria feito com o meu ICE num outro tópico, fiquei curioso e fui ver o registo da coisa:

Compra do Leaf a 29/7:
i: 99.360 f:108190 - 8830 km

Volvo a 29/7:
i: 235.405 f: 238.535 - 3130 km

A diferença não é tão notória uma vez que tenho 2300 km principalmente em auto-estrada em duas saídas em Agosto, e na semana passada emprestei o Leaf a um companheiro (anda pelo fórum, vamos ver se dá feedback da experiência Leaf :D ) e acabei por fazer mais 300 km, porque retirando estes números a utilização passa efetivamente a residual. ;)


-~-


De regresso ao Leaf propriamente dito, voltei a ficar com a impressão de que o carro não estima corretamente os 100% quando é deixado a carregar até ao fim, equilíbrio das células inclusivé, diria que os 100% mais parecem ser 100+5% se é que me faço entender. :think:

Ontem a sair com 100% (carregamento tinha acabado às 5h, saída às 9h) consegui fazer a volta da manhã do costume a gastar 19% ( :dance: ), mesmo a subir o viaduto da A9.
Hoje a sair com 90% mesmo estilo de condução (talvez mais calmo dado ter saído bem mais cedo) e mesma intensidade de transito, todo contente porque iria pelo menos manter o mesmo gasto dado já poder aproveitar a regeneração no início, gasto 21% quando falta ainda a subida da CC Carriche e o percurso dentro de Lisboa.

Aqui divergi o percurso em relação ao de ontem mas se tivesse seguido até ao fim a diferença seria certamente de 6 a 7%. :think:

Tenho de começar a olhar para os valores em kW no spy no início do dia nestes casos para tirar teimas.

ricardopereira
Mensagens: 23
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 23 abr 2018
Capacidade bateria: 30 Kwh

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por ricardopereira » 12 nov 2021, 16:11

Acuso-me! :D
Fui eu que levei o carro emprestado. Após a venda do meu Soul, este amigo fez o favor de me emprestar o "sapo" dele para me desenrascar e testar, muito obrigado já agora.

Comparativamente ao Soul, achei que o carro tinha menos qualidade geral, era menos refinado mas como nunca fui muito exigente nem nunca tive carros de topo, para o meu dia a dia era suficiente.

No meu percurso casa-trabalho, cerca de 26km, conseguia gastar cerca de 14% e perder cerca de 10km de autonomia, o Soul no mesmo percurso e no mesmo horário conseguia perder 7% e 7km de autonomia.

Senti que a informação do infotainment era algo confusa e a info acerca da autonomia no dashboard era um bocado inconstante, tão depressa perdia 2km a direito como depois numa subida ganhava 1km...
Achei estranho também que quando ligava o cruise control perdia cerca de 5km de autonomia, isso não me acontecia no Soul.

Em suma, para o dia a dia acho que é um carro honesto e competente e que o rjspedition fez bem em ter subido um pouco a parada e comprado o Leaf ao invés de um clone ou de um C1, que era a ideia inicial.
No entanto, acho que o Soul que tinha a mesma capacidade de bateria e, em novo, devia ser mais ou menos da mesma faixa de preços, é muito superior ao Leaf e tenho muitas saudades dele :cry:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 12 nov 2021, 17:11

rjspedition Escreveu:
02 nov 2021, 14:57
Ainda por validar. :?
Em que mês foi? Se foi de Setembro para trás já não vais pagar. ;)
rjspedition Escreveu:
09 nov 2021, 18:16
De regresso ao Leaf propriamente dito, voltei a ficar com a impressão de que o carro não estima corretamente os 100% quando é deixado a carregar até ao fim, equilíbrio das células inclusivé, diria que os 100% mais parecem ser 100+5% se é que me faço entender. :think:
Não sei se percebi bem o problema. No fim demora para aí 1h a balancear as células. A velocidade de carregamento é muito lenta.
rjspedition Escreveu:
09 nov 2021, 18:16
Ontem a sair com 100% (carregamento tinha acabado às 5h, saída às 9h) consegui fazer a volta da manhã do costume a gastar 19% ( :dance: ), mesmo a subir o viaduto da A9.
Hoje a sair com 90% mesmo estilo de condução (talvez mais calmo dado ter saído bem mais cedo) e mesma intensidade de transito, todo contente porque iria pelo menos manter o mesmo gasto dado já poder aproveitar a regeneração no início, gasto 21% quando falta ainda a subida da CC Carriche e o percurso dentro de Lisboa.

Aqui divergi o percurso em relação ao de ontem mas se tivesse seguido até ao fim a diferença seria certamente de 6 a 7%. :think:

Tenho de começar a olhar para os valores em kW no spy no início do dia nestes casos para tirar teimas.
O SOC não é linear, é capaz de ser por isso, ou seja, dos 100% aos 80% não é a mesma coisa dos 40% aos 20%, porque começa a haver uma discrepância entre a % que o carro mostra e a real. Supostamente olhando para o LeafSpy vais ter uma noção real da % gasta.
ricardopereira Escreveu:
12 nov 2021, 16:11
No meu percurso casa-trabalho, cerca de 26km, conseguia gastar cerca de 14% e perder cerca de 10km de autonomia, o Soul no mesmo percurso e no mesmo horário conseguia perder 7% e 7km de autonomia.

Senti que a informação do infotainment era algo confusa e a info acerca da autonomia no dashboard era um bocado inconstante, tão depressa perdia 2km a direito como depois numa subida ganhava 1km...
Achei estranho também que quando ligava o cruise control perdia cerca de 5km de autonomia, isso não me acontecia no Soul.
Pois isso da % e autonomia não é muito fiável. A % é porque o SOC não é linear e a autonomia é baseada nos kms anteriores.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 12 nov 2021, 22:30

ricardopereira Escreveu:
12 nov 2021, 16:11

Comparativamente ao Soul, achei que o carro tinha menos qualidade geral, era menos refinado mas como nunca fui muito exigente nem nunca tive carros de topo, para o meu dia a dia era suficiente.
Espero que entendas agora a minha "embirração" com o Leaf. :lol: :lol:

O carro tem vindo a cumprir de forma espetacular ao que é pedido, mas além disto (que na realidade é o essencial) tudo o resto é apenas "ok", e há dias em que sabe muito bem mais algum conforto ou alguma feature.

Senti que a informação do infotainment era algo confusa
Confusa é ser simpático. Ainda hoje estou para perceber o menu dos consumos, por exemplo. :roll:
Como assume já a música via Bluetooth passo dias sem carregar além do "ok" do primeiro ecrã.

Em suma, para o dia a dia acho que é um carro honesto e competente e que o rjspedition fez bem em ter subido um pouco a parada e comprado o Leaf ao invés de um clone ou de um C1, que era a ideia inicial.
É por aí o sentimento. Cumpre e não é nada complicado, é essencial qb mas regra geral as coisas mais simples são as que tem maior fiabilidade. Esperemos que assim seja e continue, para "segundo carro" é ideal.

Tive pena de não ter experimentado o Soul, mas parecia ser de um campeonato acima. ;)
Em que mês foi? Se foi de Setembro para trás já não vais pagar. ;)
Outubro!
Está também para aparecer ainda a fatura da Galp dos carregamentos de Outubro e Novembro, mas aí.. já sei que vou esperar um pouco. :lol:

Não sei se percebi bem o problema. No fim demora para aí 1h a balancear as células. A velocidade de carregamento é muito lenta.
É difícil de explicar o sentimento, mas hoje voltei a sair com 100% e cumpriu com os mesmos 19% para os 37km. :think:
248268031_1981732288663495_452246209563765151_n.jpg
Poderei assumir que o SOC não é linear mas como os percursos são bastante repetitivos, começo a ficar com pequenos parciais gravados na cabeça, e há um deles que nunca falha: Portagens - AS Loures a subir, 80 de cruise: 11% gastos, seja qual for o SOC abaixo dos 70%. :think:

O sentimento é que saindo a 100%, os primeiros 15% ou 20% demoram mais a desaparecer do que se sair a 90 ou 80 para o mesmo percurso.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 13 nov 2021, 01:12

rjspedition Escreveu:
12 nov 2021, 22:30
Espero que entendas agora a minha "embirração" com o Leaf. :lol: :lol:

O carro tem vindo a cumprir de forma espetacular ao que é pedido, mas além disto (que na realidade é o essencial) tudo o resto é apenas "ok", e há dias em que sabe muito bem mais algum conforto ou alguma feature.
Estão a falar de quê em concreto?
rjspedition Escreveu:
12 nov 2021, 22:30
É difícil de explicar o sentimento, mas hoje voltei a sair com 100% e cumpriu com os mesmos 19% para os 37km. :think:

Poderei assumir que o SOC não é linear mas como os percursos são bastante repetitivos, começo a ficar com pequenos parciais gravados na cabeça, e há um deles que nunca falha: Portagens - AS Loures a subir, 80 de cruise: 11% gastos, seja qual for o SOC abaixo dos 70%. :think:

O sentimento é que saindo a 100%, os primeiros 15% ou 20% demoram mais a desaparecer do que se sair a 90 ou 80 para o mesmo percurso.
Sendo tudo igual na viagem, a única coisa que estou a ver é mesmo a discrepância entre o que é mostrado no carro e o real (que dá para ver no LeafSpy). Quando o carro está a 100% é o real, mas à medida que vai baixando, no carro vai caindo mais rápido que na realidade, daí dar a impressão de gastar mais.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 13 nov 2021, 13:52

Estão a falar de quê em concreto?
Peço desculpa, devia ter sido mais explicito. :oops:

Geralmente em trocas de opiniões e em conversa pessoal refiro ao Ricardo que o Leaf é de certa forma, e não querendo ser injusto, "mal amado" lá por casa, precisamente pelos os aspetos referidos. Cumpre bastante bem com a função principal mas depois pequenas coisas como a confusão nos menus e no conforto, fica uns furos abaixo do esperado. ;) Mas enquanto for isso, impec!!

Está também para aparecer ainda a fatura da Galp dos carregamentos de Outubro e Novembro, mas aí.. já sei que vou esperar um pouco. :lol:
Chegou hoje a primeira.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 13 nov 2021, 17:47

rjspedition Escreveu:
13 nov 2021, 13:52
Peço desculpa, devia ter sido mais explicito. :oops:

Geralmente em trocas de opiniões e em conversa pessoal refiro ao Ricardo que o Leaf é de certa forma, e não querendo ser injusto, "mal amado" lá por casa, precisamente pelos os aspetos referidos. Cumpre bastante bem com a função principal mas depois pequenas coisas como a confusão nos menus e no conforto, fica uns furos abaixo do esperado. ;) Mas enquanto for isso, impec!!
Tranquilo. Era só para perceber em concreto quais eram os aspectos a nível de conforto que acham que falharam?
Eu tenho o Leaf 40 N-connecta e a nível de conforto acho o carro bastante confortável. Quanto aos menus, sim alguns são um pouco confusos, mas em geral estão bem. No entanto o teu é um Leaf 30 e nem sei qual a versão. Pode ter sido um salto substancial do 30 para o 40 e da versão também.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 15 nov 2021, 22:47

Acredito que tenha existido alguma evolução, sim. ;)

O nosso 30 é um Tekna, e a minha principal queixa era a que já me tinha ficado gravada no primeiro dia e na viagem de Famalicão para Mafra: Começa e termina no assento. :hand:

Acho-o bastante duro e algo desconfortável, podia referir que a própria insonorização é medíocre acima dos 90 km/h em Auto-Estrada, mas o assento.. era coisa que se fosse simples, já me tinha lançado a trocar os dois da frente. :lol:

Em modo brincadeira, há um final de episódio de Comedians in Cars Getting Coffe em que o Seinfeld resume:
242141993_4294130970700478_8528629150255774830_n.jpg
...mas depois a carteira /conta bancária e o Leaf são os melhores amigos, e para ser honesto, levar o ICE para o transito em Lisboa passou a ser "chato" no pára-arranca. :lol: :mrgreen:


Chegou hoje a primeira.
Os valores de kWh não correspondem à simulação Miio e aos tarifários que encontro online, tenho de encontrar as condições no contrato para verificar.

De notar que inícios de carga abortados por erro na Miio não me foram cobrados, na Galp, sim.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 16 nov 2021, 01:12

rjspedition Escreveu:
15 nov 2021, 22:47
Acredito que tenha existido alguma evolução, sim. ;)

O nosso 30 é um Tekna, e a minha principal queixa era a que já me tinha ficado gravada no primeiro dia e na viagem de Famalicão para Mafra: Começa e termina no assento. :hand:

Acho-o bastante duro e algo desconfortável, podia referir que a própria insonorização é medíocre acima dos 90 km/h em Auto-Estrada, mas o assento.. era coisa que se fosse simples, já me tinha lançado a trocar os dois da frente. :lol:
Estranho, eu acho os assentos do meu espetaculares e eu sou esquisito com isso, não é qualquer assento que ache confortável. Só na parte das costas é que talvez pudesse ser um pouco melhor, mas tenho que averiguar se tenho o banco na melhor posição. De qualquer forma, se calhar foi das tais coisas que evoluíram no de 40.
rjspedition Escreveu:
15 nov 2021, 22:47
Os valores de kWh não correspondem à simulação Miio e aos tarifários que encontro online, tenho de encontrar as condições no contrato para verificar.

De notar que inícios de carga abortados por erro na Miio não me foram cobrados, na Galp, sim.
Pode haver umas ligeiras diferenças entre a simulação e o real. Estás a falar só da Galp?
Pois a Galp pode até ser mais barata em algumas situações, mas depois no apoio ao cliente não é grande coisa.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 16 nov 2021, 13:26

rjspedition Escreveu:
15 nov 2021, 22:47
O nosso 30 é um Tekna, e a minha principal queixa era a que já me tinha ficado gravada no primeiro dia e na viagem de Famalicão para Mafra: Começa e termina no assento. :hand:
Fazendo fé no que se lê, quem vem de um Volvo vai sempre achar os bancos "normais" fracos... :mrgreen:
rjspedition Escreveu:
15 nov 2021, 22:47
era coisa que se fosse simples, já me tinha lançado a trocar os dois da frente. :lol:
Imagem

Dá-lhe! :mrgreen:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”