Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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frankesousa
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 02 ago 2021, 16:21

rjspedition Escreveu:
02 ago 2021, 13:42
rimsilva Escreveu:
02 ago 2021, 11:15
Parabéns pela compra e fico satisfeito por saber que está a gostar.

Fez a escolha acertada, uma vez que terá mais margem de manobra com este VE e dessa forma irá conseguir poupar mais em menos tempo.
Obrigado!

Hoje com o de 24 provavelmente já estava um pouco menos à vontade.

Ir e vir ao emprego da esposa, ir a Mafra e voltar a casa, e ir e vir ao emprego. Deverá acabar o dia com 120km a 130km.

Reparei que se a subir a A8 perdi 11% de bateria só naqueles 6km, hoje apenas recuperei 3% a descer em D, e já perde demasiada velocidade.

Na aproximação à portagem lembrei-me de usar o ECO para abrandar e recuperar um pouco mais. Se isto não for prejudicial à bateria, é um belo "Retarder". :lol: :lol:
Posso já adiantar por experiência própria (tenho até 2 leaf 30kWh) que no inverno (frio mesmo) e um bocado de AE a boas velocidades, aquecimento, umas subidas e os 130km já são quase impossíveis de fazer no leaf 30.

Claro que se conheces o carro, poderes (ou tiveres) de andar devagar nunca ficas na estrada, mas fica o aviso.

E claro, se fosse o leaf 24kWh então até com calor era difícil :lol:

Eu nos 1º tempos fazia muito melhores médias, porque o carro era mais novo (menos resistência interna na bateria) e porque andava "com medo".
Agora como sei que vou fazer 80/90km e chega bem a bateria, já vou todo o caminho a ultrapassar e a mostrar a esse povo que os eléctricos também andam e com menos € para a viagem toda que eles apenas a tirarem o fóssil da garagem :mrgreen:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por ricardopereira » 02 ago 2021, 17:46

Ora aí está o DB do homem. Irei seguir atentamente estas peripécias até porque o percurso que fazes é bastante parecido com o meu.

Agora não te proponho uma corrida porque o meu Soul coloca o teu Leaf num chinelo :lol:

Acho que fizeste bem em dar este passo e vais ver que a poupança é real e que vais ter carro para muitos anos 8-)

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 ago 2021, 22:02

Está feito o segundo dia em contexto dia laboral:
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133km que, contas por alto, me equivalem a 9.45€ a gasóleo ao preço atual, e que ficaram a 2,33€ em eletricidade com Iva Inc. :dance:
Claro que se conheces o carro, poderes (ou tiveres) de andar devagar nunca ficas na estrada, mas fica o aviso.
Estes 130 são bastante raros de fazer por dia, mas se a coisa apertar tenho sempre um PCN com 4 pontos ao lado do trabalho. :D

Agora como sei que vou fazer 80/90km e chega bem a bateria, já vou todo o caminho a ultrapassar e a mostrar a esse povo que os eléctricos também andam e com menos € para a viagem toda que eles apenas a tirarem o fóssil da garagem :mrgreen:
A subir hoje a A8 a 90kmh de ponteiro fui ultrapassado por um Leaf de 2017 todo despachado! Alguém que também não tinha problemas de autonomia. :lol: :lol:

Em caso de querer desacelerar como por exemplo na aproximação a portagens use o modo B (Brake) é mais agressivo que em ECO e pode evitar o recurso ao travão. Pode usar os dois em simultâneo.
Boa !
Mas neste caso acho que vou deixar passar algum tempo.
A quantidade de vezes a sair de estacionamento que quero seguir em frente e empurro o seletor, para a frente ... tenho receio de me enganar na direção do seletor em andamento. :?

Alguma razão lógica para o D e R estarem em posições opostas à direção de marcha?

Nas subidas não tenhas vergonha de abrandar...
Geralmente subia a A8 a diesel com o cruise nos 90.
Com o Leaf tenho subido com cruise a 85. :)

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 04 ago 2021, 00:20

Poderia dizer que é só mais um Leaf branco, mas na realidade...


... é o meu Leaf branco! :D :mrgreen:
001.jpg
002.jpg
O nosso pequeno "White UFO".

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por mjr » 04 ago 2021, 10:01

rjspedition Escreveu:
02 ago 2021, 22:02

Alguma razão lógica para o D e R estarem em posições opostas à direção de marcha?
Acho que é por ser assim nos ICE com mudanças automáticas, o R está acima do D. Acho também que é mais “fácil” puxar o manípulo do que empurrar, sendo o andar para a frente a mudança mais comum.

Não sei, também achei estranho nos primeiros dias mas depois torna-se normal e “natural” puxar o manípulo para andar para a frente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por jfr2006 » 04 ago 2021, 16:57

Não é exactamente a mesma coisa, mas pode ter vindo daqui: https://www.gearpatrol.com/cars/a733349 ... o-p-r-n-d/

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 05 ago 2021, 12:57

Obrigado a ambos!

Efetivamente após alguns dias já estou completamente confortável a saltar entre o D e o B. ;)
A confusão já passou.
Instalei ontem à noite um Shelly e ligação de internet até à garagem para começar a controlar um pouco os consumos.

Entretanto confesso que estou algo descontente com a maneira de trabalhar da Nissan.

O negócio foi entre particulares, e entre todos os detalhes que tinha em mente para verificar escapou-me um essencial: Verificar o livro de manutenções apesar de em contacto telefónico ter sido garantido que estava tudo na pasta.

Ora a Nissan diz que não tem acesso porque o registo não é centralizado (..em 2021?? Carros com ligação permanente à Marca??) e pede para contactar o stand. Tenho faturas da Confiauto mas, e se o carro não fez toda a assistência lá? Vou ter de andar a bater à porta de todas as concessões do país para reconstruir o histórico ?


Solicitei informação sobre recalls pendentes:
informamos que de momento existem as Campanhas P9312 e P8318 a decorrer para o seu veículo
Vi que a campanha P8318 já vem pelo menos de 2019/20 salvo erro. O carro efetuou revisão e diagnostico de bateria em Fevereiro/Março deste ano.
Irei brevemente à Auto Júlio em Torres, mas não seria normal isto já estar resolvido? :think:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2021, 13:25

rjspedition Escreveu:
05 ago 2021, 12:57
...
Instalei ontem à noite um Shelly e ligação de internet até à garagem para começar a controlar um pouco os consumos.

...
Foi um shelly EM?

Estás a carregar a 10A com o EVSE original certo?
É que o shelly 1PM não aconselho de todo para 10A durante horas a fio.

Tenho 2 com 5 ou 6 A e já ficam bem quentes. Embora lá diga que aceita 16A acho eu, não é para usar em continuo como necessário para um VE!
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 05 ago 2021, 14:15

Para já 1PM, era o que tinha por casa em stock.

Estava preocupado com o aquecimento, daí ter verificado ao iniciar, 1h após, e fui ver a temperatura hoje às 8h30 antes de terminar o carregamento.

Curiosamente não me parecia muito mais quente do que após 1h a carregar.
Capturar.JPG
Capturar.JPG (47.81 KiB) Visto 3255 vezes
Será no entanto alterado, assim como toda a eletrificação da garagem agora em férias.

Ftomas
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Ftomas » 06 ago 2021, 03:02

Boas
Essa captura é de que app? (não tenho nenhum leaf!! sou candidato!)

Com o shelly podes configurar a ligação certo? ou seja ligares / desligares a corrente?
O carregador do leaf inicia o carregamento automaticamente quando ligas a corrente com o shelly?
Ou o que se usa para controlar as horas de carregamento?

Boa sorte para a máquina ;)

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