White Atlantic Pearl - 30kW.h

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 24 mar 2019, 23:34

Boa noite,

Após 10 semanas de ownership e cerca de 3500 km percorridos pelas estradas da ilha da Madeira era tempo de cá vir relatar-vos um bocado dessa experiência.
É um Nissan Leaf Acenta 30kW.h branco pérola de Janeiro de 2017 e tem atualmente 65 500km, chegou-me do dia 10 de Janeiro com 61 463km e 92,75% de SOH. Foi importado pelo senhor e dono do conhecido stand de Leiria.

Um bocado a minha história auto, quem não tiver paciência para leituras, passe à frente. :)
Gosto muito de conduzir e poderei até ser considerado um petrolhead desde que comecei a conduzir! Não é por acaso que tenho um Impreza GT guardado na garagem desde os meus 18 anos, não por ser acelera (ok, não sou santo nenhum) mas porque gosto mesmo do carro! Mas isso não implica não gostar de evolução e chegou decididamente a altura de evoluir! O impreza vai lá continuar para um uso muito esporádico e o meu gosto pelos carros movidos a petróleo vai sempre continuar! Serviram-me vários anos e ainda são opções válidas de mobilidade! Se os comprava hoje? Não! Decididamente não!
O meu daily driver era um Ford Focus TDCi comprado novo por mim em Maio de 2007. Passei para o Leaf com 2 anos, mais de 60 mil km e algum uso. Assustador! Disse-me a mim mesmo várias vezes. Confesso! Sou extremamente esquisito e cuidadoso com carros e quando os compro costumam ser pa durar. Passei de um carro com 11 anos em excelente estado de conservação em todos os aspectos para um usado com desleixo. Vários plásticos riscados, carpete gasta, pa tinha uso, fui avisado para isso! No entanto o orçamento limitado e a decisão irreversível que a mudar seria para evoluir para um VE, fiz esse "esforço" de pensar acima das minhas valentes esquisitices (Admito!) e avancei para este Leaf.
O focus é bem melhor equipado. O sistema de som da sony que equipa o focus de origem, e só a título de exemplo, com 11 anos de vida e uso dá 20 a 0 neste leaf. O sistema de som do leaf acenta é mauzinho! Mas é como tudo na vida, numas vezes ganha-se, noutras evolui-se. Sinto que desta vez ganhei e evoluí!

Agora o que interessa! O Leaf!
O Leaf é sensacional!
Um prazer conduzi-lo! Conduzi-lo aqui pelas estradas montanhosas da ilha da Madeira a ouvir a "passarada" tranquila sem deixar "rasto" é de um prazer enorme! Não depender de gasolineiras outra satisfação!
Faço carregamentos quase 95% das vezes em casa e a 10A! Mudei para a tarifa bi-horária a 0,12€ kW já com IVA. Ando a gastar em média e até então, entre 15 a 20€ mensais em luz (se carregar sempre em casa, algumas vezes carreguei fora o que me fez poupar ainda mais uns euros) para uma média entre 1200 e 1500 km por mês, contra uma média de 125€ em Diesel anteriormente para o memo número de quilómetros mensais. Isto são contas por alto, mas tenho a noção que em consumos, estou muito bem servido! São contas simples!
Cargas rápidas têm sido poucas, o carro já vinha com várias cargas rápidas no lombo, tenho-as evitado! Mas se precisar vai levar com elas obviamente! Não me privo de nada com este carro! Arranjei um adaptador OBD, (ao user hmendes a quem publicamente agradeço por ter sido extremamente prestável) liguei-o umas duas vezes para ver o SOH a descer e já perto de 90%! Nunca mais o liguei! :drool:

O meu trajeto diário anda normalmente à volta dos 60 km! Consumos tenho andado na ordem dos 13,7kW.
Programo o carregamento para ter sempre o carro pelo menos a 80% todos os dias de manhã e tem sido mais que suficiente para enfrentar o dia a dia. Chego a casa ao fim do dia raramente abaixo dos 40%! Tento de 2 em 2 semanas deixar carregar até aos 100% imediatamente antes de sair de casa de manhã.
Todas a vezes que carreguei fora de casa, os postos funcionaram na perfeição e já fiz carregamentos em quase todos os postos da ilha! Sempre impecáveis e em pleno funcionamento! No entanto, tento sempre nunca depender dos postos públicos nem do facto de e aqui na Madeira serem ainda todos grátis. Aliás, essa variável dos postos de carregamento público serem grátis nem entrou na minha equação da compra do VE.
Já fiz algumas voltas longas, de uma acentada consegui já fazer 125km, sem nunca sofrer de ansiedade de autonomia! Já dei voltas à ilha com carregamentos pelo meio só porque tinha a tomada disponível e nunca saí de casa com 100% pa enfrentar uma volta, mas penso ser possível dar uma volta completa só com uma carga! A verdade é que não tive ainda necessidade de andar nos limites de carga porque tive sempre tomadas disponíveis! E regra básica de mobilidade elétrica! “Tens tomada disponível e menos de 60% de carga? Carrega! Sempre!". Basicamente não mudei nada nos meus trajetos diários por ter um carro com menos autonomia quando comparado com o focus! Obvio que nas viagens que sei que poderão ser maiores, convém planear a carga, mas nada de especial e até então tenho-me safado lindamente!
Gosto muito do modo B! Consigo em 3km de descida ganhar 5% de carga quando gastei 9% para subi-lo! O modo ECO é bom, mas às vezes preciso de desliga-lo nas entradas da via rápida já que as zonas de aceleração quando as há, são diminutas e à que entrar com vontade! Nisso o VE é soberbo, tem um poder de aceleração fantástico e deixa quem lá vem assim um bocado "what?"! É giro! :lol:

Umas fotos:
Chegada ainda aconchegado dentro do barco.
Imagem

Pelo ar:
Imagem

Quando aterrou:
Imagem

Numa das voltas à ilha e num restaurante! Enquanto eu comia, o carro também se servia! :dance:
Imagem

Até ver, tem sido uma experiência extremamente positiva!
Aqui pela ilha é decididamente uma opção extremamente válida que devemos todos nós ilhéus ter em conta! A uns serve, outros nem por isso! A mim serviu que nem uma luva!

Vou-vos mantendo ao corrente!
Tenho outras viagens para vos relatar aqui pela ilha! Por hoje chega que isto já vai longo! :whistle:

Cumprimentos.
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por BrunoAlves » 25 mar 2019, 01:31

:clap:

Parabéns, excelente introdução da máquina, com o melhor e o pior. Venham de lá mais relatos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por filipeoliv » 25 mar 2019, 09:23

clay Escreveu:
24 mar 2019, 23:34


... O impreza vai lá continuar para um uso muito esporádico e o meu gosto pelos carros movidos a petróleo vai sempre continuar! Serviram-me vários anos e ainda são opções válidas de mobilidade! Se os comprava hoje? Não! Decididamente não! ...
Em primeiro lugar, parabéns pela compra e pelo relato.
Depois deste, nunca mais parar :lol:

O Impreza é mesmo para guardar.
É daquelas coisas inexplicáveis ;)

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por bpedrosa » 25 mar 2019, 10:08

Muitos parabéns!!

Costumo ir à Madeira no verão e este ano, o primeiro depois de ter o Leaf, estou a equacionar leva-lo de férias.
Estou à espera de saber se vai haver ferry ou não...
Gostei muito de saber que os postos públicos têm estado funcionais, pois se realmente levar o carro vou depender deles praticamente durante 3 semanas.

Já agora a foto a carregar no restaurante é onde? Vai de certo uma das minhas opções de alimentação :D , para mim e para o carro.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 mar 2019, 10:44

clay Escreveu:
24 mar 2019, 23:34
Até ver, tem sido uma experiência extremamente positiva!
Aqui pela ilha é decididamente uma opção extremamente válida que devemos todos nós ilhéus ter em conta! A uns serve, outros nem por isso! A mim serviu que nem uma luva!
Parabéns pela mudança. :clap:

Antes demais deixa-me dizer que já tive oportunidade de visitar a ilha da Madeira por duas vezes. Na ultima visita fiz a volta completa a ilha visitando muitos locais (5 dias deu para ver muito da ilha) e fiquei com sensação que um Leaf de 30 ou até mesmo um de 24 serve perfeitamente para as deslocações na ilha. Embora o desnível acentuado não seja a melhor praia para os eléctricos a verdade é que as distancias também não são assim tão grandes e uma coisa compensa a outra. Para mim fez-me um bocado confusão ao 5º dia, pois nos outros 4 já tinha visitado grande parte dos locais de maior relevância e no 5º dia já me estava a sentir "claustrofobico" porque apesar de Portugal continental não ser muito grande a verdade é que tenho a hipótese de viajar 600km para norte e 300km para sul do local onde moro.

Acho que o governo da Madeira devia fazer um esforço para mudar o parque automóvel da ilha para eléctricos, principalmente esses táxis Mercedes 190e com 30 anos. Todos sabemos que não é fácil mudar as mentalidades, mas nas ilhas, tanto na Madeira como nos Açores faz todo o sentido a aposta em VE´s. No continente ainda há a desculpa que a autonomia não serve para todos, mas na minha opinião essa questão não se põe nas ilhas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por FiwiPITO » 25 mar 2019, 11:22

:mrgreen: Esse Carro Pelo Ar ... Maravilhoso :mrgreen:

Muitos Parabéns e Km's ;)

Cumprimentos,

Fiwi.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por hmendes » 25 mar 2019, 13:59

Excelente relato! Parabéns pela “mudança” apesar do sacrifício da esquisitice, sofro do mesmo mal :D

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por corrisi » 28 mar 2019, 20:31

Boa tarde. Excelente relato e sobretudo encorajador para muitos madeirenses como eu e que muito em breve recebe um acenta mas de 24kw.
Já agora fica a pergunta. Existe fora do Funchal PCRs?
Obrigado e muitos kms elétricos.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 28 mar 2019, 22:18

Muito obrigado a todos pelo tempinho que perderam a ler o meu relato! ;)
bpedrosa Escreveu:
25 mar 2019, 10:08
Muitos parabéns!!

Costumo ir à Madeira no verão e este ano, o primeiro depois de ter o Leaf, estou a equacionar leva-lo de férias.
Estou à espera de saber se vai haver ferry ou não...
Gostei muito de saber que os postos públicos têm estado funcionais, pois se realmente levar o carro vou depender deles praticamente durante 3 semanas.

Já agora a foto a carregar no restaurante é onde? Vai de certo uma das minhas opções de alimentação :D , para mim e para o carro.
Obrigado!
Os postos pelo menos para mim têm sido extremamente funcionais, de certo que não terás problemas com isso!
O restaurante é nos Prazeres, um bocadinho acima da calheta, ao pé curiosamente de uma bomba de gasolina! Come-se mesmo muiiito bem lá, de certo que irás gostar! Depois de ter o elétrico, tem sido a desculpa perfeita pa repetir o sítio! :dance:
filipeoliv Escreveu:
25 mar 2019, 09:23

Em primeiro lugar, parabéns pela compra e pelo relato.
Depois deste, nunca mais parar :lol:

O Impreza é mesmo para guardar.
É daquelas coisas inexplicáveis ;)
Obrigado!
Já pensei por diversas vezes deixa-lo ir para quem lhe possa dar mais uso, meto-lhe cerca de 450km por ano, acabo por pensar que é um desperdício, mas dou uma voltinha e esqueço-me completamente que pensei nisso sequer! :twisted:
MRider Escreveu:
25 mar 2019, 10:43
Ainda bem que estás satisfeito. Tudo o resto não é muito importante.
É a tal coisa quando se experimenta já não se volta atrás 8-)

O sistema de som pode ser melhorado eu fiz isso no meu visia que vinha de origem ainda pior que o teu.

PS: O restaurante é na Calheta.
Sim, até ver! Impecável! O sistema de som é ma manter! Até gosto mesmo é de andar com o rádio desligado e "ouvir" o nada! :lol:
Por acaso há uma coisa que me esqueci de referir e que não sei se sou só eu! Os pilares A do carro "roubam" imensa visibilidade! Ou terá a ver com a minha posição de condução? Eu sou baixo e gosto de conduzir um bocado "enterrado" mas já consegui ser surpreendido algumas vezes, desde peões a carros que pura e simplesmente estavam no enfiamento do pilar e não os vi, sorte que ia relativamente devagar! :shock: :shock:
corrisi Escreveu:
28 mar 2019, 20:31
Boa tarde. Excelente relato e sobretudo encorajador para muitos madeirenses como eu e que muito em breve recebe um acenta mas de 24kw.
Já agora fica a pergunta. Existe fora do Funchal PCRs?
Obrigado e muitos kms elétricos.
Muitos parabéns pela decisão de avançar com a compra de um VE. É uma excelente escolha, tanto no modelo do carro como na mobilidade elétrica!
Qualquer dúvida ou questão com o carro estamos cá pa ajudar e estando cá pela ilha mais fácil ainda! :)
Relativamente aos PCR's o Mariano já respondeu e bem! Só me falta experimentar o da calheta e do porto moniz, de resto já testei e todos funcionaram perfeitamente! Estamos muito bem servidos nesse aspeto!
hmendes Escreveu:
25 mar 2019, 13:59
Excelente relato! Parabéns pela “mudança” apesar do sacrifício da esquisitice, sofro do mesmo mal :D
Muito obrigado meu caro!
É verdade, nós eng. informáticos somos uns esquisitos do camandro! :lol: :lol:
Nonnus Escreveu:
25 mar 2019, 10:44

Parabéns pela mudança. :clap:

Antes demais deixa-me dizer que já tive oportunidade de visitar a ilha da Madeira por duas vezes. Na ultima visita fiz a volta completa a ilha visitando muitos locais (5 dias deu para ver muito da ilha) e fiquei com sensação que um Leaf de 30 ou até mesmo um de 24 serve perfeitamente para as deslocações na ilha. Embora o desnível acentuado não seja a melhor praia para os eléctricos a verdade é que as distancias também não são assim tão grandes e uma coisa compensa a outra. Para mim fez-me um bocado confusão ao 5º dia, pois nos outros 4 já tinha visitado grande parte dos locais de maior relevância e no 5º dia já me estava a sentir "claustrofobico" porque apesar de Portugal continental não ser muito grande a verdade é que tenho a hipótese de viajar 600km para norte e 300km para sul do local onde moro.

Acho que o governo da Madeira devia fazer um esforço para mudar o parque automóvel da ilha para eléctricos, principalmente esses táxis Mercedes 190e com 30 anos. Todos sabemos que não é fácil mudar as mentalidades, mas nas ilhas, tanto na Madeira como nos Açores faz todo o sentido a aposta em VE´s. No continente ainda há a desculpa que a autonomia não serve para todos, mas na minha opinião essa questão não se põe nas ilhas.
Compreendo perfeitamente!
Nós que por cá andamos acabamos por estar um bocado habituados! Mas há sempre muito mais para descobrir além dos típicos sítios turísticos! À algum tempo que por cá ando e de tempos a tempos consigo descobrir algo novo, seja uma levada, um miradouro escondido, uma cascata etc. A título de exemplo e ainda no mês passado descobri um miradouro de nome garganta funda na Ponta do Pargo! Muito bom! :dance:
As ilhas são efetivamente o melhor sítio para se ter VE's e acho que toda a gente que equaciona hoje trocar de carro e com orçamentos em que se consiga incluir um VE, tem de ser no mínimo ponderado!

Cumprimentos
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por hmendes » 29 mar 2019, 01:07

clay Escreveu:
28 mar 2019, 22:18

Por acaso há uma coisa que me esqueci de referir e que não sei se sou só eu! Os pilares A do carro "roubam" imensa visibilidade! Ou terá a ver com a minha posição de condução? Eu sou baixo e gosto de conduzir um bocado "enterrado" mas já consegui ser surpreendido algumas vezes, desde peões a carros que pura e simplesmente estavam no enfiamento do pilar e não os vi, sorte que ia relativamente devagar! :shock: :shock:
Não és o único que se queixa, aliás é uma queixa bastante comum no Leaf e fazia até parte da campanha do Leaf 2 a redução do perfil do Pilar A, eu pessoalmente achei que a existir diferença é mínima...
clay Escreveu:
28 mar 2019, 22:18
hmendes Escreveu:
25 mar 2019, 13:59
Excelente relato! Parabéns pela “mudança” apesar do sacrifício da esquisitice, sofro do mesmo mal :D
Muito obrigado meu caro!
É verdade, nós eng. informáticos somos uns esquisitos do camandro! :lol: :lol:
Deve ser alguma doença :lol: às vezes até a mim me incomoda :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”