Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2023, 13:07

Caraças, ou acontece ai alguma coisa fora do normal, ou esse carro é dos tais que vai morrer na praia. O meu começou a cair a pique de um momento para outro. Penso que se deveu ao facto de serem duas células mais degradadas que as outras. Por exemplo o carro do LuisG tem apenas uma célula mais degradada que as outras, e apesar de ter um comportamento muito idêntico ao meu, o SOH e o Hx esta melhor.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 10 ago 2023, 19:41

As células estão muito bem equilibradas, a diferença apresentada entre a com maior capacidade e a menor, face ao SOC real, vale menos de 1% da capacidade perdida. Por esta razão o carro não apresenta nenhum comportamento estranho, ao contrário de outros carros com desequilíbrios significativos como o do Nonnus.

Será de facto difícil a troca da bateria em garantia, a não ser que o BMS se torne ainda mais pessimista. Pelo ritmo apresentado, a capacidade real deverá baixar dos 62% bem após os 160k km, mas a capacidade reportada pelo BMS ainda está em jogo (mas difícil de ganhar...).
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 02 nov 2023, 16:20

Parece que as coisas para o "UP" azul estão a mudar de figura.

Com o aproximar do fim da garantia (por idade e por KM porque faz 8 anos em 02/2024 e ja vai com 140mil km) comecei há uns meses a utilizar o carro mais intensamente (seja em km percorridos seja em uso dos 80kW de motor :D ) .

Nas ultimas semanas comecei a ter "cortes" de potência quando ando "mais afundo" durante alguns segundos e com bateria abaixo dos 50%, levando mesmo ao aparecimento da tartaruga e queda de SoC de 40 para 20% em segundos, com recuperação para os 30 e tal na descida/regeneração seguinte.

Pois bem, na 2ª feira pensei em faze uma gravação da viagem de regresso do trabalho, seja com o leafspy como também em vídeo.

O que eu não esperava era "ficar a pé" com a brincadeira :lol: mas foi +- isso que aconteceu, ou melhor, aconteceria se não tivesse o leafspy e limpa-se os erros para poder seguir viagem.

Como podem ver no vídeo que partilho no link abaixo, ao fim de alguns segundos a full power, a bateria começou a cair a pique e o carro desligou (N) e começou a mostrar a mensagem "Parar veículo" e apitar continuamente, por sorte, mesmo quando acabei a subida de alfena da A41, depois fui 2 ou 3 km a descer até parar em local seguro.

Como levava o leafspy ligado, tanto vi como registou células (2 ou 3) com mais de 1V de diferença, e terá sido isso que mandou a bateria desligar-se completamente.

Partilho igualmente os logs do leafspy se alguém tiver interesse em ver.

Em resumo, o SOH tem caído com grande ritmo e agora espero mesmo que a 4ª barra caia a tempo porque não quero ficar com o carro assim, e também tenho receio de levar a garantia com "este" problema e não com a degradação "normal" da queda da 4ª barra.

Foi alias isso (e a mulher a reclamar, daí ter tirado o som ao vídeo 8-) ) que me fez limpar os erros e ir embora no carro e não leva-lo logo de reboque para a nissan. Mas (in)felizmente deve ser fácil de meter o carro no mesmo estado quando quiser.

Notas adicionais:
  • Depois de desligar a bateria o carro ficou pendurado na bateria de 12V, conduzi quase 3km assim a descer, mas acho que foi asneira porque embora a direção assistida estivesse a funcionar, não tenho tanta certeza dos travões. Só travei 1 vez e foi para parar o carro, não me apeteceu tentar várias travagens, nem aconselho.
  • A tensão da bateria de 12V começou a cair e carregou "agressivamente" com mais de 10A vários minutos seguidos depois de limpar os erros, demorando mais um bocado não sei se ficava mesmo a pé por causa desta bateria
  • Parece ter algumas células a querer morrer e isso está a limitar o carro consideravelmente, tenho sensação que na generalidade das restantes a capacidade é bem superior aquela que consigo utilizar
  • Depois de mandar parar o carro, nunca mais arrancou, mesmo desligando e ligando o carro, só mesmo depois de limpar os erros da bateria é que andou, ficou na mesma com erros de tudo e mais não sei quê, incluindo travões, que tive de limpar para desaparecer as luzes do dashboard
  • o GOM e o bateria ficou a --% no ecrã e fui assim até casa, a 20km, sempre com o BMS a achar que tinha menos de 1kWh na bateria, mas claro que tinha muito mais
Video:
https://photos.app.goo.gl/dPyUcmwqDcuxJag19
LeafSpy (a linha amarela é quando o motor desliga, a linha vermelha quando parei o carro e depois têm umas colunas com o calculo da diferença de tensão das células):
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... ue&sd=true
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2023, 17:45

Yep é o mesmo comportamento do meu só que eu nunca forcei, como já referi faço o contrário, tento fazer muita regeneração para manter as células estragadas com uma tensão mais elevada.

Estas com 4 meses até fazer os 8 anos vai ser muito a justa porque o meu carro começou com esse comportamento mas até perder a 4ª barra foi uma eternidade, o raio do carro continuava a dizer que o SOH estava alto. E mesmo depois de atingir os 66% levou cerca de um mês até decidir mandar a barra abaixo. Agora esta cada vez pior mas o SOH aumentou para os 67%.

Fui ver o historial do meu e começou com esse comportamento a 22 de novembro de 2022, atingiu os 65% de SOH em maio de 2023, e a barra caiu em junho de 2023.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2023, 10:20

Afinal a bateria está pior do que eu pensava, hoje ao vir para o trabalho o carro desligou novamente mas desta vez sem nenhuma aceleração forte contínua, apenas numa simples ultrapassagem.
Ficou com estes erros, no qual arranquei novamente limpando os erros do modulo EV/HEV.

Os erros são exatamente os mesmos da ultima vez, em que a bateria diz ter "Cell Over Discharge" no Module25 EVC-124

O que eu não esperava é que isto aconteceu com 80% de bateria, depois de apenas 15km de casa de onde saí com 100% de bateria!

Não tarda a ter de o mandar para a nissan mesmo sem cair a 4ª barra se o carro começar a deixar-me na estrada todos os dias!
No meu entendimento esta degradação prematura de um par de células é degradação, e devia ser coberta pela garantia.

Que acham?

Imagem
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2023, 11:20

Tive a comparar os teus erros com os meus, alguns são iguais, mas no teu dá mais erros e se calhar são esses erros que fazem o carro parar, porque o meu nunca parou, mesmo desligando o carro e voltando a ligar apesar dos erros deixa o carro andar.

Em relação a garantia na minha opinião é degradação e a Nissan devia-se chegar a frente porque na realidade o carro não faz aquilo que reporta. Eu tentei por várias vezes convencer a Nissan a fazer um teste de tomada na minha presença para mostrar que o carro não conseguia armazenar a quantidade de energia que ele reportava, que não fazia os KM que mostrava quando carregado a 100%. A Nissan chutou para canto e veio com a desculpa que em quanto não cair a 4ª barra não é degradação, é avaria.

Quando isso aconteceu aos 80% não viste a diferença de tensão entre células? No meu, por exemplo neste momento aos 80% se não tiver cuidado em fazer regeneração facilmente chego 600mV de diferença.

Na sexta-feira para fazer 130km tive de fazer 3 carregamentos. No primeiro carregamento carreguei 2.5kWh (depois de andar 22km ida), segundo carregamento antes de abalar em direcção a casa carreguei 6kWh, até aos 95% e o terceiro carregamento mais 3kW para fazer 22km e chegar a casa. Os meus carregamentos neste momento são assim, num posto rápido para carregar 2.5kWh leva ~15 minutos.

Eu quando faço um carregamento ainda existe muita energia dentro do pack, só que as duas células que estão mamadas já estão nas lonas, então tenho de carregar alguma coisa para as células voltarem a ficar todas iguais e assim conseguir andar mais uns KM sem haver problema de ficar apeado.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2023, 11:29

O leafspy só atualiza a cada 2 segundos e não dá para ter bem ideia do que se passa no entretanto, mas vi valores nessa ordem dos 600mV ou mais assim de relance.

O que me parece que está a acontecer é a tensão de algumas células cair até ao ponto do BMS abrir abruptamente o contactor.

Nesse caso, todo o que está pendurado nos HV berra com erros a dizer que ficou sem tensão.
Nomeadamente HVAC, travões, dc/dc 14v, motor, inversor, etc.
O que bate certo +- com os erros reportados.

Hoje, nem aparecer tartaruga, e só reduziu uma vez a potencia do motor e foi logo para N em seguida, nem me deu tempo de abrandar e tentar "salvar" a coisa sem ter de parar.

É estranho é o BMS não mandar o carro "acalmar os cavalos" e mostrar a tartaruga antes de decidir desligar à bruta a bateria.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 dez 2023, 10:19

O meu leaf 30 azul (o Branco já não o tenho) está cada vez pior, e agora já mal dá para vir para o trabalho à vontade :roll:

Na 3ª feira, na viagem de ida e volta para o trabalho, cheguei a casa com estes dados no mostrador:
  • 76.8km percorridos
  • 17.9 kWh/100km de consumo
  • 9% de bateria restante
Fazendo as contas, gastou 17.9*76.8/100= 13.7kWh
Isto supostamente foram 91% da bateria, ou seja, 100% seriam 15kWh
Admitindo os 28kWh em novo, 15kWh são menos de 54% ou seja, degradação de 46%!!!

Mesmo assim, o BMS recusa-se a baixar os 67% de SOH

Começo a ver que vou ter de mandar o carro à Nissan de reboque depois de parar na estrada com 80% de bateria, como acontece se tentar fazer uma subida de 1km a 120km/h!

Com a garantia dos 8anos a acabar em fevereiro, não estou a ver a barra a cair entretanto
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 14 dez 2023, 14:12

O meu esta igual. Hoje liga-me a mulher a dizer que quando chegou ao trabalho tinha 20% (seja lá o que isto for actualmente) depois de fazer 22km.

O frio e a degradação tão acentuada das células vão fazer com que ela deixe de conseguir fazer a viagem de ida para o trabalho.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 dez 2023, 14:49

Nonnus Escreveu:
14 dez 2023, 14:12
O meu esta igual. Hoje liga-me a mulher a dizer que quando chegou ao trabalho tinha 20% (seja lá o que isto for actualmente) depois de fazer 22km.

O frio e a degradação tão acentuada das células vão fazer com que ela deixe de conseguir fazer a viagem de ida para o trabalho.
Eu para já consigo fazer 90 km se andar a viagem toda sem acelerações a mais de 40/50% de potencia.

O que mata mesmo é mais de 40kW por mais de 10 ou 20 segundos. Nesse caso as células desmaiam e o BMS fica completamente marado.

Tem piada uma coisa, no leafspy o SOC mantem-se "firme", exemplo desta 3ª feira o BMS no leafspy dizia 38% de bateria e o display do carro 19% e a tartaruga ligada"

Depois uma descidinha e lá vai o display do carro para os 35%
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