Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 15 abr 2021, 08:54

rnlcarlov Escreveu:
14 abr 2021, 23:06
Valente tirada. Ainda me lembro de quase demorar o mesmo tempo a fazer Lisboa-Coimbra-Lisboa num C-zero :D
Agora que vamos passar a ter mais que um PCR por Área de serviço já posso testar uma coisa destas mas por AE a ver o que dá.
Acho que a temperatura nesse caso vai andar pelo vermelho logo a seguir ao 2 carregamento!

Já agora, fica a nota que no 5 carregamento a miio registou um grafico "flat" nos 37kW o que me parece que tenha sido o carro a limitar a potencia porque normalmente vai aos 43/45kW
Screenshot_20210413-213847.jpg
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por rnlcarlov » 15 abr 2021, 21:40

Não deixa de ser engraçado que os carros ainda mais antigos e com menos tecnologia com os leafs tenham vindo com refrigeração nas cargas rápidas. No final fica quentinho, certo, mas pude dar 10 e a partir de certo ponto aquilo estabiliza mais ou menos.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2021, 10:14

Como prometido noutro tópico, e para avaliar dentro do possível se a Nissan está ou não a tentar enganar o cliente subindo milagrosamente as barras de saúde da bateria, fiz um teste de tomada ao meu leaf 30 2016 e farei o mesmo nos próximos dias ao meu outro leaf 30 2017 (este ultimo que vai levar a actualização para não terem de trocar a bateria).

Dados do teste de tomada do leaf 30 2016
KM percorridos: 111.417 km
Ano de construção: 02/2016
Cargas rápidas: 91
Cargas Lentas: 2054

Dados da bateria vazia (contactot aberto)
Imagem


Dados da bateria a 100% depois de 8h45m com carga a 16A. O Medidor PZEM004 marca 26.19kWh carregados no carro.
Imagem

Sendo a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*26.19= 23kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 22kWh que o BMS apresenta não estão nada mal calculados!

Ora 22kWh de 30kWh que devia ter (é o que a nissan tem publico, outros dados são mera especulação) 22/30 = 73%
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 22/28 = 78.5%, esta sim muito parecida com o que o BMS apresenta!


Próximo passo é fazer o mesmo no carro de 7/2017 e ver se o BMS está efectivamente "muito a baixo" do real ou se não.

Importante também para quem fala da tensão mínima das células é que a 3.2V a energia restante era 0.8kWh e a 2.5V era de 0.3kWh, ou seja, abaixo de 3.2V praticamente não há nada para gastar!

Um assunto completamente diferente e mais útil seria perceber quanto se consegue "tirar da bateria". Esse devido a resistência interna já duvido que chegue sequer ao 20kWh, ou seja, na realidade a energia útil é bem menor e por isso considero que a degradação já anda acima dos 30% pelo que a Nissan não está a cumprir com a expectativa de "70% de capacidade ao fim de 8 anos ou 160mil km".

Reparem que escrevi expectativa, a nissan só dia "4 barras" e depois não diz o que valem as barras, e pior, alteram por software as barras como querem, portanto, só trocam baterias em garantia se quiserem... e não querem obviamente!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por OCasal » 27 mai 2021, 10:59

Parece - me que vai ser sempre difícil determinar com todo o rigor qual é o estado de saúde das baterias, pois, quando estamos a falar da quantidade de energia que se armazena e utiliza de uma bateria, não é tão simples como o que acontece num depósito de combustível, onde o que se mete e que se gasta não depende de tantas variáveis!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 27 mai 2021, 11:05

Como escrevi no outro tópico. Porque é que tu dizes que só o carro de 2017 é que leva o update milagroso? Este update é diferente do que tens actualmente no de 2016. Esta é principal razão que me causa estranheza nisto tudo. Se houve um update que teoricamente resolvia o problema, agora de repente aparece outro, e é este que resolve o problema!
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 27 mai 2021, 12:02

Peço desculpa porque não consegui verificar. Mas este Leaf 30kWh de 2016, tem alguma das atualizações já instaladas, ou ainda não fez nenhuma atualização?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2021, 12:23

OCasal Escreveu:
27 mai 2021, 10:59
Parece - me que vai ser sempre difícil determinar com todo o rigor qual é o estado de saúde das baterias, pois, quando estamos a falar da quantidade de energia que se armazena e utiliza de uma bateria, não é tão simples como o que acontece num depósito de combustível, onde o que se mete e que se gasta não depende de tantas variáveis!
O principal objetivo disto foi verificar se o BMS de 2016 está +- "afinado", o que parece estar, e comparar com o BMS de 2017 que vai levar o update.

Não tanto ver se a degradação é nesni x ou y, essa sim é uma conta complicada. Comparar 2 carros é mais fácil e objetivo.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2021, 12:48

Nonnus Escreveu:
27 mai 2021, 11:05
Como escrevi no outro tópico. Porque é que tu dizes que só o carro de 2017 é que leva o update milagroso? Este update é diferente do que tens actualmente no de 2016. Esta é principal razão que me causa estranheza nisto tudo. Se houve um update que teoricamente resolvia o problema, agora de repente aparece outro, e é este que resolve o problema!
Realmente esqueci de verificar a versão do BMS desde, logo a tarde já faço isso, mas pessoalmente nunca acreditei naquela ideia de que "o modelo de 2017 já trazio o update feito".

Continuo a achar que o update é só para "tapar olhos" e portanto a versão de 2017 ainda não precisava de tapar nada e não trazia o mesmo algoritmo, estando agora a levar o mesmo algoritmo que o de 2016 já levou antes.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2021, 12:53

VETL Escreveu:
27 mai 2021, 12:02
Peço desculpa porque não consegui verificar. Mas este Leaf 30kWh de 2016, tem alguma das atualizações já instaladas, ou ainda não fez nenhuma atualização?
Esqueci de meter o print, mas este já tem a actualização devida, feita em 2018 logo que esta veio a publico.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por LuisG » 27 mai 2021, 22:22

Qual é o Soh que tens no Leaf 2017?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”