Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2021, 22:42

LuisG Escreveu:
27 mai 2021, 22:22
Qual é o Soh que tens no Leaf 2017?
Tem 70% neste momento.

Sobre a versão de firmware do BMS tenho:
Leaf 2016 (atualizado em 2018) 4NR4C
Leaf 2017 (ainda não atualizado) 4NR6A
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por LuisG » 27 mai 2021, 23:26

Para a semana vou tentar testar o meu e depois comparamos.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 29 mai 2021, 09:25

Dados do teste de tomada do leaf 30 2017
KM percorridos: 96.128 km
Ano de construção: 06/2017
Cargas rápidas: 1 (a de fábrica)
Cargas Lentas: 1526

Dados da bateria vazia (contactor aberto)
Infelizmente desta vez parou na estrada a 200m de casa :lol: e na cena de rebocar o bicho e tal esqueci de tirar o print do leafspy, mas tenho os dados de LOG por isso dá para ver na mesma.
Célula mais baixa 2.85V
Célula mais alta 3.1V
GIDs 3
SOC leafspy 0%
Tensão total do pack 288V

Dados da bateria a 100% depois de 8h30m com carga a 16A. O Medidor PZEM004 marca 27kWh carregados no carro.
Imagem


Sendo a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*27= 23.76kWh que a bateria meteu la dentro, o BMS apenas mostra 20.5kWh portanto está realmente errado nas contas

Se admitirmos que SOH 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 23/28 = 82%, um bocado melhor que os +-70% que o BMS estima.

Notas importantes do teste:
  • Andei com o carro na estrada uns 15 km ou mais depois de ter só traços no ecrã, mostrando logo que tinha muito mais energia em baixo do que o carro pensa
  • O contactor abriu com uma tensão mínima e média superior ao leaf 2016, mas como vi no outro e neste teste a energia desde 3v até 2.5v é praticamente nada, portanto não vai ser por aí que se vai ganhar energia
  • A tensão das células a 100% é exactamente a mesma nos 2 carros
  • Provavelmente por este de 2017 não ter nenhuma carga rápida as celulas vão ligeiramente mais balanceadas até perto do fim quando o de 2016 já mostra bastante diferença com o mais SOC, claro que o teste seria mais justo com o 2017 atualizado para que as % de SOC sejam mais comparáveis!
Conclusão:
O Leaf 2017 precisa de upgrade para ser mais utilizável a energia na bateria.
Pena a Nissan só "reparar" nisso para evitar a garantia e durante 4 anos não quis saber do assunto.
A necessidade aguça o engenho :mrgreen:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 29 mai 2021, 09:44

frankesousa Escreveu:
29 mai 2021, 09:25
Conclusão:
O Leaf 2017 precisa de upgrade para ser mais utilizável a energia na bateria.
Pena a Nissan só "reparar" nisso para evitar a garantia e durante 4 anos não quis saber do assunto.
A necessidade aguça o engenho :mrgreen:
Podemos então dizer que durante quatro anos muitos dos carregamentos foram desnecessários. :idea:

Então qual seria a real autonomia de um Leaf de 30 em novo? O meu chegou a fazer 215/220km.

A Nissan tinha um carro mais eficiente que o Ioniq e não sabia :mrgreen:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 29 mai 2021, 10:35

Eu considero essa conclusão incorreta.
A energia utilizável é sempre a mesma e está relacionada com o limite operacional de tensão nas células. Isso não sendo alterado, não há diferenças na energia utilizável.
Ele precisa do upgrade para saber qual a capacidade real e saúde do pack, de modo a mostrar as barras de degradação de forma correta ao utilizador.
E não podemos dizer que foram feitos carregamentos desnecessários. Não existe lógica nem estou a enxergar qual o racional!

Outra questão é a relacionada com a tensão mínima a que o contactor abre - Ela é sempre a mesma em todos os packs. Sempre.
O motivo para nós vermos em uns 2,5v e noutros 3v deve-se ao facto de estarmos numa zona onde qualquer mínimo consumo faz com que a queda de tensão das células seja grande e haja uma enorme variação da tensão, já que não há praticamente nenhuma energia restante. Se olharmos para os gráficos da descarga, esta é uma zona completamente vertical.
Eu não sei concretamente quantas leituras faz o leafspy por minuto, nem quantas leituras o carro lê da canbus por milésimo de segundo. O que eu sei é que há milhares de leituras que o LeafSpy não vê e que o carro leu. E que é isso que explica as diferenças registadas nos logs e nos screenshots de carro para carro ou de dia para dia no mesmo carro.
Neste caso concreto, estando o carro a rolar na estrada, é provável que estivesse a retirar mais energia da bateria do que se estivesse parado só com a climatização ligada. Isso faz naturalmente com que a tensão caia no momento desse esforço e atinja o limite que abre o contactor, deixando o carro parado. Após esse momento, deixando de haver tanto consumo de energia ou tanto esforço, a tensão volta a subir para níveis superiores. Ora isto ocorrendo em frações de segundo e em picos de esforço, seria mesmo só por pura sorte que o LeafSpy iria apanhar o momento em que a tensão estava naquele momento mais baixo.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 29 mai 2021, 11:05

VETL Escreveu:
29 mai 2021, 10:35
Eu considero essa conclusão incorreta.
A energia utilizável é sempre a mesma e está relacionada com o limite operacional de tensão nas células. Isso não sendo alterado, não há diferenças na energia utilizável.
Ele precisa do upgrade para saber qual a capacidade real e saúde do pack, de modo a mostrar as barras de degradação de forma correta ao utilizador.
E não podemos dizer que foram feitos carregamentos desnecessários. Não existe lógica nem estou a enxergar qual o racional!
(...)
No meu entendimento a energia utilizável é aquela desde que o mostrador indica 100% até o mostrador indicar 0% ou --% no caso do leaf.

A energia abaixo do 0% no meu entendimento não é utilizável (em situação normal) e obrigada o condutor a carregar "mais cedo" pensando que vai acabar.
Se a ideia fosse utilizar abaixo dos 0% e saber a tensão das células o carro devia mostrar isso no ecrã dele não na tomada de diagnostico com uma APP "pirata".

Dizer que a energia escondida depois do carro indicar 0% é utilizável não tem qualquer lógica para mim.

A mim parece-me que o que o upgrade vai fazer é apenas e só corrigir o desvio de calculo do BMS, e por consequência deixar o utilizador normal com mais autonomia, isso parece-me um facto.

Agora o "mau" da história, o leaf 2016 (e o 2017 depois do upgrade vai ficar igual certamente) morreu apenas alguns km depois do --%, o que convém saber. Ou seja, --% é para parar ou vai ficar feio :lol:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 29 mai 2021, 11:07

VETL Escreveu:
29 mai 2021, 10:35
Outra questão é a relacionada com a tensão mínima a que o contactor abre - Ela é sempre a mesma em todos os packs. Sempre.
O motivo para nós vermos em uns 2,5v e noutros 3v deve-se ao facto de estarmos numa zona onde qualquer mínimo consumo faz com que a queda de tensão das células seja grande e haja uma enorme variação da tensão, já que não há praticamente nenhuma energia restante. Se olharmos para os gráficos da descarga, esta é uma zona completamente vertical.
Eu não sei concretamente quantas leituras faz o leafspy por minuto, nem quantas leituras o carro lê da canbus por milésimo de segundo. O que eu sei é que há milhares de leituras que o LeafSpy não vê e que o carro leu. E que é isso que explica as diferenças registadas nos logs e nos screenshots de carro para carro ou de dia para dia no mesmo carro.
Neste caso concreto, estando o carro a rolar na estrada, é provável que estivesse a retirar mais energia da bateria do que se estivesse parado só com a climatização ligada. Isso faz naturalmente com que a tensão caia no momento desse esforço e atinja o limite que abre o contactor, deixando o carro parado. Após esse momento, deixando de haver tanto consumo de energia ou tanto esforço, a tensão volta a subir para níveis superiores. Ora isto ocorrendo em frações de segundo e em picos de esforço, seria mesmo só por pura sorte que o LeafSpy iria apanhar o momento em que a tensão estava naquele momento mais baixo.
Sem dúvida, a voltagem da célula a abrir o circuito deve ser a mesma, aqui o erro foi devido ao uso do motor no 2017 e apenas AC no 2016.

Mas como disse, a energia entre 3v e 2.5v é tão marginal que nem vale a pena contar com ela :)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 29 mai 2021, 11:49

VETL Escreveu:
29 mai 2021, 10:35
Eu considero essa conclusão incorreta.
A energia utilizável é sempre a mesma e está relacionada com o limite operacional de tensão nas células. Isso não sendo alterado, não há diferenças na energia utilizável.
Ele precisa do upgrade para saber qual a capacidade real e saúde do pack, de modo a mostrar as barras de degradação de forma correta ao utilizador.
E não podemos dizer que foram feitos carregamentos desnecessários. Não existe lógica nem estou a enxergar qual o racional!
A logica é esta:

Vê o exemplo do carro do LuisG. Ele diz que fazia 140km na melhor das hipóteses com base na informação que o carro lhe transmitia e lhe permitia, agora o carro diz-lhe que faz 170km. :idea:

Há mais autonomia disponível para ser utilizável antes do factor caganço ou não? Se o carro te diz olha já não tenho energia --- vais parar para carregar. Se o carro te diz ainda tenho 50km vais continuar andar.

Num exemplo pratico diário em que o meu carro faz uma viagem de ~45km diários carrego de dois em dois dias porque ao terceiro ele já me vai dizer que não tenho mais energia - "vais ficar a pé". Depois do update o meu carro provavelmente vai ficar com 11 barras outra vez e se bem me lembro com 11 barras (eu sei, estou a falar em barras quando devia estar a falar em percentagem de degradação, mas vamos simplificar) cheguei a conseguir fazer os 200km, nestas condições em vez de fazer dois dias e carregar iria fazer 4 dias sem carregar. Existe carregamentos desnecessários, ou não? Estou a ver mal as coisas?

Mal comparado é a mesma coisa que teres 2 garrafas de água cheias, bebes a primeira e não conseguires abrir a segunda, então tens de ir comprar uma terceira. A água esta lá mas não a consegues beber!
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 29 mai 2021, 12:20

A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Apesar de haver sempre erros de estimativa (é a vida...), para os casos de utilizadores sem experiência, os tracinhos e os avisos de bateria fraca, dependem da quantidade de GIDs remanescentes e esses falham muito menos do que a estimativa de km, pelo que nunca serão tão "enganados" como na estimativa de saúde do pack.
As correções ao software/firmware que são divulgadas oficialmente dirigem-se à estimativa de degradação/saúde do pack. Nada é dito quanto à estimativa de Km remanescentes. E também não vejo ninguém a reportar diferenças nessas formas de cálculo.

Quanto à questão do n.º de carregamentos, é melhor ter muitos com DODs pequenas do que poucos com DODs grandes.
Para quem carrega só 70% ou 80% diariamente, ter mais carregamentos é melhor (de longe) do que ter poucos. É por isso que não entendo o racional. Nenhum carregamento, por mais pequeno que seja deve ser considerado como algo mau. Eu preferia um carro que esteve sempre a 50% do SOH e tivesse a reposição desse estado a cada 5Km, do que um que tivesse mil vezes menos carregamentos e DOD's maiores.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mafgod » 29 mai 2021, 12:47

Só um reparo, há quem considere que cada GID vale 80kWh.
O valor por omissão do leaf sou é abaixo de 80kWh.

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