Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
- pemifer
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Há muitos anos que é aqui falado que não são os carregamentos rápidos que fazem mal à bateria, é o aquecimento que estes carregamentos provocam que faz mal.
Esta lista de conselhos, na qual se inclui o conselho de carregar rápido periodicamente, é de Junho de 2016!
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- Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Eu não vou abordar essa lista na totalidade, vou só falar do ponto 8 para mostrar o quanto essa lista não é fidigna, ou foi elaborada com aquilo que autor pensava que era o correcto. Vale o que vale como muitas outras teorias.
Basta ver o meu último teste de tomada para perceber que o Leafspy não te dá a informação correcta, dá-te aquilo que o software do carro pensa ser/ter. Se quiseres aferir com exactidão tens de fazer um teste de tomada. Antes de fazer o meu penúltimo teste de tomada, o tanto o Leafspy, como o carro dizia que já não havia SOC e ainda fiz cerca de 22km tal era a confusão que havia no carro.
Se a teoria dessa lista é a correcta, porque motivo fazendo eu o contrário do que ai está, tenho exactamente a mesma degradação que os outros carros da mesma idade! A teoria prova-se com a prática e, neste caso ainda não me conseguiram convencer que a minha pratica esta errada e a teoria é que esta certa. Cada um é livre de acreditar naquilo que quer, eu como sou cético por natureza tenho de ver para querer e, o que tenho visto é que existe muita informação que não corresponde a realidade.
Só estou de acordo numa coisa. Nas temperaturas elevadas, mas isso acho que todos sabemos que altas temperaturas (dependendo da matéria +/- temperatura) destroem tudo, não só baterias de lítio.
Basta ver o meu último teste de tomada para perceber que o Leafspy não te dá a informação correcta, dá-te aquilo que o software do carro pensa ser/ter. Se quiseres aferir com exactidão tens de fazer um teste de tomada. Antes de fazer o meu penúltimo teste de tomada, o tanto o Leafspy, como o carro dizia que já não havia SOC e ainda fiz cerca de 22km tal era a confusão que havia no carro.
Se a teoria dessa lista é a correcta, porque motivo fazendo eu o contrário do que ai está, tenho exactamente a mesma degradação que os outros carros da mesma idade! A teoria prova-se com a prática e, neste caso ainda não me conseguiram convencer que a minha pratica esta errada e a teoria é que esta certa. Cada um é livre de acreditar naquilo que quer, eu como sou cético por natureza tenho de ver para querer e, o que tenho visto é que existe muita informação que não corresponde a realidade.
Só estou de acordo numa coisa. Nas temperaturas elevadas, mas isso acho que todos sabemos que altas temperaturas (dependendo da matéria +/- temperatura) destroem tudo, não só baterias de lítio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
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- pemifer
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Não é fidedigna?
Realmente, quem me manda a mim fazer comentários sobre Leaf, nem sequer tenho um!
Puseste-me no meu lugar, vou tentar evitar fazer mais comentários para não passar vergonhas!
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- frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Ora então temos aqui o teste de tomada do tal leaf 30 2016 de um famíliar que apresenta uma degradação exagerada para os KM e idade, tendo mesmo a atualização de software devida. Penso que este não "escapa" de uma bateria em garantia!
Dados do teste de tomada do leaf 30kWh 09/2016 de um famíliar
KM percorridos: 73.715 km
Ano de construção: 09/2016
Cargas rápidas: 1 (zero portanto)
Cargas Lentas: 1487
Dados da bateria vazia (contactot aberto)
Dados da bateria a 100% depois de 7h53m com carga a 16A. O Medidor PZEM004 marca 23.80kWh carregados no carro.
Sendo a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*23.80= 20.9kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 19kWh que o BMS apresenta está com um ligeiro desvio apenas!
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 20.9/28 = 74.6%, esta melhor um pouco que os 67% calculados pelo BMS.
Não sendo mentira que o BMS está um pouco baralhado, é certo que a degradação desta bateria é bastante considerável.
Ou melhor, se considerar-mos os Hx baixíssimo que tem, se calhar o BMS até tem razão e nem 19kWh conseguimos tirar da bateria
Definitivamente esta bateria ou teve má vida (e não foi por cargas rápidas nem aquecimento!) ou tem mesmo defeito!
Dados do teste de tomada do leaf 30kWh 09/2016 de um famíliar
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Cargas Lentas: 1487
Dados da bateria vazia (contactot aberto)
Dados da bateria a 100% depois de 7h53m com carga a 16A. O Medidor PZEM004 marca 23.80kWh carregados no carro.
Sendo a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*23.80= 20.9kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 19kWh que o BMS apresenta está com um ligeiro desvio apenas!
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 20.9/28 = 74.6%, esta melhor um pouco que os 67% calculados pelo BMS.
Não sendo mentira que o BMS está um pouco baralhado, é certo que a degradação desta bateria é bastante considerável.
Ou melhor, se considerar-mos os Hx baixíssimo que tem, se calhar o BMS até tem razão e nem 19kWh conseguimos tirar da bateria
Definitivamente esta bateria ou teve má vida (e não foi por cargas rápidas nem aquecimento!) ou tem mesmo defeito!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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- BrunoAlves
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Se o HX de facto está relacionado com a resistência interna da bateria, então as perdas internas têm de ser muito significativas.
Concordo, acho que esse carro vai mesmo ter direito a uma prendinha
Concordo, acho que esse carro vai mesmo ter direito a uma prendinha
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Terá estado meses a fio a 100% no verão? A degradação é de facto completamente anormal para a bateria de 30kW.h, parece-me até pior que a degradação da minha bateria do mk1 24kW.h original.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
É mesmo isso que pensei, deve ter passado mesmo muito tempo a 100%.
Que parece pior que cargas rápidas!
O HX é que até mete medo de tão baixo
Que parece pior que cargas rápidas!
O HX é que até mete medo de tão baixo
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Boas pessoal,
Temos aqui novidades "boas" e mais uma oportunidades de fazer uns testes e obter dados.
O tal leaf 30 2016 de um familiar que estava com a bateria estranhamente má, ficou pior. Para além de perder mais uma barra (e portanto ficar em condições de garantia) começou a "perder repentinamente" o SOC em andamento quando subia em autoestrada por exemplo.
Tipo passar de 80% para 50% e "acender umas luzes" (não sei quais ).
Resumindo, ativou-se a garantia (sem histórico de revisões porque a Nissan não tem isso centralizado e a resposta foi que isso não tem relação com a garantia da bateria) e acabou de ficar pronto hoje, com uma bateria nova (de 30kWh acha o dono, o leafspy mais logo já confirma).
Portanto, temos aqui uma carro com uma bateria nova para testar.
Para além dos dados do leafspy, que mais testes relevantes acham bem fazer para termos dados de um carro "novo"?
Tenho curiosidade de ver os seguinte:
Temos aqui novidades "boas" e mais uma oportunidades de fazer uns testes e obter dados.
O tal leaf 30 2016 de um familiar que estava com a bateria estranhamente má, ficou pior. Para além de perder mais uma barra (e portanto ficar em condições de garantia) começou a "perder repentinamente" o SOC em andamento quando subia em autoestrada por exemplo.
Tipo passar de 80% para 50% e "acender umas luzes" (não sei quais ).
Resumindo, ativou-se a garantia (sem histórico de revisões porque a Nissan não tem isso centralizado e a resposta foi que isso não tem relação com a garantia da bateria) e acabou de ficar pronto hoje, com uma bateria nova (de 30kWh acha o dono, o leafspy mais logo já confirma).
Portanto, temos aqui uma carro com uma bateria nova para testar.
Para além dos dados do leafspy, que mais testes relevantes acham bem fazer para termos dados de um carro "novo"?
Tenho curiosidade de ver os seguinte:
- Autonomia a 90km/h
- Gráfico de uma CR aí de 10% até 90%, importante aqui a potência de carga e o aquecimento produzido
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
A maior curiosidade é ver qual a autonomia real que o carro tem com o último update e com a bateria nova. Havendo o tal erro em que o carro não lia a real capacidade da bateria com o update e com uma bateria nova tenho essa curiosidade.
O teste de tomada era interessante para aferir se consegues pôr lá 28kWh ou mais.
Edit:
Esse não morreu na praia.
O teste de tomada era interessante para aferir se consegues pôr lá 28kWh ou mais.
Edit:
Esse não morreu na praia.
Última edição por Nonnus em 28 jan 2022, 12:02, editado 1 vez no total.
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- BrunoAlves
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Acho que o fundamental seriam o teste da tomada e o carregamento rápido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!