Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 29 mai 2021, 12:49

VETL Escreveu:
29 mai 2021, 12:20
A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Posso já dizer-te que neste teste a limitação de potência máxima foi 0 (zerinho). Estava aparentemente a potencia máxima disponível até que apareceu a tartaruga, mensagem de potencia limitada e saltou direto de "todas as bolinhas" para apenas 2! e parou passado 1km +-

Portanto esquece a experiencia, ficas na estrada ou paras antes com muita bateria, é o que acontece ao pessoal dos leaf 2017.

Isto em novo não era assim claro, ele estimava bem porque ainda não tinha "recalculado" a energia disponível.

Esquece os GIDs (que ninguém sabe o que querem dizer) e os leafspy. O carro tem de ser utilizável e dar info correta sozinho, sem estudos nem apps ligadas!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 29 mai 2021, 13:15

VETL Escreveu:
29 mai 2021, 12:20
A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Apesar de haver sempre erros de estimativa (é a vida...), para os casos de utilizadores sem experiência, os tracinhos e os avisos de bateria fraca, dependem da quantidade de GIDs remanescentes e esses falham muito menos do que a estimativa de km, pelo que nunca serão tão "enganados" como na estimativa de saúde do pack.
As correções ao software/firmware que são divulgadas oficialmente dirigem-se à estimativa de degradação/saúde do pack. Nada é dito quanto à estimativa de Km remanescentes. E também não vejo ninguém a reportar diferenças nessas formas de cálculo.

Quanto à questão do n.º de carregamentos, é melhor ter muitos com DODs pequenas do que poucos com DODs grandes.
Para quem carrega só 70% ou 80% diariamente, ter mais carregamentos é melhor (de longe) do que ter poucos. É por isso que não entendo o racional. Nenhum carregamento, por mais pequeno que seja deve ser considerado como algo mau. Eu preferia um carro que esteve sempre a 50% do SOH e tivesse a reposição desse estado a cada 5Km, do que um que tivesse mil vezes menos carregamentos e DOD's maiores.
Em relação a autonomia vamos ser práticos e simplificar. Qualquer coisa entre 45/55km de média de velocidade e 13/15kWh de consumo pode ser considerado o normal para um Leaf. Não somos nenhuns novatos nisto para não perceber que se andamos a 120km as médias não são as mesmas. Já cá andamos algum tempo :P

Menor degradação = mais energia disponível = mais autonomia. Tudo esta relacionado. Podemos não querer olhar para isso dessa maneira, mas uma coisa influência a outra, porque senão nem estamos aqui a falar disto. Tudo se resume a quantos km consigo fazer com o meu carro.

Acho que a diferença de como estamos a ver o mesmo problema é que tu estás-te a focar na parte muito tecnica, eu estou-me a focar na parte pratica. Tu estás-te a focar naquilo que muitos dos utilizadores de um Nissan Leaf nem sabe que existe. Sem o Leafspy existe alguma maneira de perceberes esses dados todos?

Temos que ver o problema olhando para aquilo que o carro te diz. Como o frankesousa já referiu, se o carro te diz, tenho --- por segurança tens de acreditar. Estamos a inverter as coisas! Então é agora uma app de terceiros é que conta? Para nós entusiastas, sim. Para o utilizador normal, não. Como sabes eu até sou daqueles que já levou o carro ao limite várias vezes porque gosto de perceber com o que posso contar.

Em relação a analise que fazes acerca do nº de carregamentos ser mais benéfico menor energia em maior nº de carregamentos, leva-nos a uma discussão muito mais alargada e vamos chegar a conclusão que no caso do Leaf não é linear. Já tivemos tantas vezes essa discussão e não chegamos a lado nenhum. A teoria parece ser essa, mas na pratica é o que vemos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 31 mai 2021, 15:59

O que conta é quando o carro pára. Pelo menos do ponto de vista da degradação da capacidade da bateria e da autonomia oficial WLTP/NEDC/EPA. O que o ecrã mostra é absolutamente irrelevante para autonomia do carro, ela termina quando o carro parar.

Do ponto de vista prático do utilizador, aí a história é diferente. Há utilizadores que consideram a autonomia até ao aviso de bateria fraca, outros até ao aviso de bateria muito fraca e outros até aparecerem os dois tracinhos (não sei se no Leaf 30 estes dois últimos são coincidentes). Há até quem nunca ande com menos de 30% de SOC indicado pelo carro... E há aqueles que com mais ou menos instrumentação auxiliar usam a capacidade escondida (eu era um deles no Leaf 24, chegando várias vezes à garagem no limiar da tartaruga).
Assim sendo, o update tem de facto um aumento da capacidade "útil" para o utilizador, embora numa situação de aperto de autonomia o utilizador não vai parar o carro só porque ele mostra dois traços. Seria até possível que conseguisse chegar ao destino. Mas ao nível do planeamento de viagens essa capacidade não seria nunca contabilizada, por isso num certo sentido este update trás um aumento da capacidade "útil".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2021, 11:35

Um familiar (que já tem um leaf 40) acabou de comprar um leaf 30 tekna de 2016 e o estado da bateria é relativamente mau quando comparado com o meu leaf 30 de 2016.

Vejam aqui o leafspy:
Imagem

Quando vi um SOH de 67% e HX de 35% pensei logo que não teria levado o software da bateria novo em 2018 tal como o meu levou.
Mas depois de ver o ecrã de "ECU versions" confirma-se que o software é o mais recente (igual ao meu).

Mas com apenas 73 mil km e nenhuma carga rápida parece-me que os valores estão "bastante maus". Também não tem lógica terem feito reset ao contador de QC porque o contador de SOH parecem ter valores "normais".

Agora a pergunta é. Estes valores serão devidos a:
  • "muita porrada" de QC e depois reset no contador (se é que dá para fazer so esse reset isolado), ou
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
O que acham?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 05 ago 2021, 11:45

frankesousa Escreveu:
05 ago 2021, 11:35
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
Sim.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 05 ago 2021, 12:00

pemifer Escreveu:
05 ago 2021, 11:45
frankesousa Escreveu:
05 ago 2021, 11:35
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
Sim.
Não! Decididamente não.
Conheço pessoalmente 3, que passam a vida carregados a 100%, fora da garagem mas abrigados do vento e com forte exposição solar, os quais se encontram muito longe de um panorama desses.

Haverá com certeza algo mais a explicar.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por VETL » 05 ago 2021, 12:01

Quantas barras perdeu?
Se não houver aí tramóias, pode não ser um mau negócio.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2021, 12:25

VETL Escreveu:
05 ago 2021, 12:01
Quantas barras perdeu?
Se não houver aí tramóias, pode não ser um mau negócio.
Perdeu 3 barras, e pelo SOH vai a 4ª perdendo apenas mais 2% de capacidade!(e fica em condições de accionar a garantia)
Foi o que eu lhe disse, ou falta a Actualização (que parece que não falta) ou vai levar bateria em garantia não tarda nada!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 05 ago 2021, 13:26

Até prova em contrário eu diria que é mais um caso de sobre estimação da degradação por parte do carro. Mesmo com a atualização, se não for exposta uma janela considerável do SOC ao LBC é normal que este sobre estime a degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2021, 13:32

mjr Escreveu:
05 ago 2021, 13:26
Até prova em contrário eu diria que é mais um caso de sobre estimação da degradação por parte do carro. Mesmo com a atualização, se não for exposta uma janela considerável do SOC ao LBC é normal que este sobre estime a degradação.
Claro que já tenho "agendado" um teste de tomada ao bicho para saber a verdade :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”