DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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filipeoliv
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DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 15 jan 2018, 19:51

Ora chegou a hora de escrever umas palavras pois estava em dívida para com o pessoal.
Então eu como já referi estou a importar um Leaf 2013 24kw.
O carro está com 32 mil Km e andei à pouco pela primeira vez com ele no lugar do condutor, mas também não foi grande coisa pois foi no parque de estacionamento do centro de inspeções.
Voltando atrás, já à anos que andava de olho nos electricos e com a experiência de um colega com um Citroen C0, e com o aparecimento de problemas com o meu fumarento com 20 anos, acelerei o processo.
Aproveitei uma viagem que tinha para Bruxelas para ver carros no norte de França.
Seleccionei alguns stands com Leaf Visia pois o meu orçamento apenas chegava para o Visia, mas o pessoal dizia-me que comprar um leaf Visia, era só comprar meio Leaf, não sei se é, vou descobrir.
Então no dia 26 de Dezembro lá arranquei de Bruxelas direito a França e fui ver o carro que tinha selecionado mais proximo.
Abreviando, assim que vejo o Visia, os meu olhos brilharam, vejo o carro, impecável.
Como cheguei quase na hora de almoço, o vendedor:
- Vamos ver ali outro que tenho ali.
Lá fomos, era um Acenta.
Estava à carga, duas fichas, ok, abri a mala Mk1.
Embora que num estado irrepreensível, cheirinho a novo. impecável
Obrigado, mas não tenho dinheiro para ele, vamos ver o visia.
Chego ao pé do visia, mala, ok, abro o compartimento de carga, a minha mulher diz que mudei de cor. :doh:
Só tinha carregamento lento.
Agradeci expliquei as duas situações.
Acenta - MK1 e muito caro
Visia - Sem carregamento rápido.
Não obrigado.
Claro que ele não queria me deixar ir assim, lá disse:
Vá almoçar e volte depois de almoço para falarmos.
Almocei e disse à minha mulher. Vais me deixar lá e vai ás compras :D
Do melhorzinho para uma mulher :lol:
Então lá passei a tarde a ver os dois carros e a negociar.
meti dúvidas no forum e fui tendo resposta, mas nenhuma para me fazer decidir.
Até que liguei ao meu colega do C0.
Lá disse ele, por favor não compres sem carga rápida, passo horas...
Lá se fez o click, digo para homem.
Melhor preço para o Acenta?
Ok, aceito mas tem de oferecer os tapetes e um cabo extra de carga rápida.( Não fazia ideia que em França o cabo das cargas rápidas é diferente de cá) :lol:
Lá o gajo esteve a roer a corda, mas o cabo custa mais de 300 euros...
Lá fez um telefonema e disse, ok eu ofereço mas não é novo.
Não sou esquisito :lol:
Como já disse a maquina chegou hoje.
Vem com pouca bateria, apenas dei uma pequena volta no parque e fui arrumar.
Agora vai começar a briga.
Ainda não tenho COC, vem a caminho... ligaram a perguntar se enviavam para a morada no dia 28/12 ainda não chegou.
Outra coisa é que parece que no dia 1/1/2018 entrou em vigor a nova forma de legalizar os importados.
Ainda não consegui ler em lado nenhum o que fazer.
Se alguém souber alguma coisa e me puder indicar, agradeço ;)
Fotos, ainda não tenho, hoje está tão entusiasmado que nem tirei nenhuma.
Para breve.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2018, 21:39

Excelente decisão a da CR. Muito bom!
Se acabou por ser o Acenta melhor ainda. Boa sorte com a máquina.
Em relação à legalização não te posso ajudar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por LuisG » 16 jan 2018, 11:45

Parabéns pela aquisição :clap:

Menos um fumarento na estrada :dance:
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 16 jan 2018, 13:38

Obrigado ;)
Não vejo é a hora de o ter :roll:

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por jfr2006 » 16 jan 2018, 14:38

Deve ser o cabo de 32A

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por mjr » 16 jan 2018, 16:03

Parabéns Filipe!

Acenta mk1? Os mk1 não tinham modelo, apenas podiam ser com ou sem o painel solar. Tens fotos da mala da máquina para confirmar? Como está a bateria?
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por jasmim » 16 jan 2018, 16:15

É mk1 e como tal não carrega a 32A.

Em França para além do painel solar ser opcional também havia a versão "Confort" com volante em pele aquecido e bancos aquecidos à frente e atrás.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por Orlando » 16 jan 2018, 19:15

Viva

Bem vindo por cá.
Apenas uma correção, não existem Acenta em mk1, apenas o dito modelo "spoiler".
A designação Visia, Acenta e Tekna surgiu com o mk2.
E não existe cabo de carga rápida, além do que os mk1 estão limitados a 16a.
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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 18 jan 2018, 11:05

Boas, desculpem não ter respondido mais cedo, mas tem sido de doidos.
Segunda e terça tive auditoria Mercedes, ontem Nissan.
Mas pronto, por agora já passou...

Orlando:
Foi muito repentino a compra e tive pouco tempo para estudar os modelos do Leaf.
O que me foi explicado é que o Mk1 tem na mala aquela altura junto ao banco a trás e vi a diferença pois estavam 2 como referi.
Este e o Visia.
Outra coisa é a não ter o botão eco no volante.
Então se é Mk1 ou 2 não sei.
Só sei que queria andar com ele e é um sofrimento ter o carro e não poder...
Ontem fui lá porque deixei o livro de instruções no carro quando ele chegou, e assim vou lendo a ver se aprendo alguma coisa :lol:
Agora tenho um livro de mesa de cabeceira diferente :mrgreen:
Tiveram de o deslocar para fazer uma inspeção especial, pensei ainda deve ter menos bateria... :doh:
Mas não, até subiu 1km diz que dá para 11Km.
Estava a explorar um bocadinho, veio o dono do centro meter conversa, lá tive de largar o carro, e eram 19h :(
Lá tive de ir embora.
Vi onde estava o cartão do GPS, vi que tem portugal e pareceu que tinha onde estava.
Já agora, dá para atualizar... sem ser a Nissan a fazer?

Uma coisa que li no livro é que recomendam vivamente uma estação de carga xpto para casa.
É mesmo preciso?
O ser proibido extenções já tinha pensado nisso
Li sobre as cargas, lenta 7-8h e a rápida carrega 80% da bateria em 30 min.
Já tinha lido isso algures no forum.
Por agora acho que é tudo.

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Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por mafgod » 18 jan 2018, 11:16

Esse é MK1.

Não é obrigatório nenhuma estação de carga (vulgo wallbox) em casa ou na rua.
O cabo para se ligar em qualquer tomada SCHUKO é suficiente para o dia-a-dia.
Está é limitado a um carregamento a 10A e não ao máximo do carro que, no seu caso, são 16A.
Problemas a ser a 10A, nenhuns. Como também não há nenhum problema a 16A.

O inconveniente de ser a 10A em vez de 16A:
- a 10A é mais lento obviamente
- há mais percas num carregamento a 10A do que a 16A, ou seja, consome-se mais energia da tomada a 10A do que a 16A para a mesma quantidade de energia que entra na bateria

O inconveniente de ser a 16A é precisar de um outro cabo semelhante ao que tem mas que suporte 16A ou adquirir uma wallbox.
Poderá também ter de aumentar a taxa de potência.

Não é proibido usar entensões.... mas não é aconselhável.
Quantos de nós já tivemos de usar uma extensão para obter energia :-)
Numa situação de desenrasca e a 10A não há problemas.... agora para ser um ato continuado e a 16A.... não é mesmo aconselhado.
A ser, convém também que a extensão seja de qualidade e não da loja do chinês :-)

GPS, acho que só na Nissan.... há no forum dos USA quem já tenha feito fora da Nissan mas parece que nem sempre funciona...
Última edição por mafgod em 18 jan 2018, 12:17, editado 1 vez no total.

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