Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Ontem tive oportunidade de fazer a tartaruga sair da carapaça.
O contactor disparou quando a célula mais baixa atingiu os 2.9v
O carro ainda tinha a informação de 0.5kWh armazenados.
Hoje de manhã estava assim:
E dá informação que tem 19.9kWh armazenados.
O meu medidor de corrente diz-me que foram gastos 25.6kWh e o EVSE diz que foram 26kWh. Há aqui um desperdício brutal de energia tendo em conta que o carro carregou a 6.6kW que na teoria é quando há menos perdas.
O contactor disparou quando a célula mais baixa atingiu os 2.9v
O carro ainda tinha a informação de 0.5kWh armazenados.
Hoje de manhã estava assim:
E dá informação que tem 19.9kWh armazenados.
O meu medidor de corrente diz-me que foram gastos 25.6kWh e o EVSE diz que foram 26kWh. Há aqui um desperdício brutal de energia tendo em conta que o carro carregou a 6.6kW que na teoria é quando há menos perdas.
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- mjr
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não houve desperdício brutal de energia, o carro é que está a estimar mal a energia no pack, como é tradição nos Leafs... Podes considerar que entrou no pack 90% da energia da rede, ou seja 23kW.h de energia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O que, considerando uns 27kWh úteis em novo, coloca o teu SOH em ~~85%, muito longe da estimativa pessimista do BMS.
Bom por um lado, péssimo por outro...
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A ser verdade é no mínimo estranho. Como sabes não faço carregamentos a 80% é sempre a 100%, logo, ele devia estimar melhor. 85% = 23kWh tendo uma media de ~13kWh/100km devia conseguir fazer ~177km mas na realidade talvez consiga fazer ~150km, que é mais perto do que ele reporta. Na semana passada por motivos de saúde de um familiar tive que me deslocar duas vezes no mesmo dia a Évora, cerca de 120km ida e volta e a coisa bateu mais ou menos certa para os 150km de autonomia.
Repara que esse erro do SOH é cerca de 17%, o que é uma grande diferença para um carro que neste momento faz carregamentos de dois em dois dias, sempre a 100%.
Repara que esse erro do SOH é cerca de 17%, o que é uma grande diferença para um carro que neste momento faz carregamentos de dois em dois dias, sempre a 100%.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Sim, dá que pensar. Mas por exemplo ontem que espremeste a tartaruga não estarias próximo desses 177km?
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não.
O carro agora faz cerca de 60km dia com a minha mulher. Faz quatro viagens de 30km (2 dias ida e volta) e chega a casa com cerca de ~20% algumas vezes menos, tem a ver com o facto da climatização.
Ontem depois do carro ter feito os tais 120km (dois dias), eu peguei no carro e fiz 4 viagens de ~5km (20km) e depois forcei a tartaruga com pequenas voltas e climatização ligada.
O carro agora faz cerca de 60km dia com a minha mulher. Faz quatro viagens de 30km (2 dias ida e volta) e chega a casa com cerca de ~20% algumas vezes menos, tem a ver com o facto da climatização.
Ontem depois do carro ter feito os tais 120km (dois dias), eu peguei no carro e fiz 4 viagens de ~5km (20km) e depois forcei a tartaruga com pequenas voltas e climatização ligada.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Bom, então o carro terá mais razão que nós. Se numa descarga completa não te aproximas desses 170+km (e pareces ficar bem longe) então a energia disponível será menor.
Ou então é o gasto adicional em climatização, contas gordas terias de ter gasto 18% dos 23kWh em climatização --> 4,14kWh. Não é descabido, mas parece-me demasiado elevado (se fosse um mk1 com resistência já era bem viável).
Ou então é o gasto adicional em climatização, contas gordas terias de ter gasto 18% dos 23kWh em climatização --> 4,14kWh. Não é descabido, mas parece-me demasiado elevado (se fosse um mk1 com resistência já era bem viável).
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Um erro no sensor de corrente (por exemplo medir menos corrente que o correto) teria como sintoma uma indicação de capacidade da bateria menor e também um menor consumo de energia. Logo o consumo indicado pelo carro também estaria afetado para baixo.
O teste da tomada não mente, ainda por cima quando dois sistemas de medida independentes concordam com o valor. O normal em novo é gastar uns 30kW.h da tomada a carregar de 0 a 100%, certo? 25/30 = 83%.
O teste da tomada não mente, ainda por cima quando dois sistemas de medida independentes concordam com o valor. O normal em novo é gastar uns 30kW.h da tomada a carregar de 0 a 100%, certo? 25/30 = 83%.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O problema nas contas que estão a fazer está na resistência interna da bateria do Leaf que sobe com a idade e muito.
Assim, mesmo com a capacidade acima do que o BMS está a estimar, há muita energia a perder-se na resistência interna da bateria que não conta para a média de consumo apresentada no CB.
Uma pequena experiência permite ver isto facilmente: fazer uma viagem a 120km/h e ver quanta energia é extraída da bateria e quanto sobra e depois fazer o mesmo percurso a velocidades mais calmas e ver a quantidade de energia extraída da bateria e quanta sobrou
Assim, mesmo com a capacidade acima do que o BMS está a estimar, há muita energia a perder-se na resistência interna da bateria que não conta para a média de consumo apresentada no CB.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A Ri tem o seu papel mas não explica esta situação. Na carga a 6,6kW é irrelevante, a 120km/h já terá algum efeito mas nada por aí além. Onde a Ri tem mais efeito é na entrega de potência e nas cargas rápidas.
120km/h são aproximadamente 20kW em plano. Ora 20kW com 350V são cerca de 57A na bateria. Considerando a Ri nominal do Leaf 30kW.h de 80mR dá uma queda de tensão de 4,56V (4,56/350 = 1,3% de perda na bateria). Duplicando a Ri para 160mR ainda só estamos a perder 2,6% na bateria, não é nada de especial. Claro que 2,6% de 20kW são 500W, e por isso a bateria aquece a essa velocidade. Mas o efeito na eficiência não é tão grande quanto isso.
Fazer um trajeto a 120km/h uma vez e outra a 80km/h tem grande diferença no consumo, mas por outra razão: atrito viscoso com o ar, que aumenta com o cubo da velocidade.
120km/h são aproximadamente 20kW em plano. Ora 20kW com 350V são cerca de 57A na bateria. Considerando a Ri nominal do Leaf 30kW.h de 80mR dá uma queda de tensão de 4,56V (4,56/350 = 1,3% de perda na bateria). Duplicando a Ri para 160mR ainda só estamos a perder 2,6% na bateria, não é nada de especial. Claro que 2,6% de 20kW são 500W, e por isso a bateria aquece a essa velocidade. Mas o efeito na eficiência não é tão grande quanto isso.
Fazer um trajeto a 120km/h uma vez e outra a 80km/h tem grande diferença no consumo, mas por outra razão: atrito viscoso com o ar, que aumenta com o cubo da velocidade.
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