Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
O problema desses 500mV é que facilmente te fazem parar o carro...
A tensão mínima são 2,6V e a máxima 4,1V. Ou seja tens 1,5V de amplitude por célula.
As células dos Leaf têm uma curva relativamente linear entre joelhos (por exemplo ao contrário das lifepo4 que são praticamente planas) por isso corres o risco de ter bastante energia remanescente no geral da bateria, menos nessas células e elas chegarem ao mínimo enquanto as restantes ainda estão "na boa".
Só esticando essa volta com o LS a controlar as células mais fracas e ver como evoluem. Seja como for 60km não é nada que jeito tenha, um Ami faz isso
A tensão mínima são 2,6V e a máxima 4,1V. Ou seja tens 1,5V de amplitude por célula.
As células dos Leaf têm uma curva relativamente linear entre joelhos (por exemplo ao contrário das lifepo4 que são praticamente planas) por isso corres o risco de ter bastante energia remanescente no geral da bateria, menos nessas células e elas chegarem ao mínimo enquanto as restantes ainda estão "na boa".
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
O problema é quando existe 1V de diferença porque aparece a e aí é que limitação acontece.
Mas com esta temperatura isto só acontece já abaixo do 50% no percurso feito hoje, o que permite fazê-lo sem muitas preocupações. Vamos-lhe chamar zona de conforto.
Fora disto já será preciso ter em atenção a regeneração para manter as células o mais perto umas das outras.
Na viagem de hoje chegou assim:
Esse SOC do Leaf spy no quadrante do carro são 17%
Como se pode ver existe muita energia nas outras células só que aquelas duas...
Mas com esta temperatura isto só acontece já abaixo do 50% no percurso feito hoje, o que permite fazê-lo sem muitas preocupações. Vamos-lhe chamar zona de conforto.
Fora disto já será preciso ter em atenção a regeneração para manter as células o mais perto umas das outras.
Na viagem de hoje chegou assim:
Esse SOC do Leaf spy no quadrante do carro são 17%
Como se pode ver existe muita energia nas outras células só que aquelas duas...
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- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje recebi um telefonema do advogado para me dar a conhecer que a Nissan em principio vai avançar com a (re)compra do meu carro. Continuam a dizer que não há baterias para substituir.
Não sei valores, nem quando vai avançar, embora o advogado tenha dado um prazo de 15 dias para a Nissan apresentar formalmente a proposta.
Entretanto tive conhecimento de mais alguns casos igual ao meu que foram contactados pelos concessionários para questionar os proprietários se estariam interessados nesta solução.
Sem certezas, estou só adivinhar, parece que os Leaf de 30 vão deixar de ter continuidade e todos elegíveis para troca de bateria em garantia vão ser (re)comprados pela Nissan.
A minha questão é o que a Nissan vai fazer a centenas, para não dizer milhares de Leaf´s de 30?
Não sei valores, nem quando vai avançar, embora o advogado tenha dado um prazo de 15 dias para a Nissan apresentar formalmente a proposta.
Entretanto tive conhecimento de mais alguns casos igual ao meu que foram contactados pelos concessionários para questionar os proprietários se estariam interessados nesta solução.
Sem certezas, estou só adivinhar, parece que os Leaf de 30 vão deixar de ter continuidade e todos elegíveis para troca de bateria em garantia vão ser (re)comprados pela Nissan.
A minha questão é o que a Nissan vai fazer a centenas, para não dizer milhares de Leaf´s de 30?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Ficam com eles até haver baterias e depois vendem. Digo eu.
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- Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Nesta altura ainda achas que o problema é falta de baterias? No meu caso vai fazer um ano que estou a espera de uma bateria, continuas achar que é por falta de baterias?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Eu diria que sim. É que se não for é o quê?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Acaba por ser a mesma solução aplicada pela Nissan Norte Americana, embora acredite que lá com outra celeridade.Sem certezas, estou só adivinhar, parece que os Leaf de 30 vão deixar de ter continuidade e todos elegíveis para troca de bateria em garantia vão ser (re)comprados pela Nissan.
É incrível a quantidade de relatos idênticos pelos grupos e fóruns relativos ao Leaf de 30.
Não sei como vão gerir a coisa, mas o destino mais certo não será o abate? Qual a real utilidade de um Leaf nestas condições?A minha questão é o que a Nissan vai fazer a centenas, para não dizer milhares de Leaf´s de 30?
Alguma possibilidade de tentar novos packs com células menos degradadas dos muitos que vão ser abatidos para tentar escapar à compra de mais alguns Leaf em garantia? Ou não valerá sequer o trabalho? Mais um ano e os últimos de 30 saltam fora do período de garantia, correcto?
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Em garantia irão oferecer a recompra. Fora de garantia vão mandar as pessoas fazer uma mesa de centro com o carro.
Preparemo-nos, vem aí mais uma onda de anti-VE a lançar o pânico com as baterias em fim de garantia. E, lamentavelmente, vão ter razão.
A Nissan passou de ser um farol da mobilidade elétrica para tentar ser o seu coveiro. Felizmente que há mais cemitérios
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Na minha maneira de ver a coisa se a intenção fosse de dois fazerem um não havia necessidade da compra. Só precisavam de algumas baterias usadas como fizeram no passado. A questão aqui deve ter mais a ver com o custo/beneficio. Abrir baterias, transporte das mesmas, desinstalação/instalação, devem ter feito as contas e viram que mais valia comprar os carros. A Nissan tem de pagar aos concessionários as intervenções em garantia. É um custo.
A mesma coisa para as baterias novas. Mandar fazer as baterias, transporte das mesmas, remover a velha e montar a nova...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Então o que achas que vão fazer com os carros?Nonnus Escreveu: ↑12 jul 2024, 23:36Na minha maneira de ver a coisa se a intenção fosse de dois fazerem um não havia necessidade da compra. Só precisavam de algumas baterias usadas como fizeram no passado. A questão aqui deve ter mais a ver com o custo/beneficio. Abrir baterias, transporte das mesmas, desinstalação/instalação, devem ter feito as contas e viram que mais valia comprar os carros. A Nissan tem de pagar aos concessionários as intervenções em garantia. É um custo.
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