Página 1 de 60

Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 07:59
por Nonnus
Boas,

Tinha pensado em não fazer um diário de bordo, mas depois do que me aconteceu ontem acho que devo partilhar com todos ás minhas experiências no mundo eléctrico com o meu Leaf.

Tenho o meu Leaf desde dia 25 de Setembro de 2017 e ontem pela primeira vez, eu e a minha mulher pensamos em ir dar uma volta fora do circuito normal que o Leaf faz (O Leaf faz uma viagem diária de 120km ida e volta).

Pensamos ir ao Almada Fórum (81km para cada lado usando a A2) fazer umas compras, passear e usar o cartão mobi.e pela primeira vez. Quando Iniciei a viagem tinha uma autonomia estimada de 190km, liguei o A/C e esta baixou para o 180km. Pus-me na A2 com uma velocidade de 110km no cruise control e lá fomos nós todos contentes :). Quando cheguei a Almada tinha uma Autonomia estimada de 92km, pensamos logo em ir por o carro a carga no Fórum Almada que tem um posto de carregamento no piso -2 (pensávamos nós), mas quando entrei no piso -2 qual o meu espanto, o posto de carregamento tinha um saco preto enfiado, conclusão - fora de serviço. Como ainda era cedo e estava calor, pensamos, vamos a Almada que tem muitos postos de carregamento, pomos o carro a carregar e damos uma volta com os miúdos.

Quando chegamos ao primeiro posto de carregamento dois carros de combustão em frente ao posto de carregamento - pensamos logo que falta de educação - ainda assim pus o carro atrás desses dois dito carros e pensei se cá chegarem tem de esperar por mim para tirarem os carros, pode ser que assim aprendam. Mas para a sorte desses "condutores" e para meu azar, esse posto de carregamento estava avariado. Pensamos vamos a outro e lá fomos nós a procura de outro. Chegamos ao sitio indicado estavam a carregar um ZOE e um C0, bom, vamos a outro chegamos ao terceiro passamos o cartão mobi.e a maquina leu o cartão, tiro os cabos, mas ao seleccionar o posto nº2 (ficha mennekes), recebo a informação que o posto não funcionava, arrumo a tralha toda, vamos a procura de outro, encontramos o 4º posto e minha mulher vai passar o cartão e nada, mais um avariado. Conclusão desmotivados para continuar a procura e o tempo estava a passar disse a minha mulher vamos ao Leroy Merlin que o parque tem lá umas fichas (já tinha lido algures aqui no fórum) e pedimos para ligar o carro. Assim o fiz à sorte estaciono o carro ao lado de um pilar que tinha uma tomada trifasica de 5 pinos e uma tomada normal de 240v. Dirigi-me ao balcão de informações, e perguntei se podia usar uma tomada para carregar o carro, olharam para mim com cara de espanto e disseram-me - sim, acho que sim... pode.

Pus o carro a carga na tomada de 240v, fui ao Leroy Merlin, comprar uma coisas, depois fui a pé ao Fórum Almada, fiz mais uma compras e quando cheguei ao pé do carro, já tinha autonomia para 120km. Fiz a viagem de regresso, quando cheguei a casa tinha uma autonomia de 42km.

Conclusão, a minha primeira experiência correu muito mal, ia-mos com tempo e em passeio, mas vamos imaginar que por exemplo ia-mos a uma consulta ou algo do género, com horários marcados, era uma chatice. A minha mulher tem de ir a Beja brevemente e disse logo - Deus me livre se eu vou a Beja neste carro, Beja só tem um posto de carregamento chego lá esta avariado como é que eu volto!

No nosso pais é tudo assim, enquanto não houver retorno financeiro, ninguém quer saber de nada. Monta-se a infraestruturas e depois deixa-se estragar tudo por falta de manutenção. Que tristeza, aparecem na televisão e nos meios de comunicação em tempo de eleições, a prometer mundos e fundos, e na realidade só queimam o dinheiro dos contribuintes.

Ó senhor presidente da câmara de Almada (este apelo é estênsivel a todos os presidentes de câmara), eu sei que as eleições já passaram, e o tacho esta garantido por mais quatro anos, mas veja lá os postos de carregamento dos eléctricos, que é uma vergonha ter as infraestruturas montadas, as pessoas quererem dar-lhe uso (ao contrário de muitas que existem que ninguém lhe dá uso por serem uma inutilidade) e não conseguirem por estas estarem avariadas.

Se tivessem os postos de carregamento a funcionar provavelmente tinha parado num café para lanchar com a minha família e tinha ajudado o comercio local, assim voltei para um centro comercial e fui lá deixar o dinheiro.

Re: Diario de bordo Leaf 30kw/h - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 08:49
por CASM
Não verificaste no electromaps ?
Estive agora a verificar, e aquilo parece o estádio da luz com um sportinguista infiltrado, tudo vermelho, e um ponto verde em Cacilhas.

Re: Diario de bordo Leaf 30kw/h - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 08:54
por jasmim
Parabéns pela compra.
Não será antes um Leaf de 30 kWh? ;)

Re: Diario de bordo Leaf 30kw/h - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 09:23
por BrunoAlves
Parabéns pela máquina ;)

Esse relato só mostra que ainda tens pouco traquejo nestas andanças. Não há mal nenhum, faz parte ;)
É fundamental consultar o electromaps antes de se ir para um sítio "novo" e sim, a rede está miserável. A reparação parece estar em curso, mas devagarinho...

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 14:54
por Fil
Parabéns pela máquina! Isso é apenas falta de experiência, tal como os colegas já referiram. Dá para dar a volta ao país todo sem qualquer problema, ainda para mais com um leaf 30kWh.

Beja tem 5 postos de carga, e tem bombeiros e electricidade por todo o lado, tal como o resto do país.

Se estiver muito insatisfeito com o carro, terá aqui várias pessoas que lho compram rapidamente;)

Leia um pouco o fórum que ajuda muito. Boa sorte.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 18:10
por Nonnus
Insatisfeito, nada disso, deve ter percebido mal o intuito deste meu desabafo. Eu estou-me a "queixar" do sistema de carregamentos do nosso país e não do carro. Como referi o carro foi comprado para fazer 120km diários o que o faz muito bem.

Esta foi a nossa primeira experiência fora da zona de conforto e que não correu como o esperado, só isso.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 15 out 2017, 18:19
por jfr2006
Lá está..electromaps é essencial..muito essencial!

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 16 out 2017, 13:52
por LuisG
A opinião pelos utilizadores é unanime, o estado da rede é deplorável.

No inicio também tive algumas peripecias, e ainda tenho, na passada sexta-feira tive de ligar à PM para rebocar um ICE :oops: à próxima pensa duas vezes.
Temos de fazer um pouco de planeamento, a consulta do eletromaps como já se referiu é essencial.

Parabéns pela aquisição. :clap:

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 24 out 2017, 17:57
por cacoila
A ida a Beja para mim também é uma dor de cabeça... Há 5 postos pela cidade mas só um é possível que esteja a funcionar, no electromaps passou a indisponível em Agosto mas com indicação que o ecrã estava partido, o que não invalida que o posto funcione, para quem sabe como ele funciona, o que provavelmente não era o caso do user que colocou o comentário. De qualquer forma é um risco ir pra lá a contar que há postos mobi-e. Eu, a ir, seria ir de manhã, ter de deixar o carro a carregar umas boas horas para poder voltar, ou então fazer um desvio, ainda grande, para passar no PCR de Aljustrel, portanto será complicado, mas um dia destes lá terá de ser...

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 24 out 2017, 18:39
por Fil
Eu sinceramente, ia sem grandes problemas, acredito que esteja mais que um a funcionar, até porque a informação que aparece na mobi.e foi actualizada. além disso, existe um posto em Beja, que nunca ninguém comentou, que fica na variante. Para tratar logo do plano B, basta ligar aos bombeiros a perguntar se deixam lá carregar (caso nenhum posto funcione) pagando a electricidade e deixando donativo. Poderão ainda ligar para a CM a perguntar por alternativas ; parques de estacionamento subterrâneos, parques de campismo, gnr/psp e afins.