Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6275
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 27 ago 2022, 14:17

Não sei se algum carregador interno na Europa aceita mais de 32A por fase. Isso é nos states que chegam a ter mais de 100A em casa :?

Seja como for, qualquer carregador interno de 11kW trifásico actualmente faz 7kW monofásico. Em casa pode ser "igual ao litro" para quem não tem trifásico, mas fora de casa é uma diferença significativa.

Se me custa a perceber como é que TODOS os VE actuais não carregam a 22kW AC, muito mais me custa a perceber como é que continuam a sair com carregadores internos monofásicos.

O Leaf de 62kWh é só mais um tiro ao lado na história recente daquele que podia estar de caras SEMPRE entre a crista da onda dos VE. Só que há um limite para o que se pode mugir a vaca sem lhe dar mais palha fresca. E a "teta" do Leaf foi esgotada para lá da remissão :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2615
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2022, 16:31

Como referi carros com baterias pequenas acho que não é significativo, agora carros com baterias grandes faz toda a diferença. Se a mais valia de ter um carro electrico é o poder carregar em casa, então os carros devem vir preparados para tirarmos o maior proveito dessa mais valia. Muitos podem por em causa quantas vezes precisamos de 400km de autonomia, certamente não serão muitas, mas estar dois dias a carregar o carro para poder sair a 100% a mim não me faz sentido.

Esta noite o carro carregou 00:00 as 07:00 31%, tem neste momento 51% hoje vai carregar outra vez, se carregar os mesmos 31% amanhã as 7:00 tenho 82% precisava de mais uma noite para chegar aos 100%. O que vai acontecer é que vou ter que ir ao PCR carregar até aos 80% e depois durante a noite carrego o resto. :doh: Isto porque o carro não andou hoje, porque se eu tivesse saído com o carro então seria um cenário ainda pior.

Por acaso esqueci-me de ver quantos kWh gastei para esses 31%, hoje tenho de ver.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1218
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por mafgod » 27 ago 2022, 17:51

E precisas de o carregar a cem por cento?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2615
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2022, 18:32

Se vou fazer um passeio o melhor é sair a 100% senão depois vou andar de PCR em PCR.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2313
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rnlcarlov » 27 ago 2022, 19:19

Nonnus Escreveu:
27 ago 2022, 16:31
Se a mais valia de ter um carro electrico é o poder carregar em casa, então os carros devem vir preparados para tirarmos o maior proveito dessa mais valia.
Queres mais depressa, passa para cá mais €€ para ter uma wallbox ou similar. Lógica de quase todas as marcas excepto Tesla.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2451
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 27 ago 2022, 23:47

E vais com sorte ter um EVSE de 10A incluido, alguns nem EVSE trazem.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2615
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 28 ago 2022, 04:41

Imagem

Imagem

Imagem

Não foi nenhum youtuber que me mostrou o comportamento do carro a carregar num PCR. Foi um cenário real.

Começa nos 44kW (PCR 50kW) com uma temperatura ambiente e da bateria normal e mesmo assim quando chega aos 80% já tinha caído para os 35kW. Esta queda foi gradual.

Segundo a miio carro carregou 16.75kWh em 23 minutos dos 51% aos 80%. Isto dá uma média de 43.69kW. Estimativa inicial tanto do carro como da miio é que seriam precisos 20 minutos. Falharam os dois, foram 23 minutos.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6275
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 28 ago 2022, 10:17

Parece-me bem, 43kW médios até aos 80%. E não teve aquecimento significativo, é bom. Faz falta ver uma CR mais comprida para perceber o efeito do rapidgate.
De certeza que alguém já fez isso, eu é que não vi :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1176
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 28 ago 2022, 11:06

Mas este carro não carrega até 100kW?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6275
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 28 ago 2022, 12:37

Se for num PCR de 50kW (125A@400V) estes valores são normais
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”