Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 02 nov 2021, 13:31

Sobre o comportamento do carregamento após o update não posso opinar, mas é a primeira vez que leio essa descrição. Seria de facto interessante ter outros relatos.

Em relação à rede nos carregadores Continente, não tinhas cobertura do Wi-Fi deles? Em VRSA nem ponta de rede tinha junto ao carregador, mas liguei-me à rede deles e foi sem espinhas. Como a maioria está em parques subterrâneos isso de facto pode ser muito limitador.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por zeuz » 02 nov 2021, 13:53

Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 13:23
Cabo Espichel - Vendas Novas são 90.3km já não conseguia voltar para casa sem um carregamento. Tranquilo pois sabia que em Setúbal havia alguns postos disponíveis para carregar, nada a temer. De volta do cabo Espichel direitos a Setúbal para carregar passo por um Intermarché de Sesimbra (Santana) e vejo o caixote da Efacec, vou a rotunda inversão e marcha e assunto resolvido. ;) Junto ao litoral já é permitido estas aventuras, pena não ser assim no resto do país.
Tinhas também a alternativa de carregar na zona da Quinta do Conde, seguindo depois pelo Barreiro - Montijo - Vendas Novas.

No LIDL do Barreiro há PCR.
Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 13:23
Partida de Vendas Novas destino ao Restaurante O Castigo em Alcobaça passando no Continente de Santarém para o primeiro carregamento.
Vale a pena a visita? :mrgreen:

Em Santarém costumo ir ao Restaurante O Capote, junto à praça municipal, e também bastante perto do PCN da Praça da República.
Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 13:23
Para os mais atentos certamente repararam que não tenho os valores dos carregamentos efectuados com o cartão EDP.
Só reparei nos restaurantes que referiste... :mrgreen:
Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 13:23
Neste momento o que me esta a limitar o uso do carro em viagens grandes não é a degradação que apresenta, mas sim este "rapidgate".
Portanto, aplicaram aos LEAF 30kWh a mesma solução dos LEAF 40kWh antes que lhes caísse uma enxurrada de trocas de bateria em garantia... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 02 nov 2021, 14:53

Fico também curioso sobre o restaurante de Alcobaça. :mrgreen:

Sobre o carregamento na rua, nunca olhei devidamente para as velocidades, mas tendo o meu supostamente já o update feito, vou ficar de olho para reportar numa próxima.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2021, 15:00

BrunoAlves Escreveu:
02 nov 2021, 13:31
Sobre o comportamento do carregamento após o update não posso opinar, mas é a primeira vez que leio essa descrição. Seria de facto interessante ter outros relatos.

Em relação à rede nos carregadores Continente, não tinhas cobertura do Wi-Fi deles?
Exacto ainda não vi ninguém a reportar isto, mas que existe aqui alguma coisa, existe, porque como sabemos o Leaf de 30 não tinha este comportamento. Podia-se por a questão de ser dos carregadores limitados, mas em 3 carregadores diferentes o comportamento foi sempre o mesmo.

Enquanto pensava em como por a app a funcionar e ia-me deslocando para a rua, lembrei-me disso, mas nunca cheguei a ver se havia alguma rede wi-fi aberta no parque.

zeuz Escreveu:
02 nov 2021, 13:53
Tinhas também a alternativa de carregar na zona da Quinta do Conde, seguindo depois pelo Barreiro - Montijo - Vendas Novas.

No LIDL do Barreiro há PCR.
Isso era uma grande volta.
zeuz Escreveu:
02 nov 2021, 13:53

Vale a pena a visita? :mrgreen:

Vale, mas para quem gosta de carne, os vegetarianos lá tem um ataque cardíaco :mrgreen: . Se lá fores, reserva com uma semana de antecedência.
zeuz Escreveu:
02 nov 2021, 13:53
Portanto, aplicaram aos LEAF 30kWh a mesma solução dos LEAF 40kWh antes que lhes caísse uma enxurrada de trocas de bateria em garantia... :roll:
Não posso afirmar. Mas sim, parece-me ter um comportamento muito parecido.

Eu não me lembro de alguma vez ter visto o meu carro agarrado a um PCR a carregar a 8.8kW, mas lembro-me de ver em SOCs de 80% a carregar a 45kW.

Eu raramente carregava mais de 15 minutos num PCR, agora a app do Continente dá-me uma média de 22 minutos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por zeuz » 02 nov 2021, 15:34

Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 15:00
zeuz Escreveu:
02 nov 2021, 13:53
Tinhas também a alternativa de carregar na zona da Quinta do Conde, seguindo depois pelo Barreiro - Montijo - Vendas Novas.

No LIDL do Barreiro há PCR.
Isso era uma grande volta.
Certo, mas como estavas em passeio... ;)

Ias experimentar as tortas de Azeitão na fábrica à entrada em Coina e ainda podias dizer que passaste pelo Coina Retail Planet durante o fim-de-semana! :lol:

Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 15:00
zeuz Escreveu:
02 nov 2021, 13:53
Vale a pena a visita? :mrgreen:

Vale, mas para quem gosta de carne, os vegetarianos lá tem um ataque cardíaco :mrgreen: . Se lá fores, reserva com uma semana de antecedência.
Tenho tentado reduzir o consumo de carnes vermelhas, mas não me nego a comer bem! :D

Obrigado pela dica! :handgestures-thumbupleft:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 02 nov 2021, 16:13

Nonnus Escreveu:
02 nov 2021, 15:00
Enquanto pensava em como por a app a funcionar e ia-me deslocando para a rua, lembrei-me disso, mas nunca cheguei a ver se havia alguma rede wi-fi aberta no parque.
Santarém tem wifi do continente no parque, fizeste uns bons km a pé para apanhar rede :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2021, 16:25

Do carregador cerca de 50m até a saída.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rnlcarlov » 02 nov 2021, 18:59

Assim onde me lembre onde não há wifi do Continente é na Amadora (só mesmo entrando a pé dentro do centro), e o sinal de rede móvel também não é grande espingarda, mas esperando um bocado lá dá. De resto tenho sempre apanhado wifi nos postos deles.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2021, 20:30

Hoje aproveitei para levar a bateria a baixo e ao ligar o Leafspy o SOH aumentou 2%. Ontem apresentava 78% hoje apresenta 80%.

ImagemImagem

Assim sendo perdeu 2% desde o update em Julho.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 02 nov 2021, 23:23

Não percebi muito bem do que te queixas em relação aos carregamentos rápidos.
Alguma vez fizeste a curva de carregamento rápido?
No meu Nissan Leaf 24 era assim:
Imagem
Como podes ver, começava nos 46kW, até subia aos 49kw e a partir de 40% era sempre a descer.
Como podes ver, nos 80%, está abaixo de 10kW (por isso é que não compensa carregar rápido acima de 80%).
A curva de carregamento do teu carro, ou do Nissan Leaf 30 em geral, é muito diferente da do Nissan Leaf 24?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”