Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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VETL
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 21:25

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 21:20

Nesse de 2015, existe uma secção que explica como fazer um balanceamento de um módulo com um balanceador externo:
Module Charge Balance.PNG
Neste procedimento, podemos ver que se pode descarregar as células até 2,5v.
E anda aqui o pessoal com medo das descargas profundas...
:doh: :doh: :snooty: :snooty: :whistle: :whistle:
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corrisi
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 21:39

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 21:23
corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 20:30
O pack foi substituído em fevereiro deste ano ao abrigo da garantia. Tem portanto, aproximadamente 6 meses.
Logo a seguir à substituição do pack e após ter observado o estado daquela célula fiz reclamação no concessionário e exposição à Nissan Ibéria, enviando alguns screenshots do leafspy, mas de pouco valeu. Alegaram que não dá erro no programa deles e por aí fora.
Os screenshots do LeafSpy não valem nada. Só servem para mostrar que andamos a ligar coisas no carro, o que se pode virar contra nós.
O caminho a seguir é consultar os manuais de serviço, verificar o que lá está sobre essa temática e exigir as verificações e procedimentos oficiais da marca.
Obrigado VETL por todo o contributo e aporte de informação. Vou ler o outro tópico e tentar ter acesso ao manual do Leaf 30kwh de 2017.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 22:22

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 21:20
...
Se alguém tiver acesso aos manuais do Leaf 30 e seguintes e quiser partilhar, esteja à vontade 8-)
Segundo esta informação, os manuais de serviço (revisão junho 2014) aplicam-se aos carros de 2015 a 2017:
https://cardiagn.com/nissan-leaf-ze0-20 ... rs-manual/
Está lá tudo...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 25 jul 2021, 23:13

Para acelerar o balanceamento desse pack (não parece ser uma célula danificada, caso contrário não estaria paulatinamente a aproximar-se das outras) a melhor solução é manter o carro ligado o maior tempo possível. Ele só balanceia "ativamente" quando está em ready to drive, a carregar, ou em climatização do pack.

Quem quiser um pouco mais sobre como é feito o balanceamento:

https://www.mynissanleaf.com/viewtopic. ... 70#p380079

Estamos a falar de uma corrente 8 -9 mA, o que para este caso de cerca de 10% de desfasamento do SOC entre células são uns 8Ah. Isto significa que são necessárias umas 8000mAh / 8mA = 1000 horas para equilibrar. É mais de um mês inteiro em que o carro tem de estar num dos 3 estados que indiquei.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 26 jul 2021, 00:00

Exato.
Devem deixar calcular as células a descarregar e depois só precisa de horas ligado. Muitas. Penso que não fará sentido deixá-lo a 100% sempre.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 26 jul 2021, 04:50

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 22:22
VETL Escreveu:
25 jul 2021, 21:20
...
Se alguém tiver acesso aos manuais do Leaf 30 e seguintes e quiser partilhar, esteja à vontade 8-)
Segundo esta informação, os manuais de serviço (revisão junho 2014) aplicam-se aos carros de 2015 a 2017:
https://cardiagn.com/nissan-leaf-ze0-20 ... rs-manual/
Está lá tudo...
Muito bom VETL. Vou observar atentamente.
mjr Escreveu:
25 jul 2021, 23:13
Para acelerar o balanceamento desse pack (não parece ser uma célula danificada, caso contrário não estaria paulatinamente a aproximar-se das outras) a melhor solução é manter o carro ligado o maior tempo possível. Ele só balanceia "ativamente" quando está em ready to drive, a carregar, ou em climatização do pack.

Quem quiser um pouco mais sobre como é feito o balanceamento:

https://www.mynissanleaf.com/viewtopic. ... 70#p380079

Estamos a falar de uma corrente 8 -9 mA, o que para este caso de cerca de 10% de desfasamento do SOC entre células são uns 8Ah. Isto significa que são necessárias umas 8000mAh / 8mA = 1000 horas para equilibrar. É mais de um mês inteiro em que o carro tem de estar num dos 3 estados que indiquei.
Efetivamente o diferencial tem vindo a se esbater com o passar do tempo. As duas imagens seguintes são de 05 de Fevereiro de 2021, logo após a substituição do pack.
Há alguma forma de deixar o carro no modo ready to drive com as luzes totalmente desligadas?
VETL Escreveu:
26 jul 2021, 00:00
Exato.
Devem deixar calcular as células a descarregar e depois só precisa de horas ligado. Muitas. Penso que não fará sentido deixá-lo a 100% sempre.
Sim, há quem defenda que o carro deva estar com SOC de 80% durante o processo.
Anexos
Screenshot_2021-02-05-18-08-12-33_dbdbb72d9b105f7d3ea161eb17f487e2.jpg
PicsArt_07-26-04.43.30.jpg
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Filipe » 26 jul 2021, 07:57

Tira-lhe os fusiveis. :roll:
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 28 jul 2021, 17:03

Eu meu 24 tambem apresentou em determinada altura uma "weak cell".
O carro recuperou a célula sozinho.
Penso que o que mais contribuiu para a recuperação de célula terá sido carregar todos os dias.
O carro balanceia sempre que carrega, isto é, carrega sempre mais as células que têm menos carga.
Se já há uma recuperação visivel então não tarda muito está igual às outras.
Não sei ao fim de quanto tempo a célula recuperou porque não era meu hábito descarregar muito a bateria.

Imagem
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 ago 2021, 23:40

Existe por aí um mito que o Leaf de 30 faz menos km nos segundos 50%. O meu Leaf é do contra pois é nesses que faz mais. :o

Imagem

Depois de ter andado durante o dia cerca 140km onde 40km foram com A/C chegou a casa assim.

O leafspy depois do update parece um bocado baralhado. :think:

Imagem

Ele estima 24kWh a 100%. 6kWh será igual a ~25% que é o valor que aparece no carro. No leafspy se 6kWh é igual a 30.5% de SOC daria qualquer coisa como 19.67kWh o que era o que ele estimava (20kWh) antes do update.

É assim, ou estou a fazer mal as contas?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2021, 13:23

Já algum tempo que não se escreve nada aqui. :oops:

Em Setembro fiz a primeira deslocação superior a autonomia do carro sem previamente fazer um planeamento. Foi ir andado.

Saída de casa rumo a Setúbal (50km), passeio pela baixa, almoço junto ao rio, subida até a serra da Arrábida, saída pelo lado de Sesimbra. Então pensamos em ir até Sesimbra. Chegados a Sesimbra placa a indicar cabo Espichel, autonomia no "adivinhometro" 80km e siga direito ao cabo Espichel.

Sesimbra - Vendas Novas são 80km :think:

Cabo Espichel - Vendas Novas são 90.3km já não conseguia voltar para casa sem um carregamento. Tranquilo pois sabia que em Setúbal havia alguns postos disponíveis para carregar, nada a temer. De volta do cabo Espichel direitos a Setúbal para carregar passo por um Intermarché de Sesimbra (Santana) e vejo o caixote da Efacec, vou a rotunda inversão e marcha e assunto resolvido. ;) Junto ao litoral já é permitido estas aventuras, pena não ser assim no resto do país.

Viagem de 500km em 30/10/2021

Este fim de semana fiz uma viagem de 500km. Um verdadeiro teste depois do carro ter feito o update para corrigir o erro de calculo da energia armazenada. Teste que revelou que neste update houve mais qualquer coisa além dessa correcção.

Partida de Vendas Novas destino ao Restaurante O Castigo em Alcobaça passando no Continente de Santarém para o primeiro carregamento.

Chegada ao Continente de Santarém:

Imagem

Quando eu pensava que por esta altura já não havia pessoas a usar os pontos de carregamento como estacionamento deparo-me com isto:

Imagem

E por lá ficou, mas vamos ao que interessa.

Primeiro carregamento no PCR do Continente que é um Efacec e não um Tritium. A experiência podia ter sido melhor. Devido ao PCR se encontrar no piso -1 a rede de dados no telemóvel é fraca fazendo com que eu me tivesse que deslocar a saída para conseguir abrir a aplicação ir depois ao PCR ler o QR code para dar inicio ao carregamento. Para cancelar o carregamento o mesmo processo ir a rua abrir a aplicação ler o QR code para cancelar o carregamento. Fora isto tudo correu normalmente. Carreguei durante 23 minutos com um custo de 3.68€ e ganhei 1.60€ em cartão deu para o pão*.

Primeiro dado tecnico:

O meu carro desde o update sofre de rapidgate. Longe vão os tempos de carregar acima dos 80% ou mesmo dos 90% a 45kW. O carro neste momento carrega a 45kW abaixo dos 50% e a partir deste SOC começa a cair chegando aos 90% estar a 10kWh. :snooty:

Por esquecimento não tenho nenhum print do Leafspy no primeiro carregamento, mas outros viram mostrar isto que acabei de escrever.

Temperatura exterior 20º a temperatura da bateria chega a 7 barra. :think:

Depois de almoçar rumo ao PCR de Porto de Mós no Pingo Doce. Primeiro Carregamento na rede Mobi.E simulação com a app Miio e tenho de utilizar o cartão EDP porque o CEME Miio tinha os preços em alta.

Rumo a Coimbra. Dia seguinte saída do hotel com destino ao PCR da Prio nova simulação com a Miio e deu apenas mais 0.10€ de diferença usando o CEME Miio.

Carreguei 11kWh em 20 minutos e gastei 4.65€ ;)

Aos 65% já estava só a carregar a 33.3kW

Imagem

E aos 80% apenas a 20kW

Imagem

Dia seguinte regresso:

Deslocação ao mesmo PCR da Prio com destino ao restaurante Mosteiro dos Leitões.

Nova simulação com a app Miio e tive de voltar a usar o CEME EDP porque a Miio estava em alta outra vez. :snooty:

Carregamento aos 81% com 12.5kW com a temperatura da bateria nos 20º.

Imagem

Aos 85% cai para 8.8kW com a temperatura do pack a 21º

Imagem

Carregamento concluído rumo ao restaurante passando por alguns locais para visitar.

Próximo carregamento PCR Porto de Mós outra vez. Chegada ao posto um Fiat 500 a carregar com as barras junto a ficha CSS estando na última a piscar. Depois de alguns minutos a espera que o dono aparece-se. Vi que o carro carregou até aos 94% em 54 minutos. Estou eu aqui a reportar que o meu carro já não carrega como antes, mas parece que existem carros recentes com a mesma limitação do meu. :whistle:

Carregamento aos 48% a 40kW com uma temperatura do pack de 26º

Imagem

Aos 80% cai para 21kW com uma temperatura do pack de 31º

Imagem

Carregamento concluído, rumo as grutas de Mira D'Aire, visita concluída rumo ao PCR do Continente em Santarém.

Novo carregamento.

tive de voltar a fazer o mesmo ir a rua para conseguir abrir a app voltar ao carregador ler o QR code...

Carregamento de 3.84€ em 24 minutos com mais 1.60€ em cartão. Enquanto o carro carregou fui comprar pão. *lembram-se dos primeiros 1.60€ do primeiro carregamento?

Chegada a casa:

Imagem

Para os mais atentos certamente repararam que não tenho os valores dos carregamentos efectuados com o cartão EDP. Carregamentos com o Continente temos o valor na hora, carregamentos com o CEME Miio temos o valor na hora, carregamentos com a EDP vamos ver quando é que tenho a factura para saber enquanto é que me ficou cada carregamento. Tenho uma aplicação da EDP, com um separador mobilidade, mas ainda assim não tenho o valor.

Com esta experiência concluí que o meu carro após o update perdeu a mais valia que era carregar como poucos. Ainda pensei que fosse a resistência interna que fosse a causadora das velocidades baixas em SOC´s altos mas vendo que a temperatura do pack nunca atingiu valores altos penso que não seja o caso.

Neste momento o que me esta a limitar o uso do carro em viagens grandes não é a degradação que apresenta, mas sim este "rapidgate". Estando eu habituado a valores muito acima, deixa-me um bocado desiludido este comportamento. Faz com que o valor dos carregamentos sejam mais elevados devido ao tempo que necessito estar agarrado ao posto, e faz com que as viagens se tornem mais morosas.

Aos mais entendidos nisto o que acham? Aqueles que tem Leaf de 30 tem notado este comportamento depois do update?
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