VETL Escreveu: ↑25 jul 2021, 16:18Isso não é balanceamento nenhum.
A capacidade de descarga das células com tensão mais elevada pela unidade de controlo é ridícula, pelo que a sua descarga demora dezenas, centenas ou milhares de horas.
Sob determinadas condições ou parâmetros (no mk1 bastava estar uns minutos a tensão de todas as células acima de 4v - nos outros não sei), a LBC calculava quais as células a necessitar de descarga e depois andava assim vários dias seguidos a descarregar essas células.
Por isso é que se vêm umas barras vermelhas e outras azuis no LeafSpy. Shunt ativo ou desativo.
Eu também tenho Leaf (antes mk1 e agora 30), também tenho o EVSE do Apr e também vejo esse comportamento. Isso não é o balanceamento. Talvez no máximo seja ele a fazer testes e cálculos para decidir quais as células a atribuir "shunt ativo".
O que é certo é que os packs não têm forma material de poder fazer um balanceamento célula a célula assim em 30 ou 90 minutos.
Só para se ter uma noção, a LBC é pequenina (talvez um A5 c/ 2 ou 3 cm de espessura) e nem sequer aquece com quase todas as células com shunt ativo.
E faz todo o sentido não fazer esse procedimento aquando de um carregamento rápido.
Muito obrigado pela explicação.
Já me tinha perguntado o porquê das células azuis e vermelhas no Leafspy e já tinha visto alguns tópicos onde ninguém sabia o porquê.
Pelo que dizes este comportamento acaba por ser um balanceamento (talvez não seja o termo correcto), porque ele esta a fazer um calculo das células e vai puxando energia talvez para determinada célula. No meu carro não tenho maneira de ver isto porque o meu carro anda com células tão certas tanto a 100% como a 0%. Mas.. num carro com a células com muita diferença talvez dê para ver aquando deste comportamento acontece, o que esta acontecer a cada célula. Isto faz algum sentido? Afinal a 100% em condições normais não tem de estar todas a 4.1v?