Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 16:56

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 16:18
Isso não é balanceamento nenhum.
A capacidade de descarga das células com tensão mais elevada pela unidade de controlo é ridícula, pelo que a sua descarga demora dezenas, centenas ou milhares de horas.
Sob determinadas condições ou parâmetros (no mk1 bastava estar uns minutos a tensão de todas as células acima de 4v - nos outros não sei), a LBC calculava quais as células a necessitar de descarga e depois andava assim vários dias seguidos a descarregar essas células.
Por isso é que se vêm umas barras vermelhas e outras azuis no LeafSpy. Shunt ativo ou desativo.

Eu também tenho Leaf (antes mk1 e agora 30), também tenho o EVSE do Apr e também vejo esse comportamento. Isso não é o balanceamento. Talvez no máximo seja ele a fazer testes e cálculos para decidir quais as células a atribuir "shunt ativo".
O que é certo é que os packs não têm forma material de poder fazer um balanceamento célula a célula assim em 30 ou 90 minutos.
Só para se ter uma noção, a LBC é pequenina (talvez um A5 c/ 2 ou 3 cm de espessura) e nem sequer aquece com quase todas as células com shunt ativo.

E faz todo o sentido não fazer esse procedimento aquando de um carregamento rápido.

Muito obrigado pela explicação.

Já me tinha perguntado o porquê das células azuis e vermelhas no Leafspy e já tinha visto alguns tópicos onde ninguém sabia o porquê.

Pelo que dizes este comportamento acaba por ser um balanceamento (talvez não seja o termo correcto), porque ele esta a fazer um calculo das células e vai puxando energia talvez para determinada célula. No meu carro não tenho maneira de ver isto porque o meu carro anda com células tão certas tanto a 100% como a 0%. Mas.. num carro com a células com muita diferença talvez dê para ver aquando deste comportamento acontece, o que esta acontecer a cada célula. Isto faz algum sentido? Afinal a 100% em condições normais não tem de estar todas a 4.1v?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 17:31

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 16:56
...e vai puxando energia talvez para determinada célula.
Isso não é possível.
Nos packs da nissan e ao nível da gestão individual, só é possível fazer descargas pequeníssimas em cada célula. Cargas individuais não.
Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 16:56
Afinal a 100% em condições normais não tem de estar todas a 4.1v
O balanceamento é isso. É a constante procura de que todas as células fiquem iguais lá em cima quando está a 100%.
Só que isso demora tempo.
Não há nada que esteja a acontecer de forma individual a cada célula em particular, que não seja descarregá-la quando é necessário. Portanto não mais do que isso poderia ser visto.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 19:24

Então pelo que dizes o carro por si só não tem maneira de recuperar aquela célula que está com menos tensão. Se o carro não consegue carregar a célula individualmente e atinge os 100% de carga com aquela célula em particular sempre mais baixa que as outras...

Fazendo o inverso? Talvez tentar descarregar até a tartaruga aparecer, isto é, fazer ciclos completos 0% - 100%, sendo que existe uma grande probabilidade de ser aquela célula a fazer a tartaruga aparecer e as outras células ainda terem muita tensão :think:

Qual o motivo de a Nissan instalar um pack novo com células neste estado. Não é do interesse entregar um pack com as células balanceadas sabendo a Nissan que existe esta "limitação" no sistema usado?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 19:35

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 19:24
Então pelo que dizes o carro por si só não tem maneira de recuperar aquela célula que está com menos tensão. Se o carro não consegue carregar a célula individualmente e atinge os 100% de carga com aquela célula em particular sempre mais baixa que as outras...

Fazendo o inverso? Talvez tentar descarregar até a tartaruga aparecer, isto é, fazer ciclos completos 0% - 100%, sendo que existe uma grande probabilidade de ser aquela célula a fazer a tartaruga aparecer e as outras células ainda terem muita tensão :think:

Qual o motivo de a Nissan instalar um pack novo com células neste estado. Não é do interesse entregar um pack com as células balanceadas sabendo a Nissan que existe esta "limitação" no sistema usado?
O que me disseram no concessionário é que receberam o pack totalmente descarregado. Foi inclusive por esse motivo que o carro, após a substituição do pack, me foi entregue um dia depois, isto para carregarem a bateria.
Agora não sei por quanto tempo aquele pack esteve naquelas condições armazenado antes de ser instalado no carro. 🥴😬
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 19:44

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 19:24
Então pelo que dizes o carro por si só não tem maneira de recuperar aquela célula que está com menos tensão. Se o carro não consegue carregar a célula individualmente e atinge os 100% de carga com aquela célula em particular sempre mais baixa que as outras...

Fazendo o inverso? Talvez tentar descarregar até a tartaruga aparecer, isto é, fazer ciclos completos 0% - 100%, sendo que existe uma grande probabilidade de ser aquela célula a fazer a tartaruga aparecer e as outras células ainda terem muita tensão :think:

Qual o motivo de a Nissan instalar um pack novo com células neste estado. Não é do interesse entregar um pack com as células balanceadas sabendo a Nissan que existe esta "limitação" no sistema usado?
Aquela célula pode estar muito melhor que as outras. E pelo simples facto de ter mais capacidade, não atinge uma tensão tão alta com a mesma quantidade de energia que todas absorveram durante um carregamento.

Isso pode ser aferido vendo as tensões em baixo. Se ela estiver igual às outras em baixo, é isso quase de certeza.
Não se trata de fazer inverso de nada. É só para ver/analisar, de modo a ser possível tirar conclusões. Basta uma vez. Já se vê.
Não é preciso andar a fazer ciclos nenhuns.

E se fosse isso, a célula não tinha necessidade de ser recuperada, porque simplesmente não estava estragada.
Ela deverá esta alinhada ou acima das tensões das outras, lá em baixo com o pack descarregado.
E se fosse isso, só vinha confirmar que ela tão somente tinha mais capacidade do que as outras.

O que vai acontecer é que com o tempo, as outras serão descarregadas até ficar tudo certo em cima. Mas isso demora uma imensidão de tempo, sendo necessário forçar sempre o cálculo das células a ativar o shunt.
E a razão da demora, é porque a velocidade/potência de descarga com shunt ativo é infinitamente baixíssima.

Este fenómeno que aparece por vezes com uma célula com mais capacidade do que as outras, ajuda a perceber e a explicar porque é que não adianta meter 2, 3 ou metade das células novas num pack muito usado, porque ele ficará sempre limitado pela tensão das células mais fracas.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 20:00

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 19:44
Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 19:24
Então pelo que dizes o carro por si só não tem maneira de recuperar aquela célula que está com menos tensão. Se o carro não consegue carregar a célula individualmente e atinge os 100% de carga com aquela célula em particular sempre mais baixa que as outras...

Fazendo o inverso? Talvez tentar descarregar até a tartaruga aparecer, isto é, fazer ciclos completos 0% - 100%, sendo que existe uma grande probabilidade de ser aquela célula a fazer a tartaruga aparecer e as outras células ainda terem muita tensão :think:

Qual o motivo de a Nissan instalar um pack novo com células neste estado. Não é do interesse entregar um pack com as células balanceadas sabendo a Nissan que existe esta "limitação" no sistema usado?
Aquela célula pode estar muito melhor que as outras. E pelo simples facto de ter mais capacidade, não atinge uma tensão tão alta com a mesma quantidade de energia que todas absorveram durante um carregamento.

Isso pode ser aferido vendo as tensões em baixo. Se ela estiver igual às outras em baixo, é isso quase de certeza.
Não se trata de fazer inverso de nada. É só para ver/analisar, de modo a ser possível tirar conclusões. Basta uma vez. Já se vê.
Não é preciso andar a fazer ciclos nenhuns.

E se fosse isso, a célula não tinha necessidade de ser recuperada, porque simplesmente não estava estragada.
Ela deverá esta alinhada ou acima das tensões das outras, lá em baixo com o pack descarregado.
E se fosse isso, só vinha confirmar que ela tão somente tinha mais capacidade do que as outras.

O que vai acontecer é que com o tempo, as outras serão descarregadas até ficar tudo certo em cima. Mas isso demora uma imensidão de tempo, sendo necessário forçar sempre o cálculo das células a ativar o shunt.
E a razão da demora, é porque a velocidade/potência de descarga com shunt ativo é infinitamente baixíssima.

Este fenómeno que aparece por vezes com uma célula com mais capacidade do que as outras, ajuda a perceber e a explicar porque é que não adianta meter 2, 3 ou metade das células novas num pack muito usado, porque ele ficará sempre limitado pela tensão das células mais fracas.
Aqui ficam os prints da última descarga profunda que realizei.
Anexos
Screenshot_2021-05-08-17-29-44-92_dbdbb72d9b105f7d3ea161eb17f487e2.jpg
Screenshot_2021-05-08-17-29-52-26_dbdbb72d9b105f7d3ea161eb17f487e2.jpg
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 20:24

Com este último screenshot, a possibilidade de estar melhor do que as outras não se confirma.
O pack necessita de ser equilibrado.
Tem condições para pedir outro pack, ou a substituição da célula, se ainda estiver em garantia.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 20:30

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 20:24
Com este último screenshot, a possibilidade de estar melhor do que as outras não se confirma.
O pack necessita de ser equilibrado.
Tem condições para pedir outro pack, ou a substituição da célula, se ainda estiver em garantia.
O pack foi substituído em fevereiro deste ano ao abrigo da garantia. Tem portanto, aproximadamente 6 meses.
Logo a seguir à substituição do pack e após ter observado o estado daquela célula fiz reclamação no concessionário e exposição à Nissan Ibéria, enviando alguns screenshots do leafspy, mas de pouco valeu. Alegaram que não dá erro no programa deles e por aí fora.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 21:20

Os primeiros manuais de serviço bem como o Consult III+ tinham um procedimento/normas para os casos de células nesse estado.
Pode até nem ser uma célula danificada, mas tão somente com um desbalanceamento grave.
Pode e parece ser somente um caso destes:
viewtopic.php?f=13&t=5113&p=70205

É uma questão de tentar arranjar o manual de serviço do ano desse carro.
Eu só tenho os manuais de serviço até 2015.
Nesse de 2015, existe uma secção que explica como fazer um balanceamento de um módulo com um balanceador externo:
Module Charge Balance.PNG
Os manuais antigos também explicavam como funcionava e como era ativado o balanceamento. Provavelmente os atuais também, mas como disse, não tenho:
Shunt.PNG
Shunt.PNG (49.64 KiB) Visto 3133 vezes
Se alguém tiver acesso aos manuais do Leaf 30 e seguintes e quiser partilhar, esteja à vontade 8-)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 21:23

corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 20:30
O pack foi substituído em fevereiro deste ano ao abrigo da garantia. Tem portanto, aproximadamente 6 meses.
Logo a seguir à substituição do pack e após ter observado o estado daquela célula fiz reclamação no concessionário e exposição à Nissan Ibéria, enviando alguns screenshots do leafspy, mas de pouco valeu. Alegaram que não dá erro no programa deles e por aí fora.
Os screenshots do LeafSpy não valem nada. Só servem para mostrar que andamos a ligar coisas no carro, o que se pode virar contra nós.
O caminho a seguir é consultar os manuais de serviço, verificar o que lá está sobre essa temática e exigir as verificações e procedimentos oficiais da marca.
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