Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 29 ago 2022, 12:05

cfvp Escreveu:
29 ago 2022, 11:19
civic Escreveu:
29 ago 2022, 09:03
Em Portugal?
Sim, por exemplo o posto PRD-00010.
Deves estar errado, aquela Chademo dá de certeza 125A como todas as outras de Portugal.

Efetivamente o Miio parece com informação de potencia muito superior, mas posso passar lá e ver ao certo o que temos.

Parece-me que será CCS 200A e Chademo 125A correspondendo ao modelo H2 120 https://www.hellonext.world/product/h2- ... -chargers/
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 29 ago 2022, 12:23

frankesousa Escreveu:
29 ago 2022, 12:05
Deves estar errado, aquela Chademo dá de certeza 125A como todas as outras de Portugal.

Efetivamente o Miio parece com informação de potencia muito superior, mas posso passar lá e ver ao certo o que temos.

Parece-me que será CCS 200A e Chademo 125A correspondendo ao modelo H2 120 https://www.hellonext.world/product/h2- ... -chargers/
Estou-me a basear no que vi na miio, sim. Se a miio está errada não sei, costuma estar certa.

Tens também o PNF-00010, que debita 60kW.

Edit: Mais um com 120kW Chademo na miio: AVR-00037.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 29 ago 2022, 13:49

cfvp Escreveu:
29 ago 2022, 12:23
frankesousa Escreveu:
29 ago 2022, 12:05
Deves estar errado, aquela Chademo dá de certeza 125A como todas as outras de Portugal.

Efetivamente o Miio parece com informação de potencia muito superior, mas posso passar lá e ver ao certo o que temos.

Parece-me que será CCS 200A e Chademo 125A correspondendo ao modelo H2 120 https://www.hellonext.world/product/h2- ... -chargers/
Estou-me a basear no que vi na miio, sim. Se a miio está errada não sei, costuma estar certa.

Tens também o PNF-00010, que debita 60kW.

Edit: Mais um com 120kW Chademo na miio: AVR-00037.
Todos esses são de 125A (o de Penafiel não sei se é tipo 130A ou assim) mas é tudo de 50kW, os fabricantes é que ultimamente andam com imaginação para multiplicar V x A e apresentam um valor qualquer de kW diferente de 50kW.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 29 ago 2022, 19:53

Passeio de 431km.

Vendas Novas - Minas de S. Domingos (Mértola).

Imagem

Primeira paragem Lidl de Beja para comprar água, alguns mantimentos, esticar as pernas e fazer xixi :mrgreen: Não carreguei, não precisava.

Segunda paragem em Mértola para visitar a vila e o Castelo, cheguei com média de 72km/h.

Terceira paragem Minas de S. Domingos e Praia Fluvial. O almoço foi em Moreanes no Restaurante Alentejo. Recomendo, paguei por um almoço para dois adultos e duas crianças o que não pagava a muitos anos e ninguém ficou com fome e a comida 5 estrelas.

Depois foi altura de rumar a casa. Paragem em Beja no Continente aproveitar para fazer algumas compras para casa e carregar. ;)

Imagem

Imagem

Fim do carregamento:

Imagem

Imagem

Imagem

A temperatura do pack subiu, a velocidade de carregamento aos 16% arrancou nos 41kW e aos 80% ia nos 37kW.

Rumei direito a Arraiolos (casa dos sogros). Depois foi altura de ir para casa e chegamos assim.

Imagem

Imagem


Considerações finais em relação a este carro.

Na minha opinião para fazer casa - trabalho - casa e, fazer viagens até 700km em família sem pressas o carro serve perfeitamente. Para viagens superiores e a velocidades mais elevadas tenho dúvidas. Para aqueles que querem fazer Porto - Algarve em 4 horas este carro decididamente não serve. O carro é muito gastador e efectuar 2 carregamentos numa viagem pode-se tornar muito caro e penoso. Para conseguir menos de 16kWh/100km é preciso andar dentro dos limites de velocidade das estradas nacionais fora da auto-estrada.

O que não gostei:

- Falta de CCS (tinha opção de usar o PCUR em Serpa)
- Consumo
- EVSE de origem 10A

O que gostei:

- Com este carro consegue-se fazer viagens em família como se faz em qualquer ICE até 700km
- Não sei que versão é este carro que me emprestaram mas o equipamento é bastante alargado com todas as "mariquices" de assistência a condução.
- Os 217cv para fazer ultrapassagens. :o

Preço dos carregamentos:

Quando no dia anterior a esta viagem me desloquei ao PCR da Repsol em Vendas Novas (o do Lidl estava ocupado) foi quando reparei que tinha deixado os meus cartões únicos no meu carro. Solução foi usar a app miio para iniciar o carregamento.

Carreguei 16.75kWh e ficou-me ao preço de 0.96€ o kW, o que deu o maravilhoao preço final de 16.16€. Na simulação da miio se eu tivesse usado o meu cartão único da EDP onde tenho o protocolo da UVE com desconto de 22% a simulação dava ~6€ para o mesmo carregamento. Vivendo e aprendendo.

Carregamento no Continente ficou por 11.76€ com 3.60€ em cartão. Estes gajos fartam-se de perder dinheiro com os carregamentos.

Se as contas não me falham, carreguei no Continente ~41kWh o que dá ~0.20€ o kWh.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 29 ago 2022, 21:49

Nonnus Escreveu:
29 ago 2022, 19:53
os meus cartões únicos
:lol: :lol: :lol:
Nonnus Escreveu:
29 ago 2022, 19:53
Se as contas não me falham, carreguei no Continente ~41kWh o que dá ~0.20€ o kWh.
Estes ilegais :roll: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 29 ago 2022, 22:02

Nonnus Escreveu:
29 ago 2022, 19:53
Quando no dia anterior a esta viagem me desloquei ao PCR da Repsol em Vendas Novas (o do Lidl estava ocupado) foi quando reparei que tinha deixado os meus cartões únicos no meu carro. Solução foi usar a app miio para iniciar o carregamento.

Carreguei 16.75kWh e ficou-me ao preço de 0.96€ o kW, o que deu o maravilhoao preço final de 16.16€.
Ontem também tive que usar a app miio, porque o posto não estava a ler cartões. Resultado: €0,81/kWh. :?
Foi mesmo o mínimo indispensável para seguir viagem para outro posto, não só por causa do preço, mas também porque o carregador era daqueles de 30kW. Se é para carregar assim prefiro ir ao hub de Leiria. :lol: E foi o que fiz. No final de contas ficou-me a €0,24/kWh, por causa da borla do hub.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 set 2022, 16:14

Hoje de manhã estava assim:

Imagem

Mais uma. Ainda não liguei o Leaf Spy. Tem 20000km para mostrar o que vale🤔, ou morre na praia, ou ganha uma bateria nova.

A segunda caiu a 3 de dezembro aos 125000km. 9 meses e 15000km depois cai a 3°, se for igual, aos 155000km lá para junho cai a 4°. Vamos ver...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 05 set 2022, 16:43

Nonnus Escreveu:
05 set 2022, 16:14
Hoje de manhã estava assim:

Imagem

Mais uma. Ainda não liguei o Leaf Spy. Tem 20000km para mostrar o que vale🤔, ou morre na praia, ou ganha uma bateria nova.

A segunda caiu a 3 de dezembro aos 125000km. 9 meses e 15000km depois cai a 3°, se for igual, aos 155000km lá para junho cai a 4°. Vamos ver...
Será por aí! Toda a teoria tu já sabes. Se a executares provavelmente acionas a garantia da bateria de tracção antes dos 160 mil kms. 😉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por papacurvas » 06 set 2022, 08:32

Estou no mesmo "barco" e acho mais provável acionar a garantia e a Nissan "plantar" no quadrante mais uma barra, julgo até ter visto um relato destes no FB.
Abrem a bateria tiram a/as células mais danificadas e colocam outras com melhor capacidade de baterias que substituíram anteriormente.
Basicamente os primeiros safaram-se os outros vão levar com o recondicionamento das baterias,

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 06 set 2022, 17:08

Mais um também, embora ainda não tenha perdido a terceira.

Daqui a um ano/ano e meio vai começar a ser engraçado o número de 30s elegíveis para a troca.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”