Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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VETL
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 02 nov 2021, 23:42

Sim, muito muito diferente:
Screenshot_2021-11-02-22-41-45-507_com.google.android.apps.photos.jpg
O Leaf 30, era um bicho do camandro a carregar.
Só havia rapidgate quando a temperatura do pack chegava aos limites de segurança.
O rapidgate no de 40 começa mesmo com baixas temperaturas no pack.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 10:04

pemifer Escreveu:
02 nov 2021, 23:23
Não percebi muito bem do que te queixas em relação aos carregamentos rápidos.
Alguma vez fizeste a curva de carregamento rápido?
No meu Nissan Leaf 24 era assim:

Como podes ver, começava nos 46kW, até subia aos 49kw e a partir de 40% era sempre a descer.
Como podes ver, nos 80%, está abaixo de 10kW (por isso é que não compensa carregar rápido acima de 80%).
A curva de carregamento do teu carro, ou do Nissan Leaf 30 em geral, é muito diferente da do Nissan Leaf 24?
Achas que em tantos anos (4 anos) andar de Leaf não conheço o carro que tenho?

Foi escrito aqui inúmeras vezes que o Leaf de 30 carregava como poucos, chegando a carregar na casa dos 40 e muitos com SOCs acima dos 80%. Eu ontem andei a ver se encontrava algum print do meu Leaf a carregar a 45kW com um SOC acima dos 90% mas não encontrei, mas lembro-me de ver.

Não sei como são os de 24kWh a carregar, mas o de 30 não era como o teu de 24.

Vê aqui numa viagem ida e volta a Coimbra no mesmo dia: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=110

Faz lá as médias e vê lá se tem alguma coisa a ver com esta viagem que acabei de relatar. Todas as curvas de carregamento são superiores a 40kW.

VETL,

Eu sei que não és tu que andas no Leaf, mas tens ideia se no teu acontece o mesmo? Qual é a tua opinião acerca disto?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 03 nov 2021, 11:39

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 10:04

VETL,

Eu sei que não és tu que andas no Leaf, mas tens ideia se no teu acontece o mesmo? Qual é a tua opinião acerca disto?
O meu Leaf 30 já não leva uma CR desde maio/2019.
Não faço a mínima ideia de como ele anda a esse nível.
Eu não consigo achar nada desses teus relatos, mas se não se tratar de PCR's capados, penso que só poderá ser resistência interna no pack.
E das duas uma: Ou será resistência temporária derivada do frio, da falta de ginástica, etc, ou será resistência permanente adquirida com o tempo e o uso. Ou se calhar ambas em simultâneo...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2021, 12:19

VETL Escreveu:
03 nov 2021, 11:39
ou será resistência permanente adquirida com o tempo e o uso. Ou se calhar ambas em simultâneo...
Eu inicialmente pensei nisto. Mas sendo a resistência interna e havendo um "esforço" do pack em receber e libertar energia não se deveria reflectir na temperatura do pack?

O carro mesmo com dois carregamentos rápidos a temperatura nunca passou dos 32º o que é uma temperatura normal.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 03 nov 2021, 13:17

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 12:19
...
Eu inicialmente pensei nisto. Mas sendo a resistência interna e havendo um "esforço" do pack em receber e libertar energia não se deveria reflectir na temperatura do pack?
...
Não. Não necessariamente para carregar.
Penso que em função da RI calculada pelo algoritmo programado na LBC, é definido também um valor máximo para o carregamento DC, valor esse que por sua vez é comunicado pelo carro ao carregador e que este último respeita religiosamente.
Num carro novo sem grandes RI e sempre no final dos carregamentos, o limite de potência de carga DC comunicado ao carregador dependerá sobretudo da célula com tensão mais alta. Esta parte só não é válida nos Leafs 40 (e salvo erro 60) que cortam a potência muito cedo e sem razão para o fazer.

EDIT:
Isto só para dizer que a RI que ele pensa que tem, possa ser fantasiosa e neste cenário, ele estar a carregar devagar sem necessidade.
Para verificar isso levianamente, penso que podemos ver a tensão das células no LeafSpy durante o carregamento. E corrijam-me se estiver equivocado: Se durante o carregamento DC houver limitação de potência por parte do carregador (SOC < 75 ou 80%) e a célula com tensão mais alta estiver no limite máximo, há de facto RI real a impedir mais potência. Se houver essa limitação e a célula com tensão mais elevada estiver longe do limite, a RI que ele pensa que tem é fantasiosa.

Também penso que carregando mais devagar em qualquer das circunstâncias, vai sempre gerar menos calor.
Última edição por VETL em 03 nov 2021, 13:32, editado 1 vez no total.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 03 nov 2021, 19:11

Viva.
O meu leaf 30kwh de 03/2017 com 9 barras e 70% de SOH apresentava as seguintes velocidades de carregamento em PCR!

No entretanto levou bateria nova ao abrigo da garantia e tem inclusive já a última atualização de firmware do LBC, a 4NR6B.
Tentarei fazer um carregamento rápido por estes dias e depois deixo por cá o feedback.
Anexos
Screenshot_20211103-180855.jpg
Screenshot_20200312-092149.png
Screenshot_20200312-092506.png
Screenshot_20200312-092842.png
Screenshot_20200312-093148.png
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 04 nov 2021, 15:37

Nonnus Escreveu:
03 nov 2021, 12:19
...
O carro mesmo com dois carregamentos rápidos a temperatura nunca passou dos 32º o que é uma temperatura normal.
Isso quer dizer que não foram "rápidos" ou foram de pouca energia de cada vez.

Os meus leaf 30, com uma carga de 80% de SOC em PCR eleva a temperatura logo acima desse valor na 1ª, na 2ª igual encosta logo ao vermelho, isto mesmo com tempo frio.

Se for uma carga de 10/20% de SOC apenas claro que nem se nota! Ou se por algum motivo estiver lenta, "coldgate" por exemplo, com a bateria abaixo de 10ºC aquilo carrega lento que nem aquece :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 04 nov 2021, 15:41

Agora sobre estes gráficos de carga, já não guardo nenhum há muito tempo, mas tenho a impressão que o meu leaf 30 de 2016 que antigamente "cortava" aos 80% de SOC agora "corta" aos 60%, como mostram claramente esses gráficos.

Tenho outro leaf30 de 2017 mas esses só tem 4 CR e nunca as registei! Mas entretanto já levou o ultimo software, portanto talvez já esteja também "capado" aos 60% de SOC!

Sobre a experiencia do Nonnus, é impressão minha ou todas ou quase todas as cargas partiram de um SOC "elevado" (40% ou mais)?
Se sim, acho que será "normal" a velocidade ser inferior. Várias vezes que cheguei ao PCR de Estarreja (vindo de Penafiel, portanto ainda com muita carga) e a velocidade era muito inferior, penso eu porque "arranca" de um SOC superior.

Se arrancar de um SOC de 10/15% parece aguentar mais tempo "no máximo" até mais lá acima!

Mas nada como fazer uns testes :-)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2021, 16:22

frankesousa Escreveu:
04 nov 2021, 15:41
Agora sobre estes gráficos de carga, já não guardo nenhum há muito tempo, mas tenho a impressão que o meu leaf 30 de 2016 que antigamente "cortava" aos 80% de SOC agora "corta" aos 60%, como mostram claramente esses gráficos.

Tenho outro leaf30 de 2017 mas esses só tem 4 CR e nunca as registei! Mas entretanto já levou o ultimo software, portanto talvez já esteja também "capado" aos 60% de SOC!

Sobre a experiencia do Nonnus, é impressão minha ou todas ou quase todas as cargas partiram de um SOC "elevado" (40% ou mais)?
Se sim, acho que será "normal" a velocidade ser inferior. Várias vezes que cheguei ao PCR de Estarreja (vindo de Penafiel, portanto ainda com muita carga) e a velocidade era muito inferior, penso eu porque "arranca" de um SOC superior.

Se arrancar de um SOC de 10/15% parece aguentar mais tempo "no máximo" até mais lá acima!

Mas nada como fazer uns testes :-)
Algumas começaram abaixo dos 40%. 32º não se pode considerar baixa temperatura até diria que é a temperatura ideal para o pack.

Como escrevi anteriormente eu não me lembro do carro ter este comportamento em nenhuma situação. Carregar abaixo dos 45kW aos 60% e aos 80% estar aos ~20kW.

No teu caso notas que corta depois do update?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 04 nov 2021, 16:43

É pá: Olhem durante a carga rápida para a tensão da célula mais elevada.
Quando começar a "cortar", verifiquem se a célula com maior tensão está no limite ou longe desse limite.
Se estiver longe no limite, será um "corte" antecipado induzido pelo novo firmware do carro.
Se estiver no limite, não há nenhuma limitação propositada com o novo firmware. É a saúde dessa célula que não deixa entrar mais potência.
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