DB - Caçoila

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 27 out 2017, 10:29

Isto por aqui tem andado calmo mas o Leaf tem-se fartado de andar. Já subiu o que de mais parecido há por aqui com a serra da estrela (Monchique), já serviu para carregar umas quantas caixas de amendoas acabadas de apanhar, enfim, tem andado mais do que andava com a fumarenta que voltou à pouco da oficina, onde estava desde a compra do Leaf, para ser vendida em breve.

Entretanto hoje a esposa passou por uma marca importante e lá conseguiu regista-la no momento exacto

Imagem

Quer isto dizer que tem quase 5mil nas minhas mãos, para quem fazia cerca de 10mil/ano na fumarenta não está nada mau...

Entretanto ainda não o levei à primeira revisão mas já levou um jogo de escovas limpa para-brisas que as anteriores já não davam para o tempo de chuva que se continua só a aguardar.

Quanto a carregamentos, tem andado quase sempre a ser carregado em casa a 80% e alguns fins de semana lá leva carga a 100%, pelo que andava a ver o SOH a descer "demais" (cheguei a ver 86%, quando tinha vindo a 89%) no entanto é esticar-lhe as pernas e parar no PCR de Loulé e ele sobe logo outra vez.

Consumos andam na ordem dos 13/14kWh/100Km dependendo da disposição com que ando eu ou a esposa (ele normalmente tem menos paciência para andar a "fazer médias").

Entretanto estão em transito as lâmpadas de mínimos e matricula em Led que aquela diferença de cor dá-me comichões... Fica ainda assim a faltar os máximos que tem de ser bem estudada, não sei se confio nas lâmpadas LED para máximos, fica para depois de maior investigação.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Fil » 27 out 2017, 14:43

Sempre a somar! Acontece a quase todos, depois de terem ve passam a andar muito mais, é normal, deixar de pagar combustível a preços escandalosos dá nisso.

Continuação de muitos e bons klms.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB - Caçoila

Mensagem por LuisG » 27 out 2017, 15:23

Muito bem :clap:
Com 7 meses, estou também quase nessa marca, inclusive já agendei a marcação na oficina. No inicio também pensei que iria ter de me conter com as saidas mas tem sido o oposto, nunca viajamos tanto de carro :lol:

Felicidades
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 02 nov 2017, 17:49

Disclaimer: Vai ser longo. No final coloco o resumo, podem passar logo pra lá se preferirem.

Ontem (1 de Novembro - Feriado) de forma mais ou menos imprevista foi dia de aventura eléctrica. Com o internamento de um familiar no hospital da Amadora surgiu-nos a necessidade de o ir visitar e aproveitando o feriado para isso, assim sendo analisaram-se as opções, que basicamente passaram por:

1 - Ir apenas a minha esposa (familiar directa) de camioneta saindo de madrugada e voltando bastante tarde, e ainda tendo de arranjar transporte entre Lisboa e Amadora. Preço: 36€ ida e volta + Transporte em Lisboa
2 - Irmos todos de ICE que ainda temos embora esteja parada e à venda. Preço: 40€ portagens + 50€ de Gasóleo (no mínimo)
3 - Irmos todos de Leaf saindo cedo (mas não de madrugada) e voltando tarde. Preço: 40€ em portagens.

A escolha não era difícil, a opção 2 era demasiado fácil (e cara), a opção 1 era meio coxa pois só ia um de nós e ainda faltava transporte no destino portanto sobrava a escolha óbvia, ir de Leaf.

Na noite anterior programou-se o temporizador de carga para estar a 100% às 9h, e no planeador de trajectos da Nissan planeei a viagem toda só para no carro ter sempre a indicação de quantos kms faltam até ao próximo carregamento e toca de enviar para o carro.

Ontem, foi despachar em casa como se fosse dia de trabalho e toca a fazer à estrada às 9h, o plano é estar em Lisboa por volta das 13h. Primeiro erro, o carro só recebe 1 planeamento no site da Nissan, eu tinha "partido" os trajectos entre PCRs e enviado um a um, pelo que só tinha disponível no carro o ultimo. Sem stress, pesquisa nos POIs google por PCR que ele encontra. Marcado o primeiro destino e lá vou eu para a parte mais complicada da viagem Portimão - Aljustrel - 116Km (35Km Nacional com algum relevo, o resto é A2 com a serra algarvia pelo meio). A nacional fiz a controlar consumos com o pé, na A2 meti o cruise control a 90Kmh e se visse o caso mal parado logo abrandava mais à frente, no entanto não foi preciso, chegamos já depois do primeiro aviso de bateria fraca mas ainda com uns 20 e tal Km de autonomia no GOM, salvo erro a percentagem de bateria estaria nos 15% e uma média que não estava à espera, abaixo dos 14kWh/100km sempre pensei que a média neste trajecto fosse mais alta, mas revelou-se ser a mais baixa de todo o percurso, daqui em diante foi sempre a subir tal coma a subida da velocidade. 30 minutos certos de paragem (estes PCRs na A2 todos param aos 30m) e lá seguimos viagem já mais descontraídos (110-115 Kmh) até Alcácer. Mais 25m de paragem, aqui não houve paciência para esperar pelos 30m, a potencia de carga já estava muito baixa e não ia adiantar grande coisa, além disso tinha mais que suficiente para chegar a Lisboa e andar nas voltinhas se fosse necessário. No entanto, a próxima paragem acabou por ser directamente o PCR do LIDL de Sacavem para eventualmente ter logo carga para a viagem de volta, caso estivesse cheio logo procurava outras alternativas ainda com tempo e bateria suficiente. À chegada estava um Leaf a carregar (Uber como seria de esperar) mas já pra lá de meio do tempo e já com 83% de bateria, portanto fui fazer umas compras de snacks pra viagem e voltei para por a carregar. Por esta altura a bateria já estava bem quente o que fez com que este carregamento fosse bem mais lento e também por isso vim embora antes dos 30m com 80 e tal % de bateria. Fui almoçar e deixei-o à sombra a ver se arrefecia a bateria pois já tinha 10 Barras. Se bem me lembro durante o almoço lá desceu 1 barra. Segui até à amadora, fiz o que tinha a fazer enquanto o Leaf arrefeceu mais um bocado a bateria.

Já um pouco depois das 18h lá me fiz à estrada para Sul, a ideia inicial era o carregamento em Sacavem dar para as voltas em Lisboa e para voltar a Alcacer, no entanto como o carregamento foi mais lento e nem o deixei acabar à saída tinha autonomia para 80Km e Alcácer fica a 79km, resolvi não arriscar a ter de ir bastante mais devagar para conseguir chegar e fui direito a Palmela para uma carga de 10m que já me chegava e sobrava para chegar a Alcácer e assim também eram cargas mais pequenas que não aqueciam tanto a bateria (por esta altura já estava "só" com 8 barras mas ia subir). Assim fiz a pausa em Palmela e segui até alcácer a 120Km/h (coisa rara neste carro), pausa para jantar em Alcácer e 30m de carga que o deixaram de novo com 10barras de temperatura. Segue até Aljustrel a 100/110 Km/h para permitir arrefecer um pouco a bateria (voltou às 9barras) e novo carregamento para a ultima e, de novo, complicada parte da viagem, Aljustrel - Portimão, a ideia era sair muito perto dos 100% mas com alguns comentários no Facebook lá me convenci e fiz só os 30m de carregamento que deu 93%. Pela primeira vez fiz-me à estrada com autonomia anunciada mais baixa (101Km) do que aquilo que ia ter de fazer (116Km), mas confiante que ia dar e a autonomia anunciada só era aquela porque os últimos Kms tinham sido feitos a 100/110Km/h coisa que não ia acontecer daí pra frente... Lá fiz a serra toda com o cruise control a 85Km/h (não quis arriscar os 90 pois não tinha saído a 100% como de manhã) e saí para a Nacional já com uns Kms a mais na autonomia em relação ao resto do percurso, e daí até casa foi sempre a aumentar a diferença. Cheguei com 6% de bateria e portanto ainda sem conhecer a tartaruga que viverá dentro do quadrante :D

Este foi o cenário à chegada:
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Aquela média de 15.6kwh/100km é alta, sim, mas chegou a andar nos 16.3 baixou bastante de Aljustrel a casa, julgo que para as velocidades da maior parte da viagem será o normal.


Resumo: Saída de Portimão às 9h, chegada a Lisboa pouco depois das 13h, voltas por lá até depois das 18h e chegada a Portimão pelas 22:30.
571Kms e 6 cargas rápidas depois confirma-se que tenho carro para o que for preciso. Custa um bocado mais que num ICE em tempo, mas poupa-se bastante na carteira.
Custo total da Viagem para 3 pessoas - 41€ em portagens e ainda deu para confirmar com a responsável da AS de Aljustrel que me deixariam entrar só para carregar sem vir pela AE (vai dar-me jeito quando quiser ir a Beja)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB - Caçoila

Mensagem por LuisG » 02 nov 2017, 18:26

Excelente relato.
As velocidades de cruzeiro "elevadas" em AE1 não são a praia do Leaf ;) mas o certo é que resultou.
Nesse trajeto, sigo na casa dos 100/105 km/h.
As velocidades mais baixas também ajudam a bateria arrefecer de modo natural, pelo contrário, as velocidades mais elevadas exigem um esforço maior e a temperatura até pode aumentar.
Também já fiz uma viagem longa, temperatura exterior elevada, Leaf já com 10barras e a última carga também foi um martirio para carregar 6kwh para chegar ao destino.
É uma granda máquina :D
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por cacoila » 02 nov 2017, 18:33

Em que trajecto é que segues a 100 / 105 km/h? De Aljustrel para cima fiz sempre acima pois sendo viagem ida e volta no mesmo dia queria minimizar ao máximo o tempo, já de si longo, de viagem. Quanto a temperaturas, foram sempre descendo ligeiramente entre os carregamentos, só de Alcácer até Sacavem é que desceu um pouco nos primeiros Kms e depois estabilizou, salvo erro, nos 43º.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB - Caçoila

Mensagem por LuisG » 02 nov 2017, 23:03

Referia-me à viagem na A2, lisboa - Algarve e vice versa, na serra baixo aos 90/95, nas descidas deixo o menino embalar.
Não é uma viagem esporádica em que as temperaturas das células sobem mais um pouco que nos vão deteriorar a bateria.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - Caçoila

Mensagem por BrunoAlves » 02 nov 2017, 23:46

Grande relato, parabéns ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Fil » 02 nov 2017, 23:56

Maravilha! Excelente relato! Ve é ve ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - Caçoila

Mensagem por Orlando » 04 nov 2017, 20:38

Para quem tem receio da viagem para Algarve, tu fizeste ida e volta no mesmo dia!
Great!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”