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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 14:05
por mjr
O LS apenas indica o que o LBC lhe diz. Nestas situações o melhor é sempre ter a verdade crua de um teste da tomada, antes e depois. É possível que este update se limite a colocar a capacidade indicada de acordo com a real, mas eu pessoalmente só confio num teste da tomada bem feito.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 14:37
por Nonnus
O que eu acho estranho é que foram precisos 5 anos para a Nissan perceber que afinal havia um erro no calculo da capacidade real nos Leaf de 30!

Houve uma primeira actualização que diziam que corrigia esse problema. Sendo o meu carro de 2017 aparentemente já veio com essa actualização de fabrica, tanto que nunca levou nenhuma actualização, e agora passados 4 anos, coincidência, altura que muitos Leaf de 30 começam apresentar degradação elegível para troca da bateria em garantia aparece então mais um update, e este é que faz com que o carro estime a capacidade correcta.

Então quer dizer que durante este tempo todo alguns dos carregamentos eram desnecessários. Sinto-me enganado :mrgreen:
corrisi Escreveu:
25 mai 2021, 05:30
Viva.
Ao que parece a Nissan disponibilizou recentemente uma atualização para o LBC dos leafs de 30kwh de 2017 com versão 4NR6A, os quais não tinham qualquer recall da marca à poucos meses atrás.
A Nissan percebeu que seriam muitos os leafs de 30kwh de 2017 a serem elegíveis para substituição da bateria ao abrigo da garantia e então devem ter retirado esta da cartola.
Luís, tu já tinhas as 8 barras a algum tempo atrás e talvez não devias ter "deixado andar" o tempo. Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
Em janeiro deste ano quando o meu leaf 30kwh de 03/2017 perdeu a 4a barra, contactei o concessionário e antecipei a revisão anual. Abordei a questão da bateria e a mesma foi substituída ao abrigo da garantia em fevereiro. Agora está assim.
Com a bateria nova esta apresentar esses valores, como não tem o update, quando o fizer vão sobrar barras e vai dar para fazer quase 300km. :idea:

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 16:07
por LuisG
A Nissan Ibéria, confirma reprogramação de software do controlador. Recall campanha AP0A39.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 16:12
por LuisG
mjr Escreveu:
25 mai 2021, 14:05
O LS apenas indica o que o LBC lhe diz. Nestas situações o melhor é sempre ter a verdade crua de um teste da tomada, antes e depois. É possível que este update se limite a colocar a capacidade indicada de acordo com a real, mas eu pessoalmente só confio num teste da tomada bem feito.
Teste tomada, não fiz, mas ultimamente a autonomia estava de facto diminuída, e o soc vinha abaixo com frequência. mesmo não chegando a zero, em cerca de 5h estava a 100%. Hoje carregou durante mais de 7h a 14A.
O contador marcou 21,72KWh.
O ls ontem marcava 2,9KWh

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 16:16
por Nonnus
LuisG Escreveu:
25 mai 2021, 16:07
A Nissan Ibéria, confirma reprogramação de software do controlador. Recall campanha AP0A39.
No site youplus não aparece nada de recall. A quando da substituição das chapas de massa aparecia. :roll:

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 16:23
por frankesousa
Atualmente tenho em casa 2 Leaf:

Leaf 30kWh de 02/2016 com 110.000km, actualização do BMS feita em 2018, apresenta 10 barras
Leaf 30kWh de 07/2017 com 95.000km, zero cargas rápidas (vá 1 que vem de fábrica), ainda sem actualização, apresenta 9 barras e aparenta ter menos autonomia que o de 2016.

Uma vez que o de 2017 vai ter certamente o upgrade feito, vou fazer o meu 1º teste de tomada a cada um deles e repetir no de 2017 depois de atualizado.

O teste será feito com carga a 20A, e medido por um pzem-004t (penso ter uma precisão suficiente para o caso).
No meu algoritmo o carro devia ter 30kWh em novo (assim foi vendido pelo menos no papel) e por isso a degradação vai ser grande, mas farei os cálculos igualmente com o valor de 28kWh como muitos afirmam.

Neste caso o que procuro é saber se o carro carrega mais depois do update (não espero esse resultado) mas mais importante perceber se o 2016 e o de 2017 carregam +- o mesmo para a degradação que os seus BMS pensam ter.

Acho que o problema aqui vai ser o BMS de 2017 mostrar 0% de SOC, ou lá perto ainda com muita energia e isso faz com que o utilizador não consiga utilizar devidamente o carro.

De notar que o de 2016 já não degrada a bateria (ou melhor o BMS acha que não) há quase 1 ano, o que mostra que o software foi bem feito para não ser necessário trocar a bateria em garantia :mrgreen:


Assim que tenha dados aviso.
Se tiverem alguma dica ou pormenor de como deva fazer o teste ou que dados extrair avisem por favor.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 17:19
por Nonnus
frankesousa Escreveu:
25 mai 2021, 16:23
Leaf 30kWh de 07/2017 com 95.000km, zero cargas rápidas (vá 1 que vem de fábrica), ainda sem actualização, apresenta 9 barras e aparenta ter menos
Esse carro é do mesmo ano e mês que o meu, saíram de fabrica já com o tal upgrade que resolvia o problema (ou então não!).

O de 2016 levou o upgrade que o de 2017 já trazia de fabrica, logo também poderá levar o novo.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 17:59
por mjr
LuisG Escreveu:
25 mai 2021, 16:12
mjr Escreveu:
25 mai 2021, 14:05
O LS apenas indica o que o LBC lhe diz. Nestas situações o melhor é sempre ter a verdade crua de um teste da tomada, antes e depois. É possível que este update se limite a colocar a capacidade indicada de acordo com a real, mas eu pessoalmente só confio num teste da tomada bem feito.
Teste tomada, não fiz, mas ultimamente a autonomia estava de facto diminuída, e o soc vinha abaixo com frequência. mesmo não chegando a zero, em cerca de 5h estava a 100%. Hoje carregou durante mais de 7h a 14A.
O contador marcou 21,72KWh.
O ls ontem marcava 2,9KWh
O problema de não carregar com a bateria a zero (contactor aberto) é que os Leafs têm tendência para esconder muita capacidade perto de 0% (real) do SoC. O meu mk1 conforme se foi degradando foi vendo cada vez mais capacidade enterrada após o aviso de bateria muito fraca, que eu só usava porque tinha o Leaf Spy, O Leaf 40 esconde 9-10% de capacidade da bateria quando mostra SOC 0% (na verdade mostra --). Para ter mesmo a certeza só mesmo indo até o contactor abrir. Claro que para o fazer, a maneira mais segura é colocar o carro na garagem com o SoC mais baixo possível, e depois ligar o aquecimento do habitáculo no máximo com as portas e janelas abertas até o contactor abrir. Depois desligar o carro e carregar até 100%, de preferência a 16A, mas desde que acima ou igual a 10A está OK.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 19:41
por corrisi
Nonnus Escreveu:
25 mai 2021, 14:37
O que eu acho estranho é que foram precisos 5 anos para a Nissan perceber que afinal havia um erro no calculo da capacidade real nos Leaf de 30!

Houve uma primeira actualização que diziam que corrigia esse problema. Sendo o meu carro de 2017 aparentemente já veio com essa actualização de fabrica, tanto que nunca levou nenhuma actualização, e agora passados 4 anos, coincidência, altura que muitos Leaf de 30 começam apresentar degradação elegível para troca da bateria em garantia aparece então mais um update, e este é que faz com que o carro estime a capacidade correcta.

Então quer dizer que durante este tempo todo alguns dos carregamentos eram desnecessários. Sinto-me enganado :mrgreen:
corrisi Escreveu:
25 mai 2021, 05:30
Viva.
Ao que parece a Nissan disponibilizou recentemente uma atualização para o LBC dos leafs de 30kwh de 2017 com versão 4NR6A, os quais não tinham qualquer recall da marca à poucos meses atrás.
A Nissan percebeu que seriam muitos os leafs de 30kwh de 2017 a serem elegíveis para substituição da bateria ao abrigo da garantia e então devem ter retirado esta da cartola.
Luís, tu já tinhas as 8 barras a algum tempo atrás e talvez não devias ter "deixado andar" o tempo. Mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
Em janeiro deste ano quando o meu leaf 30kwh de 03/2017 perdeu a 4a barra, contactei o concessionário e antecipei a revisão anual. Abordei a questão da bateria e a mesma foi substituída ao abrigo da garantia em fevereiro. Agora está assim.
Com a bateria nova esta apresentar esses valores, como não tem o update, quando o fizer vão sobrar barras e vai dar para fazer quase 300km. :idea:
Não sei porquê, mas acho que não serei chamado pela marca para levar este update! Vou aguardar e se tiver notícias posto por cá.

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Enviado: 25 mai 2021, 19:50
por Nonnus
Pedes tu o update! Se existe um erro como o carro calcula a capacidade o teu também tem esse erro, independentemente se tem bateria nova.