DB de um LEAF 30 em Alenquer

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corrisi
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por corrisi » 25 mai 2021, 20:05

Nonnus Escreveu:
25 mai 2021, 19:50
Pedes tu o update! Se existe um erro como o carro calcula a capacidade o teu também tem esse erro, independentemente se tem bateria nova.
Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.
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LuisG
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 25 mai 2021, 20:09

Teste de tomada ou não , o certo é que inventaram uma atualização de software nova.
Ontem ainda na oficina liguei o LS e tinha mais de 16kwh na bateria, que não tinha antes quando o deixei. A bateria não foi carregada nem descarregada por eles , portanto comprova que mexeram na energia que o carro mostra.
O mais provável é ter agora capacidade de descarregar mais as células, abaixo do que estava antes definido.
Isso como o Nuno referiu atrás pode trazer outros problemas .
Última edição por LuisG em 25 mai 2021, 20:11, editado 1 vez no total.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 25 mai 2021, 20:10

corrisi Escreveu:
25 mai 2021, 20:05


Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.
Consegues confirmar no LS qual a versão de software que tens ?
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por corrisi » 25 mai 2021, 20:24

LuisG Escreveu:
25 mai 2021, 20:10
corrisi Escreveu:
25 mai 2021, 20:05


Bem visto! Para já e volvidos quase 4 meses após a substituição e 5 mil kms percorridos o SOH e os AHr estão exatamente iguais, isto é, 103.6 e 83.89, respetivamente. Para já, aumentar alguma coisa vai ser difícil, mas se existir um erro na leitura, ele lá estará obviamente.
Consegues confirmar no LS qual a versão de software que tens ?
Viva. Sim, é a 4NR6A!
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por Nonnus » 25 mai 2021, 21:01

LuisG Escreveu:
25 mai 2021, 20:09
Teste de tomada ou não , o certo é que inventaram uma atualização de software nova.
Ontem ainda na oficina liguei o LS e tinha mais de 16kwh na bateria, que não tinha antes quando o deixei. A bateria não foi carregada nem descarregada por eles , portanto comprova que mexeram na energia que o carro mostra.
O mais provável é ter agora capacidade de descarregar mais as células, abaixo do que estava antes definido.
Isso como o Nuno referiu atrás pode trazer outros problemas .
Eu nestas ultimas 24h já li tanto comentário acerca disto que neste momento já não sei o que pensar. Já vi comentários a dizer que provavelmente aumentaram de 3.6 para os 4.2 a tensão das células, como já vi também comentários a dizer que em vez do carro abrir o contactor aos 2.9/3.1 agora abre com a tensão mais baixa. Se foi algumas destas soluções vai fazer com que as baterias se lixem ainda mais depressa, mas por essa altura já todos os Leaf estão fora da garantia.

O que penso, como já referi, é que 5 anos é demasiado tempo para dar com a lebre escondida e aparece numa altura em que muitos carros iam levar baterias dentro da garantia.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2021, 21:55

Nonnus Escreveu:
25 mai 2021, 21:01
aumentaram de 3.6 para os 4.2 a tensão das células
Basta veres prints do LS para veres que isso não é verdade. A 100% a tensão andava pelos 4,1V. Mesmo que aumentassem para 4,2V, o aumento de energia resultante é residual...
Nonnus Escreveu:
25 mai 2021, 21:01
abrir o contactor aos 2.9/3.1 agora abre com a tensão mais baixa
Também não pode ser o caso. Os mk1 abriam aos 3V, os mk2 aos 2,8V e os 30kWh aos 2,6V se não me falha a memória.

É muito estranho de facto. Obviamente que o LS mostra o que o BMS tem. Se mudaram as regras ao BMS então o LS vai mostrar as novas informações. Por isso é que olhar para o LS e constatar que ele mostra mais energia, mais gids, mais Ah, autonomia, etc, objectivamente não quer dizer nada. Só mesmo fazendo o teste da tomada se podem tirar conclusões. Isso e claro, comparando a autonomia indicada com a realidade, mas aí já aparecem factores confundidores com alguma facilidade
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por radikal » 26 mai 2021, 09:22

Tenho um leaf 30 de 03/2017 e vou seguir este tópico com muita atenção.
Só tenho 51000 e tenho 11 barras. Nunca fui de registar tudo e mais alguma coisa sobre a degradação da bateria, mas vendo estes relatos... mudei de ideias.

Não terão eles diminuido o buffer entre a capacidade total real da bateria e a que permitem ao carro utilizar?

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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2021, 09:58

radikal Escreveu:
26 mai 2021, 09:22
Não terão eles diminuido o buffer entre a capacidade total real da bateria e a que permitem ao carro utilizar?

É disso que estamos a falar.



mjr se calhar era boa ideia separar alguns dos posts e criar um tópico para o efeito, visto que isto ainda vai dar pano para mangas e estamos num DB.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por mafgod » 26 mai 2021, 10:19

Última edição por mafgod em 26 mai 2021, 10:26, editado 1 vez no total.

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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por FullElectric » 26 mai 2021, 10:25

Gostava de ver um print das tensões da células no momento em que o carro abre o contator
Tive um Leaf 30 de 2016 e ainda tenho os valores que tirei dele na altura (sem esse sw "milagroso" que estão a querer vender como revitalizador de baterias)
Carregado a 100%: 4,123V na célula mais alta
2º aviso de BF ainda tinha mais de 3V na célula mais baixa
Tartaruga: 2,585V na célula mais baixa
Totalmente descarregado (depois de abrir contator): 2,511V na célula mais baixa

Sinceramente, não acredito que tenham alterado estes limites mas, gostava de ver

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