DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por pemifer » 11 jun 2019, 15:26

:text-offtopic:
Off topic: sabem aquela coisa de implicarem com a Tesla por ser um construtor de carros recente?
Andei recentemente num C5 como passageiro traseiro... (C5 carro, este C5 SUV ou carrinha, não conheço)
Não tem o habitual puxador por cima da janela para o passageiro levar o braço pendurado se quiser, senti mesmo a falta da porcaria do puxador.
Os comandos de abertura dos vidros são na consola central em baixo, junto aos pés do terceiro passageiro.
Os comandos de abertura dos vidros estão na vertical e carrega-se para baixo para fechar e para cima para abrir.
E depois na Tesla é que são novatos...

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 11 jul 2019, 15:51

vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por corrisi » 11 jul 2019, 17:29

sparrow Escreveu:
11 jul 2019, 15:51
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!
A prova que os teus testes e a forma como o zelaste foram os ingredientes certos para aumentar a longevidade da bateria. Fiquei curioso e dentro em breve, com mais tempo, vou tentar levar a cabo alguns dos teus conselhos e acompanhar a evolução do HX em tempo real. 👌
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 14 jul 2019, 16:27

Foi um factor que não referi na altura...

Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro... Infelizmente, passado 2 meses, as coisas cada vez estão piores...

Tenho como objectivo voltar à mobilidade eléctrica daqui por 3-5 anos... Espero que nessa altura já exista uma rede de carregamento fiável!

Hoje... Ou se tem Tesla ou se corre o risco de ficar a pé!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2019, 16:37

sparrow Escreveu:
14 jul 2019, 16:27
Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro...
E tu é que sabes :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por pemifer » 15 jul 2019, 10:23

sparrow Escreveu:
11 jul 2019, 15:51
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!
Excelentes conselhos, obrigado!
Vou passar a prestar atenção ao Hx!
Obrigado pelo post, assim o teu conhecimento adquirido não se perde!

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FiwiPITO » 17 jul 2019, 08:59

Incrível a quantidade de CR's que tens em 105.000kms :o
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 31 jul 2019, 12:31

em brve irei entregar o carro à troca...

sabem alguma maneira fácil e rápida de apagar toda a informação pessoal do carro? tipo n.ºs de telefone e destinos gravados no infotainment?

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FiwiPITO » 31 jul 2019, 15:12

Não sei, mas pergunta ao Jasmim ou ao Orlando, Eles devem de saber visto que importam muitos carros, aquilo deve ser apagado de alguma forma. :?

Verifica esta informação; https://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=18741
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por filipeoliv » 31 jul 2019, 16:46

O mais chato de apagar dados é no GPS, já não me lembro bem como fiz mas apaguei tudo.
O meu trazia muita coisa...

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”