DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 03 ago 2016, 15:04

Um pouco atrasado, mas finalmente (ao fim de quase 2 meses e 3000Km) venho criar o DB do VoltMobil (nome dado pelas minhas filhas).

O Acenta de 2016 é propriedade da minha cara metade, mas efetivamente ela tem sido generosa e tem-me deixado desfrutar. Não sei até quando...
Comprado no Entreposto Loures inicio de Junho.

Uma das consequencias não anunciadas foi a mudança da titularidade do contrato EDP para o nome da minha esposa (para beneficiar da promoção da EDP). Até aqui tudo bem.
Eis senão quando...
A EDP enviou uma cartinha informando que o sistema Solar Fotovoltaico que temos estava no meu nome e por isso teria de ser alterado. O quê? Como? Onde?
Aparentemente na DGEG / SERUP isso pode ser feito depois de reunir a documentação e enviar.
Foram simpáticos e tratei até agora por mail, mas... Mas nesta altura segunda informaram estão a tratar dos casos de Abril/16. Por isso o meu caso será tratado talvez para fins de Setembro. Até lá deixei de receber as verbas do Solar - segundo informaram serão devolvidas quando a regularização estiver autorizada (e a EDP fizer um novo contrato com novo titular). Isto tudo porque na lei diz que a instalação de produção tem de estar no mesmo nome da instalação de consumo.

Voltando à base quando saímos do Stand (ainda a experimentar pedais) o LEAF apresentou 199Km carregado (a 100% segundo o vendedor)!...
De resto tudo normal. Iniciou-se a fase da nossa aprendizagem prática.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por mafgod » 03 ago 2016, 15:54

Não teria sido mais fácil colocares o DUA em teu nome... tratares das coisas.... e.... se assim o pretendesses... mudar o titular do DUA mais tarde? :-)

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 03 ago 2016, 22:12

mafgod Escreveu:Não teria sido mais fácil colocares o DUA em teu nome... tratares das coisas.... e.... se assim o pretendesses... mudar o titular do DUA mais tarde? :-)
DUA? Essa sigla ainda não conheço.

Mas se percebi o sentido o carro tinha de ficar no nome da cara metade porque o outro carro para abate era dela (C3 com 12 anos).

Mas para continuar o report na primeira semana foi época de aprendizagem e "show-off".
No emprego fiz as honras e com os colegas (normalmente ao almoço) fiz as demonstraçoes da praxe.

Entretanto ao mesmo tempo experimentei os mínimos de consumo para conseguire o máximo de autonomia.
Cheguei aqui:
DSC_0582_compress.jpg
Carga 100%
Com 12.2 aos 100 Km teria esperado um pouco mais. Neste altura ainda não tinha o ODB para obter outras medidas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por Orlando » 03 ago 2016, 22:14

226km...quem me dera....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 03 ago 2016, 22:38

Orlando Escreveu:226km...quem me dera....
OK. Concordo. Não é mau.
Mas eu acalentava a esperança de com o consumo baixo suficiente conseguir chegar perto dos 250... :doh:

Entretanto começava a conseguir perceber e mexer em dois botões de seguida sem perder o norte...

Comecei a procurar por um ODB. Li muitos posts deste forum sobre o assunto e finalmente comprei o meu (na margem sul).
Um dos primeiros screens com o LeafSpy já é conhecido mas deixo-o aqui para referência.
Anexos
Screenshot_2016-06-28-09-01-56.png
1o ScreenShot do Leaf Spy Lite

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 03 ago 2016, 22:52

De seguida aconteceu uma data muito especial que não tem a ver com o LEAF.
Fomos promovidos (cá em casa) a avós de uma netinha linda. Como ela não está por cá tivemos nós de ir lá fora assumir o nosso "lugar"! :D

Mas não há bela sem senão. Logo de seguida fui presenteado com uma batida atrás do LEAF numa passadeira por uma mota que não parou a tempo. :x
Como existe já um tópico com esse assunto penso não ser importante repetir.
A peritagem atrasou-se, depois vieram as peças e só hoje a oficina (Caetano Power) marcou a data para a reparação.
Esperemos que não haja surpresas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por BrunoAlves » 03 ago 2016, 23:13

Há aqui malta a marcar 10,5 - 11kW (eu não consigo, nem de perto nem de longe!)
Se conseguires chegar a esses valores passas os 250km na boa ;)

PS: parabéns pela "promoção" ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 03 ago 2016, 23:29

Devem lembrar-se das perguntas que fiz antes de comprar o LEAF. A famosa viajem dos 210Km para os lados da Sertã.
Levou algum tempo a preparar, mas já conteceu pela 1a vez.

No fim de semana passado fiz a 1a viajem Queijas >> A1 >> A23 >> A13 >> IC8 >> Pedrógão Pequeno (perto da Sertã).
Para ser feita como mandam as regras (como fiz sempre no V50) iamos 3 adultos, 1 Cadela e carga média.
A viajem foi feita em dois troços ( penso não ser possível fazer de uma penada ): Queijas >> Aveiras (carga até 98%) e Aveiras >> PPequeno.
O ultimo troço teve suspense suficiente - Entre o Nr da autonomia (KM) e o Nr que o GPS indicava (KM até destino) houve uma diferença a rondar os 30 KM. Quando essa diferença descia... :think: :think: (tenho de referir que confirmei com a Assist em Viajem não fosse o diabo tecê-las).

Aqui vão algumas imagens da viajem de Ida:
DSC_0807.JPG
Inicio da Viajem
DSC_0807.JPG (87.26 KiB) Visto 5173 vezes
DSC_0808.JPG
Chegada a Aveiras - Condução: Livre
DSC_0808.JPG (86.9 KiB) Visto 5173 vezes
DSC_0811.JPG
Saida Aveiras - 98% - Agora sem rede...
DSC_0811.JPG (83.29 KiB) Visto 5173 vezes
A distância prevista era 144 KM - teoricamente sem problemas. Mas na A13 e principalmente na IC8 há descidas e grandes subidas. Por isso tentou-se não ultrapassar os 90KM/hora (100 nas descidas).
DSC_0813.JPG
Chegada com uns Km de margem
DSC_0813.JPG (38.6 KiB) Visto 5173 vezes
E um LS:
Screenshot_2016-07-30-10-40-12.png
A viajem sem Aveiras (carga rápida) não era prática. Com Aveiras é perfeitamente aceitável.
No entanto em Aveiras a bateria tem de chagar pelo menos aos 97% e isso torna a carga mais lenta.
A solução terá de ser aparecer um carregadore rápido na área da A1 de Santarém. Esperemos...

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 04 ago 2016, 00:00

Só falta a viajem de regresso.
Não deveria ser muito diferente. Mas houve um efeito inesperado (pelo menos para mim). Quando em Aveiras se faz a carga rápida a temperatura de algumas células da Bateria chegou aos 39º! :o
Coloco a chegada a aAveiras e a chegada a Queijas(Lisboa).
DSC_0821.JPG
Chegada a Aveiras
DSC_0821.JPG (49.44 KiB) Visto 5165 vezes
Agora a temperatura das Baterias antes da carga rápida até 80%:
Screenshot_2016-08-01-09-22-14.png
LS antes carga rápida
Chegada a Lisboa:
Screenshot_2016-08-01-10-38-54.png
Depois da chegada a Lisboa
DSC_0826.JPG
Queijas - Distancia Total 213 KM
Dúvida: O aumento da temperatura da bateria ( até aos 39 Gr) parece ter acontecido durante a carga em Aveiras. Alguém já teve esse efeito?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por BrunoAlves » 04 ago 2016, 00:11

Sim, é normal. Cargas rápidas fazem fluir muita corrente nas baterias e provocam aquecimento. É mesmo assim ;)
Se tens de fazer CR em Aveiras, podes carregar só 10 minutos para chegares sem stress a casa e depois usares uma carga mais lenta para repor o restante ;)

É assim mesmo, viagens grandes! É preciso desmistificar a ideia da falta de autonomia dos VEs. Houvessem mais PCRs e íamos a todo o lado ;) Lá chegaremos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”