DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por papacurvas » 02 nov 2020, 15:28

Fomos dois, deve ser do frio..... :cry:
Leaf 30 Jan/16 com 98k km

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 06 jan 2021, 15:57

"Throwback 2020"

- O ano que findou saldou-se pelos ~18k kms, menos ~5k kms do que o expectável devido aos confinamentos, menos viagens de fds e férias, etc..A 48h do fecho do ano o QM atingiu a bela marca dos 120k kms.
- Tal como suspeitei no último update, após longos meses de cargas parciais 20%-80% a queda da 11º barra foi muito prematura. Desde final de Novembro que o QM carrega a 90%-100% para a mulher enfrentar melhor os rigores do Inverno sem stressar com os avisos de bateria à vinda...na última medição que fiz o AHr estava nos ~52%, bem longe da perca da 11º barra...este BMS dos nipónicos...
- Com o frio os plásticos encolhem e já dá para notar em definitivo alguns ruídos parasitas da consola frontal, nomeadamente algures nas entranhas do quadrante superior do velocímetro...espero que não piore muito senão deixo de poder andar com o carro com rádio desligado...
- Por último, um DIY para quem procura uma tampa para proteger da água os apoios da suspensão da frente...tinha dado como alternativa as tampas dos frascos de salsicha, mas o único senão era a corrosão dos mesmo...com efeito os meus com ~1.5 anos já mostravam avançado estado de corrosão...ao vasculhar na reciclagem deparei-me com as tampas de plástico do Mokambo e pensei que aquilo parecia mesmo 'à medida'...experimentei e é mesma na muche! Penso que para além do Mokambo a marca em causa usa o mesmo tipo de tampas noutros produtos, como Pensal, etc...fica a dica para quem não quer gasta €€ numas tampas.

Bom ano de 2021 a todos!

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 14 jan 2021, 22:03

-- Comportamento ESP --

Só um 'heads up' ao pessoal por causa do comportamento do ESP do Leaf.
Ontem, fiz um troço sinuoso que faço quase diariamente em 'drift' pois estava atrasado para ir à hora de expediente do banco. Confesso que abusei um pouco, mas faço isso com alguma regularidade e normalidade naquela zona remota.
Ontem para meu espanto ia tendo um acidente por causa do ESP... À saída de uma zona em curvas, é normal meter o carro um pouco em drift para aproveitar a aceleração de saída e endireitar o mesmo...algo banal que já fiz com o Leaf, CI, etc...ontem por alguma razão o ESP ligou e uma das limitações foi precisamente o bloqueio do acelerador. Numa fracção de segundo tentei perceber o que se passava no quadrante, vi uma luz laranja que entretanto se apagou e por instinto meti 'pé na tábua'...foi o que me salvou, pois o carro estava em 'drift' para a berma/morro.
Aprendi a lição...comigo no Leaf, ESP só ligado em chuva.

Já aconteceu a alguém algo semelhante? É o comportamento normal do ESP o bloquear do acelerador?....entendo a limitação de aceleração, agora bloquear completamente não me cabe no juízo.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por filipeoliv » 14 jan 2021, 23:59

Antes de meter pneus novos, o meu ligou algumas vezes em curva.
Quanto ao ser normal a quebra de acelerador, no meu antigo MB, fazia o mesmo, e salvou-me algumas vezes de ter um acidente...

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 05 abr 2021, 17:10

Desconfinando...

O confinamento fez muito mal ao QM e sua bateria...a 18 de Março acabei por fazer um teste de tomada para perceber se o reportado pelo LS estava correcto (uma forte degradação no último ano). Parece que sim, o valor de 19.1kW na tomada indica essa perda de ~1kW num ano, facto provavelmente derivado dos poucos kms totais do ano 2020 e apenas 1645km desde 20 de Dezembro de 2020...parece que a degradação acelera com as células paradas ou então é o BMS que, novamente, está a reportar valores muito conservadores.

Relativamente ao ESP, das poucas saídas que realizei durante o confinamente reparei que o problema se vinha agravando...qualquer curva apertada para a esquerda com um pouco mais de velocidade, mas nada de anormal em termos de segurança/aderência, lá vinha a luz no dashboard e o efeito em 'reverse' de ABS a limitar a aceleração.
Já levantei o carro e verifiquei folgas na suspensão e transmissão mas não vi nada a assinalar. Entretanto desmontei a ligação dos sensores do ESP na remota na esperança que seja algo de mau contacto eléctrico...vamos a ver os próximos meses de tempo seco.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 28 abr 2021, 14:04

E ao final de 5 anos (na minha posse) e com ~123k kms e ~78% de SOH, chega ao final este diário de bordo do QM.

Não vendi o carro, ainda se mantém em 'plena' actividade...apenas não me revejo no actual panorama das coisas (fórum/"associação"/modelo)

Um abraço a todos! Aprendi muito durante estes anos, e por isso o meu muito obrigado!!

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Novo dono para o QM

Mensagem por fernandinand » 27 jan 2024, 13:37

Bom dia a todos,

Chegou o momento! O QM procura novo dono.

São quase 8 anos de muitas memórias e fiabilidade. Esta máquina seguiu à risca o gráfico de degradação e está neste momento com 166k kms e ainda com um SOH de ~73%, embora na realidade sejam mais uns quantos.
Hoje tirei um screenshot do LS, após uma descarga a quase 10% (11.6%) e está neste momento a carregar para ver a capacidade actual do pack, coisa que já não faço há uns 4 anos. Segue sempre a religiosa máxima dos 80%-20%, só nos últimos 2 anos no Inverno carrega a 100% para realizar a viagem diária de ~75kms com conforto (AC ligado e sumo para algum desvio).

Imagem

Em resumo, este pack é da segunda geração (o lizzard pack) e perdeu a 3ª barra no início do Outono passado, embora como se pode ver no gráfico de degradação foi um 'toque e fogue'...está acima disso neste momento.

Estou disponível a ouvir proposta por PM ou para o meu email, que é o meu nick aqui do forum at gmail.

Em breve, conto fazer um challenge de 100km (non stop) com vídeo que servirá de apoio à venda do QM. Depois meto aqui o link.

Cumprimentos,

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por Nonnus » 28 jan 2024, 02:35

Não querendo dizer que a bateria está melhor ou pior do que indica o que temos visto nos últimos meses é que os valores de soh nalguns casos não correspondem a realidade.

Por exemplo o meu carro perdeu as 4 barras, já esteve nos ~50% e neste momento está(va) nos ~70%, continua a dizer que faz 150km quando nem 50 faz.

Terá que ser mesmo com testes de estrada para aferir a capacidade da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 28 jan 2024, 12:56

Nonnus Escreveu:
28 jan 2024, 02:35
Não querendo dizer que a bateria está melhor ou pior do que indica o que temos visto nos últimos meses é que os valores de soh nalguns casos não correspondem a realidade.

Por exemplo o meu carro perdeu as 4 barras, já esteve nos ~50% e neste momento está(va) nos ~70%, continua a dizer que faz 150km quando nem 50 faz.

Terá que ser mesmo com testes de estrada para aferir a capacidade da bateria.
Aí eu diria que não se pode comparar uma bateria com modulos avariados, com uma bateria sã.
Um rapido teste de estrada mostraria logo os problemas, digo eu...
Pela minha experiência os valores de SoH só estarão perto da realidade se esse carro fizer regularmente ciclos quase completos, até os valores de SoC se baralham com ciclos pequenos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 29 jan 2024, 12:58

Bom, não pensei que fosse necessário aclarar esta informação, porque meti a venda propositadamente neste DB, mas trata-se da versão 24kWh e portanto não padece dos problemas comuns da 'torradeira eléctrica' que foi o 30kWh...

Relativamente à monitorização da saúde da bateria, não sou propriamente novato nestas andanças, embora a fase de idolatração da viatura já tenha passado há muito...basicamente esta monitorização é feita de modo indirecto, andado com o carro alguns fim de semana, típicamente entre 20 a 30 km nos afazeres de fim de semana (ou seja, sexta-feira ~75km + 25km fins de semana = 100km). Só no Inverno noto que o carro chega a Domingo à noite nos --- no GOM, o que vai ao encontro com a estimativa dele a 100% (algures entre os 100 e os 110km de Inverno, dependendo do frio).

Realizei o teste de tomada, mas vou ter de voltar a realizar pois acho que alguma coisa está mal no medidor que utilizo. Vou ter de pedir outro emprestado para aferir da correcção deste resultado, que nem nas minhas melhores perspectivas pensei possível. (~19.1kW@10A medidos à saída da tomada...)

Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”