Uma espécie de diário - E-NV200
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Parte 3 - interior:
A ENV200, tal como quase todas as variantes de 5 (ou mais) lugares dos furgões que lhes dão origem, tem um espaço interior bastante generoso. Como a Nissan gosta de dizer, "tipo monovolume". No entanto, a ENV200 está longe de se poder considerar um monovolume, como veremos adiante. Os acabamentos interiores da versão "Evalia" são de qualidade superior ao furgão, não se vendo chapa á mostra, mas não estão dentro da classe "monovolume" (se bem que isto é algo subjectivo).
O posto de condução é alto, e com excelente visibilidade (O que irá agradar imenso às senhoras). O ajuste do banco é simples, mas só tem alcance e inclinação das costas. Para pessoas com estatura de 1,8m e acima terão alguma dificuldade em encontrar uma posição de condução 100% confortável, pois o ângulo das pernas, ângulo do banco e posição do acelerador não convergem para permitir viagens mais longas sem algum desconforto. De qualquer modo, as limitações naturais encarregar-se-ão de manter as viagens curtas o suficiente.
Do lado do passageiro. Note-se que a altura do piso deste lado ainda torna mais agudo o angulo das pernas.
Espaço de arrumação debaixo do assento do condutor.
Espaço de arrumação entre os bancos. Suporte para copos/garrafas incluido.
Travão de mão junto ao banco do passageiro, numa posição pouco normal. Na prática, rapidamente ignoramos isto.
Lugares traseiros com tabuleiros, um detalhe agradável, mas com utilidade prática duvidosa, como veremos adiante. O espaço é adequado e em linha com o esperado. Os bancos são algo duros, o que prejudica o conforto. De notar que existe uma tomada de 12V na consola traseira.
O porta luvas é absolutamente minimalista, e só lá cabe mesmo a bolsa com a documentação.
Acionador do capot e tampa de carregamento, bem como ajuste dos espelhos e faróis. A posição de ajuste dos espelhos é algo estranha, mas em linha com outros furgões. Note-se também o botão de anulação do temporizador, e a tampa que dá acesso á ficha pra eventual instalação do ODBII (que não está instalado).
Mais dois botões, para desligar o ESP e fazer calar o "bip" da marcha atrás. A seu tempo falaremos nisto.
Numa posição muito pouco conveniente (quase junto ao chão), estão as fichas de audio USB e Jack (tampa fechada), e uma tomada de 12V. Os fumadores não são contemplados nem com isqueiro, nem com cinzeiro. Deixem mas é de fumar.
Mais acima, os controles do aquecimento dos bancos e do volante. Pois. Extremamente útil no sul da Europa.
Manipulo dos modos de condução.
Consola central, onde o LCD do sistema Carwings é central. Controles do AC automático, botão de "power", modo "ECO" e de tranca das portas. Note-se que as portas não trancam automaticamente a partir de determinada velocidade, como acontece na larga maioria dos veículos desta gama de preço, e que custaria "zero" implementar. Mas infelizmente não é a única omissão. A ENV200 Evalia, apesar dos seus bem mais de 30000 € de PVP, não traz, pasme-se, cruise control. Se a Nissan quer promover a ENV200 como um "monovolume eléctrico", não é a cortar nas coisas que o cliente espera "por defeito" que lá vão. Mais uma vez, o custo seria quase zero (uns botões e pouco mais). Mas há mais...
Pala para o sol simplista, sem espelho de cortesia, e muito menos, iluminação. Mas o melhor vem aí...
O que é que falta a este espelho retrovisor? Pois. Inacreditavelmente, a Nissan decidiu que um espelho dia/noite não fazia falta num veiculo de mais de 30K, de passageiros, e que é suposto ser "tipo monovolume". Na prática, circular de noite obriga a estar constantemente a ajustar o espelho, que obviamente também não é electrocromático. Uma falha inadmissível, mais uma vez com custo quase zero.
Apesar da ENV200 Evalia ser supostamente o topo da gama, estas omissões, a roçar o inacreditável, diminuem fortemente o prazer de condução. O Cruise control, porque é francamente desconfortável passar mais de 30 minutos com o pé no acelerador numa AE e o espelho dia/noite, porque é um acessório de segurança imprescindível, que deveria ser obrigatório. O espelho de cortesia, as senhoras agradeceriam.
Estas falhas não "matam" a ENV200 obviamente, mas são expectáveis em veículos de metade do preço, deixando uma sensação de "Tio Patinhas" para com a Nissan. Por outro lado vemos acessórios inúteis como os aquecedores de volante e assentos, muito úteis em Inglaterra ou na Alemanha, se calhar. Se fossem antes arrefecedores...
Continua...
A ENV200, tal como quase todas as variantes de 5 (ou mais) lugares dos furgões que lhes dão origem, tem um espaço interior bastante generoso. Como a Nissan gosta de dizer, "tipo monovolume". No entanto, a ENV200 está longe de se poder considerar um monovolume, como veremos adiante. Os acabamentos interiores da versão "Evalia" são de qualidade superior ao furgão, não se vendo chapa á mostra, mas não estão dentro da classe "monovolume" (se bem que isto é algo subjectivo).
O posto de condução é alto, e com excelente visibilidade (O que irá agradar imenso às senhoras). O ajuste do banco é simples, mas só tem alcance e inclinação das costas. Para pessoas com estatura de 1,8m e acima terão alguma dificuldade em encontrar uma posição de condução 100% confortável, pois o ângulo das pernas, ângulo do banco e posição do acelerador não convergem para permitir viagens mais longas sem algum desconforto. De qualquer modo, as limitações naturais encarregar-se-ão de manter as viagens curtas o suficiente.
Do lado do passageiro. Note-se que a altura do piso deste lado ainda torna mais agudo o angulo das pernas.
Espaço de arrumação debaixo do assento do condutor.
Espaço de arrumação entre os bancos. Suporte para copos/garrafas incluido.
Travão de mão junto ao banco do passageiro, numa posição pouco normal. Na prática, rapidamente ignoramos isto.
Lugares traseiros com tabuleiros, um detalhe agradável, mas com utilidade prática duvidosa, como veremos adiante. O espaço é adequado e em linha com o esperado. Os bancos são algo duros, o que prejudica o conforto. De notar que existe uma tomada de 12V na consola traseira.
O porta luvas é absolutamente minimalista, e só lá cabe mesmo a bolsa com a documentação.
Acionador do capot e tampa de carregamento, bem como ajuste dos espelhos e faróis. A posição de ajuste dos espelhos é algo estranha, mas em linha com outros furgões. Note-se também o botão de anulação do temporizador, e a tampa que dá acesso á ficha pra eventual instalação do ODBII (que não está instalado).
Mais dois botões, para desligar o ESP e fazer calar o "bip" da marcha atrás. A seu tempo falaremos nisto.
Numa posição muito pouco conveniente (quase junto ao chão), estão as fichas de audio USB e Jack (tampa fechada), e uma tomada de 12V. Os fumadores não são contemplados nem com isqueiro, nem com cinzeiro. Deixem mas é de fumar.
Mais acima, os controles do aquecimento dos bancos e do volante. Pois. Extremamente útil no sul da Europa.
Manipulo dos modos de condução.
Consola central, onde o LCD do sistema Carwings é central. Controles do AC automático, botão de "power", modo "ECO" e de tranca das portas. Note-se que as portas não trancam automaticamente a partir de determinada velocidade, como acontece na larga maioria dos veículos desta gama de preço, e que custaria "zero" implementar. Mas infelizmente não é a única omissão. A ENV200 Evalia, apesar dos seus bem mais de 30000 € de PVP, não traz, pasme-se, cruise control. Se a Nissan quer promover a ENV200 como um "monovolume eléctrico", não é a cortar nas coisas que o cliente espera "por defeito" que lá vão. Mais uma vez, o custo seria quase zero (uns botões e pouco mais). Mas há mais...
Pala para o sol simplista, sem espelho de cortesia, e muito menos, iluminação. Mas o melhor vem aí...
O que é que falta a este espelho retrovisor? Pois. Inacreditavelmente, a Nissan decidiu que um espelho dia/noite não fazia falta num veiculo de mais de 30K, de passageiros, e que é suposto ser "tipo monovolume". Na prática, circular de noite obriga a estar constantemente a ajustar o espelho, que obviamente também não é electrocromático. Uma falha inadmissível, mais uma vez com custo quase zero.
Apesar da ENV200 Evalia ser supostamente o topo da gama, estas omissões, a roçar o inacreditável, diminuem fortemente o prazer de condução. O Cruise control, porque é francamente desconfortável passar mais de 30 minutos com o pé no acelerador numa AE e o espelho dia/noite, porque é um acessório de segurança imprescindível, que deveria ser obrigatório. O espelho de cortesia, as senhoras agradeceriam.
Estas falhas não "matam" a ENV200 obviamente, mas são expectáveis em veículos de metade do preço, deixando uma sensação de "Tio Patinhas" para com a Nissan. Por outro lado vemos acessórios inúteis como os aquecedores de volante e assentos, muito úteis em Inglaterra ou na Alemanha, se calhar. Se fossem antes arrefecedores...
Continua...
- VETL
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Acho que o espelho nem existe nas versões comerciais. Como é fechado atrás, só podemos usar os espelhos laterais.
O controlo das portas não dá para parametrizar como no Leaf? Já experimentou com Leafspy?
O controlo das portas não dá para parametrizar como no Leaf? Já experimentou com Leafspy?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Olá,VETL Escreveu:Acho que o espelho nem existe nas versões comerciais. Como é fechado atrás, só podemos usar os espelhos laterais.
O controlo das portas não dá para parametrizar como no Leaf? Já experimentou com Leafspy?
Acredito que não exista nas versões comerciais, até porque não faz falta. Agora num veiculo de 5 lugares, não me parece razoável tal falha. Isto é somente a minha opinião.
O controlo das portas dá para parametrizar, através da consola. Salvo erro, chama-se "controlo selectivo de abertura das portas" ou algo assim.
Ainda não testei o Leafspy, tenho de comprar o ODBII. já agora, qual modelo será o adequado?
Rui
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
E fotos debaixo do capot?
Esse modelo tem climatização do pack?
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 327#p70389rtripa Escreveu:...Ainda não testei o Leafspy, tenho de comprar o ODBII. já agora, qual modelo será o adequado?...
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Parte 4 - Informação na consola
A ENV200 Evalia traz o sistema Carwings, muito parecido, se não igual ao do Leaf, portanto não vou entrar em detalhes mas sim focar-me na consola do condutor.
A consola é diferente do Leaf. Ao centro, e por ordem de cima a baixo, temos velocímetro, Barras de potência usada/nível de regeneração, Barras indicadoras de nível de carga e indicador de autonomia restante estimada. Á direita, os indicadores típicos de qualquer automóvel, e á direita as informações diversas, que vão rodando pressionando os botões á direita da coluna do volante.
Em detalhe, as informações diversas. Neste caso, as famosas "12 barras", ainda todas no sitio (também era melhor...)
Aqui, o nível de regeneração desde o ultimo reset.
O consumo médio. Em andamento, a barra vai variando consoante o consumo, mas é extremamente imprecisa na indicação, por vezes indo a zero quando não devia. Note-se que este valor "médio" não foi confirmado se é válido ou não.
Indicador numérico de nível de carga da bateria.
Indicador de temperatura da bateria. Tem oscilações, mas nunca chegou sequer perto do "Alto", mesmo nos dia mais tórridos de Agosto.
Velocidad máxima e média. Note-se que a ENV200 está limitada electronicamente a 120 Km/h.
Indicadores de pressão dos pneus. O esquerdo dianteiro demora um pouco mais a mostrar informação, e aqui tinha andado muito pouco, só para a foto mesmo.
Odómetro Total e horas de condução.
Tempo estimado de carga a 3 e 6 kW.
Opções de configuração.
Dentro das Opções, vários menus de acesso ás opções.
Idem.
Ibidem. Não vou entrar em demasiado detalhe aqui, se tiverem dúvidas, perguntem.
Continua...
A ENV200 Evalia traz o sistema Carwings, muito parecido, se não igual ao do Leaf, portanto não vou entrar em detalhes mas sim focar-me na consola do condutor.
A consola é diferente do Leaf. Ao centro, e por ordem de cima a baixo, temos velocímetro, Barras de potência usada/nível de regeneração, Barras indicadoras de nível de carga e indicador de autonomia restante estimada. Á direita, os indicadores típicos de qualquer automóvel, e á direita as informações diversas, que vão rodando pressionando os botões á direita da coluna do volante.
Em detalhe, as informações diversas. Neste caso, as famosas "12 barras", ainda todas no sitio (também era melhor...)
Aqui, o nível de regeneração desde o ultimo reset.
O consumo médio. Em andamento, a barra vai variando consoante o consumo, mas é extremamente imprecisa na indicação, por vezes indo a zero quando não devia. Note-se que este valor "médio" não foi confirmado se é válido ou não.
Indicador numérico de nível de carga da bateria.
Indicador de temperatura da bateria. Tem oscilações, mas nunca chegou sequer perto do "Alto", mesmo nos dia mais tórridos de Agosto.
Velocidad máxima e média. Note-se que a ENV200 está limitada electronicamente a 120 Km/h.
Indicadores de pressão dos pneus. O esquerdo dianteiro demora um pouco mais a mostrar informação, e aqui tinha andado muito pouco, só para a foto mesmo.
Odómetro Total e horas de condução.
Tempo estimado de carga a 3 e 6 kW.
Opções de configuração.
Dentro das Opções, vários menus de acesso ás opções.
Idem.
Ibidem. Não vou entrar em demasiado detalhe aqui, se tiverem dúvidas, perguntem.
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
A seu tempo...VETL Escreveu:E fotos debaixo do capot?
Esse modelo tem climatização do pack?
Mas sim, tem climatização do Pack.
Rui
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Ok, assim estou a gostar.
Já tem algumas diferenças relativamente a esta que testei:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=4176
Sinal que tem havido evolução...
Já tem algumas diferenças relativamente a esta que testei:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=4176
Sinal que tem havido evolução...
Sendo assim, eu já não necessito de mais fotos. ehehehrtripa Escreveu:...Mas sim, tem climatização do Pack...
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Re: Uma espécie de diário - E-NV200
Muito bom, com 300km reais de autonomia e fartava se de vender...