Diario de Bordo FullElectric

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por Fil » 25 mar 2016, 17:14

Que falta que aqui fazia um teste destes. Excelente! Dá vontade de comprar um.
Bom relato;)

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por mrr » 25 mar 2016, 19:38

pafi Escreveu:
jasmim Escreveu:
FullElectric Escreveu: E esta visão do GOM vai deixar saudades quando tiver que voltar ao 24 kWH
Deixa o de 24 e regressa com o de 30. :D
Troca-lhe as rodas pelas do outro. Pode ser que não se apercebam... :roll:
Belos relatos sim senhor, e boa continuação com as experiências e registos técnicos. Isso é que é de valor para os leitores. Experiências reais de utilização.
Trocar as rodas não, troca é a bateria, isso sim é que era bem feito! :lol:
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 28 mar 2016, 02:57

Neste modelo já não existe a possibilidade de configurar carregamento a 80%. No NissanConnect não aparece essa opção

Os 2 relógios (quadrante e GPS) agora aparecem sincronizados, alterando no nenu do carro aparece alterado no gps e vice-versa.

Os pneus montados nesta versão são uns magníficos Dunlop ENASAVE ec300 que fazem o carro "levitar"
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por mjr » 28 mar 2016, 07:10

Finalmente resolveram o problema do relógio do condutor! :D Por outro lado,
quem gostar de ter o relógio adiantado já não pode.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 28 mar 2016, 12:55

Pode igual, ficam os dois adiantados.
O menu do relógio tem as mesmas configurações, inclusivé essa do aumento ou redução da hora
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 28 mar 2016, 13:29

Ontem foi o dia de fazer o teste agressivo - Testar a Autonomia Mínima
Dia de visitar a família, 68km para cada lado, estrada de montanha.
hora de saída estava assim
Imagem

Imagem



E esta, quando me lembrei da foto já tinha iniciado a viagem
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 28 mar 2016, 14:54

Percurso de ida e volta em condução agressiva, sempre acima dos limites, a deixar literalmente para trás todo o transito e com acelerações bruscas quer nas ultrapassagens quer à saída das curvas (o Leaf com o Eco Mode desligado fica maluco), a viagem só não foi tipo corrida pk a pendura ía sempre a "travar" :lol:
No destino uma série de test drives dos familiares, sempre com acelerações fortes...
No regresso a mesma condução da ída e ainda vitaminada por um fumarento acelera que se sentiu parado ao ser passado por um carro a pilhas, teve a infeliz ideia de puxar pelas éguas atrás do leaf, só que... era a subir, e em cada curva perdia mais uma dezena de metros... :D
Chegada a casa já com o 1º aviso de BF foi só dar mais umas voltas controladas à volta de casa até aparecer o bicho.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A puxar pela máquina a temperatura dispara, subiu quase 20 graus

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 28 mar 2016, 15:05

A andar depressa o consumo é maior mas a regeneração também aumenta proporcionalmente.
Nunca tinha visto tanta energia regenerada numa única viagem.

Imagem

Neste capítulo da regeneração deste Leaf está a kms melhor que nos mk1, abaixo dos 90% soc facilmente atinge os -20kW e com um cheirinho de travão os -30kW, contudo para o meu gosto, considero que a Nissan ainda ficou aquém do que deveria.
Comparando com o i3 ou até o e.Golf, a regeneração do Leaf é bastante inferior.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por mjr » 28 mar 2016, 16:00

Excelente teste FullElectric, um excelente serviço à comunidade. De facto a temperatura da bateria subiu bastante, mas com o aumento da temperatura as perdas térmicas são menores devido à menor resistência interna.
No Verão teria certamente subido menos, mas dos 40C certamente não escapava. Em termos práticos só acima dos 50C começa a haver limitação de potência na bateria de 24kW.h (na de 30kW.h não sabemos mas não será certamente menos, até pela maior garantia), pelo que o rdias pode estar descansado.

O mundo real do rdias é pneus a chiar à saída de curvas e acelerações sempre ao máximo. Espero que tenha um kit de náuseas no táxi :mrgreen:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por VETL » 28 mar 2016, 16:12

rdias Escreveu:Só tenho a comentar a temperatura da bateria...
Só!! :!: :!:
Não pode ser. Se fosse só isso a Nissan tinha aqui um produto de excelência...
:twisted:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”