Diário de Bordo - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
mafgod
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Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 21 mai 2014, 10:42

Ora viva, inicio o meu diário de bordo que é a continuação do Azul do Céu http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=56&t=3862.

Já há algum tempo/anos que tenho o bichinho do elétrico (ainda me lembro quando surgiu no mercado o Imiev e a Mitsubish, como marketing, permitia a impressão em papel uns desenhos do carro, que depois de recortado e colado era uma miniatura do Imiev- confesso que imprimi, recortei e colei... :-) ).
O tempo foi passando e novas opções surgiram no mercado.
O meu CI foi também degradando-se e, com quase 15 anos e quase 430.000Km, tinha uma reparação na ordem dos 1250€ para breve.
Ou seja, ou reparava-o, ou procurava um CI usado barato (= muitos anos), ou um eléctrico a preço razoável...

Já acompanhava este forum alguns meses atrás e registei-me quando comecei a pensar mais seriamente no elétrico, mais concretamente no Leaf (sobretudo pela autonomia e feedback).
Em resumo, em cerca de um mês, passou duma ideia à realidade.

Normalmente não viro as costas ás oportunidades e, ou seguia em frente ou adiava quiça até quando a minha entrada na mobilidade elétrica.

A primeira vez é sempre a mais electrizante

Nunca tinha andado num elétrico.
Assim, aceitei o convite do Orlando em experimentar o dele para ver se gostava da condução já que tinha feito um pedido à Nissan e até hoje nada... LOL...
Levei a cara metade e as filhas.
A mulher que era a renitente, adorou o carro....
Eu, que já estava mais convencido, também gostei da condução.
Em resumo, restava escolher um e... o mais difícil, compra-lo :-)

Nova casa

Ontem, 20 de maio, após termos tido nos últimos dias bastante sol e bom tempo, esteve um dia típico de inverno: trovoada, chuva e vento forte.... enfim... um dia ideal para uma primeira viagem de longo curso num elétrico, na casa dos 120Km, grande parte em AE.
Depois de vários Kms sempre a subir em AE numa velocidade moderada de 80Km.... lá começaram a surgir umas descidas onde podia aliviar o pé....
Como tinha de ir ao mediador de seguros em T. Vedras, pedi-lhe por telefone se podia carregar o carro enquanto se tratava dos papéis.
Chego com autonomia de 15Km, e debaixo de um dilúvio!
Afinal não pude carregar no escritório dele, não tinha extensão que desse.
Depois de segurar o carro, fomos a casa dele carregar o azulinho.
Mal estacionado, numa paragem, a cerca de 10m da janela da casa dele, com uma extensão a sair de uma janela do 1º andar, cabos no passeio, a chover cada vez mais... enfim... para recordar a não voltar a fazer :-)
Lá ficamos uns 40min no carro a ver a autonomia a subir a passo de caracol e a explicar-lhe o carro, o pouco que sei.
Carregou até aos 20Km de autonomia, a minha casa fica a cerca de 15Km.... siga....
Sempre a chover lá segui caminho... e a autonomia a baixar.... medo.... :-)
A cerca de 500m numa subida ligeira, surge a autonomia com ---- ooops.....
Pensei, está aí está a tartaruga :-) ao menos posso ir a pé para casa LOL
Mas não, chegamos pouco depois a casa a são e salvo!

Dados da viagem

A autonomia em Leiria era, creio de 146Km... e estava carregado a 100%.
Desde que saí de Leiria até casa, sempre com 5 barras de temperatura.
Temperatura exterior na casa dos 13º.
Foram cerca de 100Km, desde Leiria até T. Vedras sempre por AE.
Sai no Bombarral ao fim de cerca de 75Km para a E.N. 8.
Velocidade em AE na casa dos 70 a 90Km.
Velocidade em E.N.8 ~50Km, por vezes menos :-)
Cheguei a T. Vedras com autonomia para 15Km.

Veredito

Andar em AE a 80Km é.... monótona :-(
Andar em AE com medo da autonomia é... stressante...
De resto, aventura superada e.... que venham muitas mais!

Onde o mar é mais Azul

Este era/foi/é o slogan de Mafra há uns anos atrás...
Deveriam de mudar para.... "onde há mais um azul elétrico" :-)

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 21 mai 2014, 11:04

Aqui vai uma primeira dúvida...

Tenho o cabo original da Nissan de 10A, para casa é o ideal.
Creio que idealmente é obter um de 16A tipo Mennekes, para poder usar os postes que tenham ficha Mennekes.

O que sugerem, comprar um adaptador shuko/Menekes, daria para os postes de carregamento mas carregava no máx 10A, ou comprar um cabo Mennekes?

A respeito de cabo Mennekes, que dizem a este:
http://evconnectors.com/index.php?route ... uct_id=122
ou mesmo este (apesar de carregar o máx a 16A no meu Leaf, a diferença de preços é minima):
http://evconnectors.com/Nissan-Leaf-Cha ... issan-Leaf

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 14:08

Excelente começo de DB, parabéns!

Não sei a que se refere a adaptador Schuko / Mennekes. Qualquer coisa que ligue a uma ficha Schuko ou CEE tem de ter um EVSE antes de chegar ao carro. As fichas Mennekes são para ligar diretamente a EVSEs, e do lado do carro a ficha é J1772.

Acho estranho o carro não vir com nenhum cabo Mennekes - J1772. Penso que todos deveriam vir com esse cabo, para poder carregar nos postos públicos com EVSE. O EVSE portátil que vem com o carro permite carregar nos postos públicos na tomada CEE, mas tem de comprar (ou fazer) um adaptador Schuko/CEE.

É fundamental ter o cabo Mennekes, de preferência com a capacidade de corrente que o carregador do carro permite (penso que será de 30A).
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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 16:05

Esse Leaf é de 1ª geração, o carregador é de 16A.

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 16:13

Esse Leaf é de 1ª geração, o carregador é de 16A.
mjr Escreveu: Acho estranho o carro não vir com nenhum cabo Mennekes - J1772. Penso que todos deveriam vir com esse cabo, para poder carregar nos postos públicos com EVSE. O EVSE portátil que vem com o carro permite carregar nos postos públicos na tomada CEE, mas tem de comprar (ou fazer) um adaptador Schuko/CEE.
Esse Leaf veio de França (como vem o meu, que tem previsão de chegada a Portugal dia 3 de Junho) e por lá as coisas são um pouco diferentes. Tanto os de 1ª geração como os de 2ª são fornecidos apenas com o EVSE de 10A com tomada shucko.
Na França, inclusivamente o carregador de 6.6 kW nos modelos de 2ª geração é opcional em qualquer gama de equipamento (mesmo nos Acenta a Tekna) e custa 965€ a mais.
Ver: http://www.nissan.fr/FR/fr/vehicle/elec ... 05303.html

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 21 mai 2014, 17:18

Confirmo o que o RJSC disse.
mjr Escreveu:As fichas Mennekes são para ligar diretamente a EVSEs, e do lado do carro a ficha é J1772.
Então, para quem tem Leaf, "bastará":
- ficha macho J1772 - para ligar ao carro
- ficha macho (?) Mennekes - para ligar ao posto
- 5m de cabo (quantos fios? 3?) que suportem uns 20A (o meu Leaf carrega no máx. 16A) - creio ser suficiente 2,5mm^2...

Portanto... coisas que se compram com alguma facilidade cá em Portugal e na casa dos 100€, certo?

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por RJSC » 21 mai 2014, 18:14

São 4 fios (Fase, Neutro, Terra e Piloto). É necessário colocar um resistência de 680 Ω entre a terra e o pino de proximidade de ficha Mennekes para informar o posto que o cabo só aguenta até 20A (2.5mm2).

Fichas Mennkes a uns 70€ há uma empresa de Águeda (Gingabike) que importou um lote essencialmente para fazer adaptadores para motos e tem umas 10 de sobra, com preços a rondar os 60€~70€.
A ficha J1772 é que é bastante complicada de arranjar. Em Portugal não conheço ninguém que venda.

Haviam umas abaixo de 80€ na Farnell (que não vende a particulares) e que tinha pedido a um conhecido que tem uma empresa que recebe encomendas de lá com alguma frequência, mas encontram-se esgotadas:
http://pt.farnell.com/multicomp/dsi-ev1 ... dp/2373833

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 25 mai 2014, 21:50

Depois de uns dias com o Leaf, lá consegui ter o CarWings a funcionar corretamente e ligar-me por OBD.
Tive de usar um tablet já que o meu telemóvel Huwaei, por alguma razão não o encontrava.

Eis portanto a minha primeira radiografia das entranhas do meu Leaf (é normal as amplitudes das baterias variam entre screenshots espaçadas de poucos segundos?):
Imagem
(tenho de ver como partilho as imagens)

Em resumo:
AHR=58.0
SOH=88% (12% de degradação?)
Hx=76,38%
25718Km
SOC= 87,3%
12mV entre a min e a máx
Temperatura 20,1 - 20,6 - 20,1 - 19,9

Que dizem os especialistas?

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por Malm » 25 mai 2014, 22:37

Já aqui foi feita a análise do "Azul do Céu". Os especialistas consideraram que estava tudo bem, com um nível de degradação dentro do que seria de esperar para um carro de 2012.

E agora de certeza que poucos me vão entender, porque vou referir-me ao paradoxo do elétrico. O facto de ter menos 4% de capacidade agora do que quando o Orlando o recebeu, provavelmente deve-se ao excelente tratamento que o Orlando lhe deu (não, não estou a ser irónico, é mesmo o que acho). Tivesse ele feito umas viagens a velocidades meteóricas e feito umas quantas cargas rápidas e o carro ia indicar 7% de degradação. A determinação da capacidade em tempo real do Leaf é muito pouca rigorosa, e eu não lhe dou grande importância.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 28 mai 2014, 13:05

Fiz o registo e pedido de cartão no MOBI.E à coisa de uma semana.
Recebi um email com o conteúdo:
Acusamos recepção do seu pedido. Após validação da entrega de todos os documentos necessários, ser-lhe-ão enviados o cartão MOBI.E e os dados de acesso à Área Reservada do Portal MOBI.E.
Hoje liguei-lhes e sugeriram enviar-lhes um email, porque podiam eventualmente acelerar o processo...

Enviei o email para o contacto que está no site: mobie@mobie.pt porém, o email veio devolvido já que a inbox parece estar cheia.

Em resumo:
- é normal demorarem tanto tempo para envia os dados de acesso ao portal?
- quanto tempo demoram a entregar o cartão?
- há outro email para contacto?

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