Diário de Bordo - dgalv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 17:48

Segunda Feira dia 25 irei estar num evento com pessoas da EDP. Irei falar um pouco sobre o projecto Inovcity que, como sabem, decorreu a fase piloto em Évora. Tenho participado nessa experiência e vou lá dar o meu testemunho sobre as possibilidades das novas redes de energia, as smartgrids. Irei aproveitar também para falar da rede de postos de carregamento de carros eléctricos, nesse sentido, se me quiserem fazer chegar contributos eu partilharei com a assistência. Pode ser que se consiga dar um empurrão à mobilidade eléctrica.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 19 nov 2013, 18:18

Não sei se estás dentro do assunto. A situação mais grave é existirem 49 PCR (postos de carregamento rápido) à espera de serem instalados, já faz mais de dois anos. Fazem mesmo muita falta, porque embora não seja pela falta deles que vou para todo o lado, iria reduzir o tempo das viagens (e de que maneira). Além de que, num i-MiEV, um carregamento rápido é mais saudável que um lento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 18:25

Malm Escreveu:Não sei se estás dentro do assunto. A situação mais grave é existirem 49 PCR (postos de carregamento rápido) à espera de serem instalados, já faz mais de dois anos. Fazem mesmo muita falta, porque embora não seja pela falta deles que vou para todo o lado, iria reduzir o tempo das viagens (e de que maneira). Além de que, num i-MiEV, um carregamento rápido é mais saudável que um lento.
Já tinha lido isso por aqui...também sou apologista dos PCR em áreas de serviço nas AE e em alguns postos de combustíveis...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

vidigueira
Proprietário Ion
Mensagens: 91
Registado: 30 out 2012, 20:32

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por vidigueira » 19 nov 2013, 18:54

Existe ainda um outro problema também relacionado com os PCR`s.
O único PCR que existe no Distrito de Lisboa (pelo menos o único acessível a todos os utilizadores de VE`s, já que segundo sei, existe um outro nas Instalações da Câmara Municipal de Lisboa, que embora pertença à rede Mobi.e, a sua utilização é permitida apenas a veículos da Câmara), está "meio" avariado, pelo menos à 1 ano (altura em que comprei o meu Ion e comecei a utiliza-lo).
O problema deste posto é que está constantemente a parar de carregar. Para carregar 50% da Bateria, muitas vezes tenho que inserir o código umas 10 vezes.
Vidigueira
Opel Ampera de 2012

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por hsanchez » 20 nov 2013, 11:54

Bom dia,

Sintéticamente temos:
1) 49 PCR´s num armazém da Effacec à espera de serem instalados, segundo sei porque ainda não se chegou a acordo com os locais a instalar. Devem ser instalados no grande eixo que liga Viana do Castelo a Vila Real de Santo António (A1/A2/Via do Infante) e em algumas cidades do interior, são mais do que suficientes se instalados com critério e permitiriam deslocações bem mais rápidas.
2) Falta de asistência/manutenção dos postos da rede pública Mobi.e. Alguns estão à demasiado tempo vandalizados ou avariados.
3) Falta ou insuficiente sinalização vertical e horizontal, pintura do espaço com tinta bem visivel é fundamental, a práctica assim o demonstra. Pois alguns dos infractores têm alguma "vergonha" em fazê-lo às claras quando é demasiado evidente a infração.

Boa Conferência,
Daudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 20 nov 2013, 12:34

hsanchez Escreveu:Bom dia,

Sintéticamente temos:
1) 49 PCR´s num armazém da Effacec à espera de serem instalados, segundo sei porque ainda não se chegou a acordo com os locais a instalar. Devem ser instalados no grande eixo que liga Viana do Castelo a Vila Real de Santo António (A1/A2/Via do Infante) e em algumas cidades do interior, são mais do que suficientes se instalados com critério e permitiriam deslocações bem mais rápidas.
2) Falta de asistência/manutenção dos postos da rede pública Mobi.e. Alguns estão à demasiado tempo vandalizados ou avariados.
3) Falta ou insuficiente sinalização vertical e horizontal, pintura do espaço com tinta bem visivel é fundamental, a práctica assim o demonstra. Pois alguns dos infractores têm alguma "vergonha" em fazê-lo às claras quando é demasiado evidente a infração.

Boa Conferência,
Daudações Eléctricas,
hsanchez
Subscrevo.
São coisas simples e irrisórias que contribuiriam até para rentabilizar o forte investimento inicial efectuado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 24 nov 2013, 01:27

Dia de viagem a Badajoz.

Évora - Badajoz caracteriza-se por terreno acidentado, com algumas subidas íngremes e que requer alguma habilidade para fazer os 100kms de distância.

Deixo-vos algumas fotos:

O carro estacionado no centro comercial "El Faro" a finalizar o carregamento (demorou 5 horas com o mennekes):
Imagem

Um dos postos de carregamento numa vista mais aproximada (não se vê na foto, mas ao lado do mennekes está uma tomada schukko):
Imagem

O visor do posto de carregamento. Em cima mostra o total de energia carregada em wh, e em baixo a potência de carregamento. No momento apresentava zero porque tinha acabado de carregar a 100%. Ao colocar a carregar aparecia a potência de 3682w:
Imagem

Uma foto do cartão que é necessário pedir junto do apoio ao cliente do supermercado hipercor, deixando em troca um cartão (carta de condução ou BI) que será levantado quando se entregar de volta o cartão. Basta passar o cartão junto ao leitor colocado no posto (como no mobi.e) e não é preciso código nem indicar a tomada em que se quer carregar. A tampa metálica fica liberta, bastando apenas levantá-la e inserir o cabo:
Imagem

À chegada a casa com 208kms percorridos. 100 dos quais no regresso, com uma autonomia restante de 24km:
Imagem
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por ruimegas » 24 nov 2013, 13:57

Muito bom dgalv...muito obrigado pela informação pertinente e esclarecedora sobre como se carrega em Espanha nomeadamente em Badajoz.

Fiquei com vontade de lá ir dar um salto :)

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 24 nov 2013, 14:18

ruimegas Escreveu:Muito bom dgalv...muito obrigado pela informação pertinente e esclarecedora sobre como se carrega em Espanha nomeadamente em Badajoz.

Fiquei com vontade de lá ir dar um salto :)

Cumprimentos
A partir do próximo fim de semana e durante o mês de Dezembro, estará aberto também aos domingos. O horário do parque é até à 1h da manhã, no entanto o hipercor e a área comercial fecham às 22h de lá. 21h portuguesas. Para entregar o cartão e receber o BI ou carta de condução de volta há que ter os horários em conta.

Constatei também a curiosidade das pessoas pois olharam bastante para o carro em carregamento.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 26 nov 2013, 11:44

A ida a Lisboa à conferência da EDP correu bem. O elétrico esteve à altura, apenas preciso de um PCR na zona do Montijo. :)

Falou-se da mobilidade elétrica pois pergutaram-me diretamente se tinha ido de carro elétrico. Aproveitei para expor as dificuldades que todos nós sentimos, nomeadamente a ausência de PCR em maior número.

Esperemos que o futuro a breve prazo nos traga algumas novidades...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”