DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por Fil » 23 ago 2016, 15:27

Eu fazia essa viagem, mas sem ir ao ferry. Pode carregar num estacionamento em Tróia, basta pagar 7,5€ pelo dia todo e com carregamento incluído. Mas isso não é grande aventura, está mais que controlado. Aos poucos as aventuras vão aumentando de nível de dificuldade, e vão dando cada vez mais gozo. O leaf é carro para andar por todo o lado do país e o ano todo. Electricidade há por todo o lado, haja vontade ;)

Outro desafio não menos importante, é ir arranjando tomadas ao longo dos caminhos que se percorre, além de ajudar no preenchimento do electromaps ;)

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 23 ago 2016, 15:58

@Fil

tens de partilhar essa informação com a comunidade... no electromaps não está nenhuma possibilidade de carregamento em Troia para além do posto mobi-e desligado há 2 anos!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por Fil » 23 ago 2016, 16:54

Estamos cá é para isso, partilhar a info ;) https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=400

Como não fui eu que lá fui, não coloquei no electromaps, só li e vi a reportagem fotográfica ;)

O que eu já fiz foi carregar nos bombeiros de Alcácer do Sal, são simpatiquíssimos, e sempre dispostos a ajudar. Deixei donativo superior ao gasto de electricidade, como é óbvio ;)

Tenho ideia também, que o ruimegas já carregou num hotel em Tróia, quando o posto deixou de funcionar.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 26 ago 2016, 15:49

duvida...

li aqui no fórum que, quando precisávamos de carregar a 100%, programávamos apenas a hora de fim de carga e não programávamos inicio.

é o que costumo fazer mas o carro falha sempre. ainda hoje programei para concluir a carga a 100% às 8h30m e por volta das 7h recebo o e-mail a dizer que a carga já estava concluída... será por estar a usar EVSE de 16A? nestes casos é melhor usar EVSE de 10A?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por mjr » 26 ago 2016, 16:44

Não, é mesmo assim. Ele costuma terminar a carga cerca de 1 hora antes, para não arriscar que chegues ao carro e ainda não esteja terminada. Isto porque ele nunca sabe com certeza quantas horas faltam para terminar. A alternativa será programar para uma hora antes da desejada, mas pode por vezes acontecer de ainda não ter terminado a carga. Se não for crítico partir com 100%, é uma boa solução.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 26 ago 2016, 20:25

Carregar 80% e 1h antes de sair mandar carregar o resto usando a aplicação do telemóvel é melhor ou pior?

Quando dizem carregar a 100% e sair pouco depois é o aconselhável... Quanto é o pouco? 10min? 30min? 1h? 2h?

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FullElectric » 26 ago 2016, 21:53

Pouco, quer dizer o menor tempo possível. Todo o tempo conta
se tiveres o carro, todos os dias, 1h a 100% antes de saíres, é o mesmo que o deixares 30horas a 100% por mês

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FullElectric » 26 ago 2016, 23:58

Falta o fator temperatura
Se considerarmos sempre a mesma temperatura nos dois casos, penso que será equivalente.
Com temperaturas diferentes aí não será linear

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 03 set 2016, 08:31

Parece que vai ser amanhã que me vou aventurar a ir a Troia... Os PCRs de Palmela e Alcacer estão a funcionar bem?

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por tuela » 03 set 2016, 14:24

Somos 2! Contudo irei apanhar o ferry pois o PCR de Palmela com os ZOE teima em não dar.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”