Diário de bordo - hsanchez

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Malm
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Malm » 16 jul 2014, 12:03

A confusão está em que os 0% de SoC nunca são descarga completa da bateria. O Leaf não deve deixar a voltagem descer abaixo dos 3,00 V ou 2,75 V, dependendo do ano do modelo. Por isso eu não considero que descarregar até aos 0,0% de SoC seja problemático. Eu já o fiz este ano umas 3 ou 4 vezes, ir até ao 0,0%, e não degradou nada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Orlando » 16 jul 2014, 12:13

Por isso é que eu com 40 anos ainda sou um jovem,,,,,porque me poupei....
Agora a sério, o fenómeno de envelhecimento nem é mt estudado nas baterias....apenas provado.... :D E há tantas variáveis que muitas vezes falam apenas de resistência interna, esquecendo este parâmetro.
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por cromero » 16 jul 2014, 12:19

Malm Escreveu:A confusão está em que os 0% de SoC nunca são descarga completa da bateria. O Leaf não deve deixar a voltagem descer abaixo dos 3,00 V ou 2,75 V, dependendo do ano do modelo. Por isso eu não considero que descarregar até aos 0,0% de SoC seja problemático. Eu já o fiz este ano umas 3 ou 4 vezes, ir até ao 0,0%, e não degradou nada.
Parecem-me muito avisadas estas palavras. E esclarecedoras. No caso do meu LEAF, a descarga até à tartaruga feita sob supervisão do mjr levou várias células abaixo dos 3,00 V e, espero, nada de especialmente grave se passou. Acredito que dos mais de 100 mil LEAF's a circular por aí, muitos, mas mesmo muitos dos seus proprietários não têm, nem de perto nem de longe, as preocupações e cuidados que neste fórum são manifestos. Se as baterias estivessem desprotegidas contra o mau uso eventual dos utilizadores, se se deixassem esvair de carga até à completa exaustão e não impedissem o carro de circular antes disso, haveria já uns milhares de LEAF's no estaleiro... É o que me parece; e o que me descansa.

Orlando
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Orlando » 16 jul 2014, 12:28

COm OBD a vida é mt + fácil!!!
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por cromero » 16 jul 2014, 12:31

Orlando Escreveu:COm OBD a vida é mt + fácil!!!
Claro que sim. Por isso é que, mesmo antes de me chegar o carro às mãos, comecei a tratar do Leaf Spy

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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 16 jul 2014, 16:23

Antes de fazerem uma descarga profunda registam os amperes.
Após a descarga profunda registem os amperes.
Dias após a descarga profunda registem os amperes.

Depois tirem as vossas conclusões.

No caso das baterias estarem completamente novas pode não haver diferenças relevantes, mas após 1 ano, os meus dados provam algo diferente do que tem vindo aqui escrito.

Relembro que estes registos é sobre o Leaf de 2011. Podem existir químicas diferentes nas baterias dos Leafs atuais bem como noutros modelos e marcas.

As baterias da minha mota têm um comportamento (calor e descargas profundas) um pouco diferente das do Leaf em situações idênticas.
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 16 jul 2014, 16:26

galt, diga-me uma coisa:
Tem andado a acompanhar os nossos DB e as experiências que por aqui têm sido relatadas?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 16 jul 2014, 16:31

VETL Escreveu:galt, diga-me uma coisa:
Tem andado a acompanhar os nossos DB e as experiências que por aqui têm sido relatadas?
Sim, mas tenho tido resultados diferentes com o meu Leaf.
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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por galt » 16 jul 2014, 16:34

Sabe... eu guio-me com os dados que obtenho e não apenas com as conclusões de terceiros.

Só para posicionar, comecei a monitorizar as baterias do meu Leaf no dia 5 Nov 2013 e nessa altura estava com 58.85ah, 29 000 kms, 39 cargas rápidas e 879 cargas normais.

Antes de monitorizar a preocupação em proteger de alguns aspetos não existia.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 16 jul 2014, 17:07

:lol:
VETL Escreveu:Sim, mas tenho tido resultados diferentes com o meu Leaf.
Como tenho acompanhado este fórum e não tenho visto esses resultados diferentes, só tenho que pedir desculpa pela minha falta de atenção. 8-)
galt Escreveu:Sabe...
galt: Trate-me por tu.
galt Escreveu:...eu guio-me com os dados que obtenho e não apenas com as conclusões de terceiros.
O facto de eu ter subidas no reporte de capacidade sempre que faço uma descarga mais profunda (excepto na última em que se manteve) não são conclusões, são constatações.
Na altura associámos isso ao facto do carro poder andar "baralhado" por não conhecer os limites do pack.
Já muito se falou sobre isso aqui no fórum.
Até hoje ninguém me tinha contrariado, ou melhor, mostrado testemunhos/resultados diferentes.
Uma vez que tem acompanhado, nessa altura seria conveniente ter mostrado logo dados contraditórios para não andarmos para aqui a tirar conclusões "erradas".
Mas tudo bem, cada um só cá conta o que quer e quando quer. Contra isso nada.
galt Escreveu:Só para posicionar, comecei a monitorizar as baterias do meu Leaf no dia 5 Nov 2013 e nessa altura estava com 58.85ah, 29 000 kms, 39 cargas rápidas e 879 cargas normais.
Antes de monitorizar a preocupação em proteger de alguns aspetos não existia.
Confesso que gostaria de ver no seu DB o que anda a monitorizar, que aspectos anda a proteger e quais os resultados/conclusões desse trabalho.
Todos teríamos a ganhar.
=> Automóvel Eléctrico
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=> Painel Solar AQS
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