Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 00:20

RJSC Escreveu:
VETL Escreveu: Ui!!
5.000 € :?: :?:
Arranjas baterias baratas :lol: :lol:
Tenho esperança que o preço desça daqui a 3 ou 4 anos, quando a tesla começar a vender modelos mais baratos com mais de 200km de autonomia a andar sem preocupações.
Tomara que tenhas razão...
Mas "não me cheira"...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 07 abr 2014, 22:23

RJSC Escreveu:
VETL Escreveu: Ui!!
5.000 € :?: :?:
Arranjas baterias baratas :lol: :lol:
Tenho esperança que o preço desça daqui a 3 ou 4 anos, quando a tesla começar a vender modelos mais baratos com mais de 200km de autonomia a andar sem preocupações.
Apr Escreveu:Compreendo, eu não sou tão exigente, apenas preciso de 30km por dia, posso carregar perto do trabalho e faço viagens continuas de nao mais de 8-10km.
Neste momento 30 km também me servem, mas com a precariedade laboral a que a minha geração está sujeita... Em pouco tempo pode passar para 100km (200Km ida e volta).
Mais de 100km de autonomia também não necessito porque a distâncias superiores a essa o mais sensato é mudar de casa.
A estabilidade no emprego no caso da autonomia faz toda a diferença.
Nessa altura já a electricidade custa o dobro em casa e nos postos publicos 4 vezes mais... ...depois não compras porque não tens painéis solares em casa... blá, blá...

"Quando Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce."
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 07 abr 2014, 22:28

galt Escreveu: Nessa altura já a electricidade custa o dobro em casa e nos postos publicos 4 vezes mais... ...depois não compras porque não tens painéis solares em casa... blá, blá...
Deve haver muito mas mesmo muito pouca gente neste país que deseje mais livrar-se da combustão que eu...
Quando a eletricidade duplicar acho que o petróleo já mais que duplicou. :lol: Só dou valor à frase do postos públicos.
Por acaso tenho painéis solares em casa, e em casa do meu avô paterno também. São é todos de microprodução propriedade do meu pai.
No meu caso é haja dinheiro e a obra nasce... Mas já me faltaram mais euros...

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 07 abr 2014, 22:39

RJSC Escreveu:
galt Escreveu: Nessa altura já a electricidade custa o dobro em casa e nos postos publicos 4 vezes mais... ...depois não compras porque não tens painéis solares em casa... blá, blá...
Deve haver muito mas mesmo muito pouca gente neste país que deseje mais livrar-se da combustão que eu...
Quando a eletricidade duplicar acho que o petróleo já mais que duplicou. :lol: Só dou valor à frase do postos públicos.
Por acaso tenho painéis solares em casa, e em casa do meu avô paterno também. São é todos de microprodução propriedade do meu pai.
No meu caso é haja dinheiro e a obra nasce... Mas já me faltaram mais euros...
Dentro de 10 anos e por exigência da União Europeia os combustíveis fosseis estarão muito mais caros para incentivar os veículos de energias alternativas (eléctricos, hidrogénio, ar comprimido e biodiesel).
Esta mudança começou este ano em Portugal com o novo imposto introduzido no IUC dos veículos a gasóleo.

Daqui a 5 anos e 6 meses (2020) têm de existir a circular milhões de veículos movidos a energia verde!
Repito apenas 5 anos!

Isto são realidades e não especulações!
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 07 abr 2014, 22:46

Apoio menos na parte do BioDiesel, já que a sua queima resulta nas mesmas emissões de gases poluentes (com efeitos cancerígenos) que o diesel fóssil.
Se fosse tudo a biodiesel, resolvia-se o problema das emissões de carbono em termos líquidos mas os níveis de poluição nas ruas continuavam iguais. Espero que a UE abra os olhos.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:42

Tudo isso vai ser adiado porque nao há tom...dos políticos contra as 4 irmãs.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 08 abr 2014, 16:32

Infelizmente nestes valores tambem se incluem os hibridos e com extensor de autonomia, pelo que o numero porá ser mesmo alcançado.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 20 abr 2014, 21:05

Boa tarde,

Na última semana estive de férias, foi tempo de o Leaf ficar na garagem por 7 dias consecutivos. deixei-o com 32% de bateria e quando regressei tinha a mesma capacidade. Tive muita pena de não o levar, mas de Coimbra ao Algarve, neste momento é impraticável ir de Leaf, de facto enquanto não houver mais PCR's tenho que me resignar a usá-lo em apenas 95% das minhas viagens ;)


Agora ando de volta do LeafSpy Pro, troquei o meu iphone pelo android da minha mulher para poder logar os dados do bus mais frequentemente - Leaf a quanto obrigas!!

Ativei os logs do LeafSpy e abri uma conta no dropbox para poder sincronizar automaticamente todos os ficheiros que me interessam para guardar e editar. Para poder sincronizar as pastas certas instalei um pequeno aplicativo chamado DropSpace que permite escolher as pastas que são para sincronizar com a conta do dropbox.

As diretorias que sincronizo atualmente são estas:
sdcard/LEAF_BT_CAN
sdcard/Pictures/screenshots

no meu galaxy express para tirar uma screenshot usa-se o HOME+POWER.

Fiz algumas viagens curtas com o OBD ligado e já estive a analisar a info que lá aparece, e está lá tudo, falta ter uma folha de cálculo que processe aquilo tudo em gráficos bonitos - há-de ficar para outra altura, por agora vou tentar logar o máximo que puder. E como é automático basta lembrar-me de ligar o OBD ao carro antes da primeira viagem do dia.

Agora uma coisa que descobri por acaso foi o "Service Screen" na aplicação LeafSpy Pro. Dá para mudar as configurações do fecho automático das portas, e não é que funciona? O meu carro veio com isso tudo desativado e já tinha perdido algum tempo a tentar perceber como alterar, sem sucesso. Assim foi só escolher a configuração que melhor se adequa e carregar em "change" - Já tenho as portas a trancar pouco depois de arrancar!

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 28 abr 2014, 19:46

Já tenho andado há algum tempo a sondar uns tapetes novos para o carro, não só para preservar os tapetes originais, mas porque o leaf, principalmente do lado do condutor tem um tapete minusculo que não cobre todo o chão do carro e normalmente o pé esquerdo vai apoiado fora do tapete. Para além disso o tapete da mala é igualmente ridículo, cobre apenas algumas partes e os lados de plastico envolvem também o fundo da mala, que são amassados com pontas de guarda-chuvas e cabos de carregamento soltos.

Obviamente para um modelo destes não há praticamente nada, estava quase a contactar uma loja de tapetes à medida quando, por acaso, comprei 2 metros quadrados de um tapete anti-derrapante no Leroy para outra função temporária.

Assim que acabei de usar o tapete, peguei num x-acto e em 10 minutos esculpi de forma tosca os meus conjunto de tapetes novos:

Imagem

Imagem


Portanto, 8€, 1 x-acto, e 10 minutos para uns tapetes melhores que novos ;) Quando se gastarem, repito a proeza, mas com mais calma e com um corte mais certo.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 28 abr 2014, 21:11

Este é o DB dos truques!
Bem visto!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”