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Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 18:41
por Apr
rdias Escreveu: Cada um faz as contas a sua maneira...
:lol: e de que maneira...

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 18:54
por Malm
Contas e mais contas. Acho que somos mais matemáticos que ecologistas.

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 19:19
por cromero
rdias Escreveu:Eu li aqui e ha pouco tempo.... Mas pronto..... Ate foi alguém que o fez com ajuda do mjr....
Confirmo. O LEAF foi descarregado, com a ajuda do mjr, até à tartaruga. A carga da tartaruga até aos 100% registou, numa wallbox montada na minha garagem pela MagnumCap, 25,58 kwh.

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 19:21
por cromero
galt Escreveu:
rdias Escreveu:O cromero carregou 25,58 kWh .... Da tomada.... Teorias..... Era bom que não houvesse perdas... Lá isso era....
Já li... com 2000 e poucos quilómetros...
... vai rebentar com a bateria em pouco tempo.

Esperamos que não volte tão depressa a fazer uma descarga tão profunda.
Coitadas! :roll:
Ai não vou, não! Quanto a isso, pode estar descansado. Fiz essa descarga com a ajuda do mjr para avaliar o estado real da bateria em termos de capacidade. Está avaliada e ponto final

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 19:25
por cromero
Malm Escreveu:Ia lá eu deixar passar uma polémica destas sem ajudar à confusão...

Penso que os Leaf mais recentes deixam efetivamente carregar 25 kWh da rede. Se o carro deixa, é porque pode. Não é por o fazer uma ou duas vezes por ano que se vão notar diferenças de perda de capacidade.

Isso quer dizer que partilho da opinião do VETL, e considero que o Galt está a ser catastrofista. Fazer uma descarga profunda de 3 em 3 meses não lhe fará nenhum mal significativo. E vai ajudar ao equilíbrio das células e ao recalculo correto da capacidade.

Cromero, estás a ir muito bem.
Ainda bem que és tu a escrever isto :)

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 21:28
por Apr
rdias Escreveu:E o iva é oferta ? Se carregam entre 20 a 26 kWh no carro e fazem em media 130 kms com uma carga .... Como dá esses valores ?
Rdias, é um erro grosseiro misturar medias de km feitos com quantidades maximas de carga. Os valores empiricos estão aí. E a sua sugestão de 2€/100km é perfeitamente aceitável, embora dê para fazer menos.

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 22:37
por mrr
E porque não pegar no consumo médio do carro (V2013) e calcular o valor?!
No meu caso:
media é de 12,1kw/100km
Preço kw/h 0,0845€
12,1 x 0,0845 = 1,02€(s/iva)/100km. :)

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 23:42
por VETL
mrr Escreveu:E porque não pegar no consumo médio do carro (V2013) e calcular o valor?!
No meu caso:
media é de 12,1kw/100km
Preço kw/h 0,0845€
12,1 x 0,0845 = 1,02€(s/iva)/100km. :)
E como ou quem é que calculou os 12,1?
E as perdas no carregamento?

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 15 jul 2014, 23:44
por mjr
Sobre descarregar a 100% a bateria, não vejo porque isso possa ser prejudicial. A meu ver carregar a 100% até poderá ser pior do que descarregar a 0%. 3V/célula está muito acima da tensão onde começam a acontecer reações irreversíveis, que andará perto dos 2V/célula. Podem acontecer problemas é se a bateria for descarregada a 0% e não for carregada brevemente (dias). A auto-descarga pode fazer com que a tensão desça abaixo do mínimo.

Re: Diário de bordo - hsanchez

Enviado: 16 jul 2014, 08:16
por Orlando
Descargas contínuas até 0% aumentarm envelhecimento. É nesse patamar que as reações químicas prejudicam a bateria.