Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 16 jul 2015, 11:14

danielbranco Escreveu:
cromero Escreveu:
rdias Escreveu:Muito bom. Tudo o que é abaixo de 10 kWh/100 é muito bom.
Belo cabrito :) Na zona de Sintra recomendo Toca do Júlio. E de certeza que o sr. Júlio arranja uma tomada . Especialidade.... O belo do cabrito :)
Obrigado, rdias. Há uns tempos que não vou para os lados de Sintra. Mas quando frequentava mais a zona fui algumas vezes ao Curral dos Caprinos, a uns quilômetros de Sintra. Não sei como está agora...
Está de saúde e recomenda-se, os donos (meus amigos) é que ainda não se dedicaram à mobilidade eléctrica. Eles tem uma casa de apoio por trás do estacionamento, com jeitinho se calhar tornava se um ponto de referência.
Obrigado pela informação, daniel branco. Fiz lá óptimas refeições há uns anos. Havia um parque de estacionamento nas traseiras, salvo erro, que dava para instalar um ponto de carregamento...

danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por danielbranco » 16 jul 2015, 14:37

Se o estacionamento de que falas é do outro lado da estrada em relação ao restaurante, é mesmo aí a casa de apoio de que falava, talvez um dia :)

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 21 jul 2015, 18:11

6,37% de degradação no primeiro ano

Estive a fazer contas à degradação da bateria do meu leaf mk2. O primeiro teste da tomada, feito em Julho de 2014, registou uma carga de 25,58 KWh. O segundo, feito em 12 de Julho passado, registou uma carga de 23,95 kWh. Portanto, um ano depois da compra e com 23.000 kms percorridos, houve uma perda de capacidade da bateria de 1,63kwh, o que dá uma degradação de 6,37%.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por beme83 » 22 jul 2015, 12:26

6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 22 jul 2015, 12:56

beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 22 jul 2015, 12:59

Alguém que faça o mesmo teste noutro carro (Leaf, Model S, i3, etc) e depois falamos... É um ótimo resultado. A não ser que esta química tenha um comportamento diferente das outras e apresente a mesma degradação no primeiro ano que nos seguintes. O meu no primeiro ano perdeu mais de 10%, mas agora está a perder menos de 5% ao ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por beme83 » 22 jul 2015, 14:28

cromero Escreveu:
beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.
Eu acho preocupante pois como proprietário de um é o que me espera....e 6.3% é aproximadamente 10km de autonomia/ano que vão à vida. Espero que sinceramente nos próximos anos diminua a perda para uns 4% assim melhorava um pouco. Mas no final dos 5 anos são aproximadamente 25% que vão à vida.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 22 jul 2015, 16:10

beme83 Escreveu:
cromero Escreveu:
beme83 Escreveu:6.3% no primeiro ano e com apenas 23000 kms são dados um pouco preocupantes a meu ver.
Achas? Estava convencido precisamente do contrário. Segundo me dizem, a velocidade de degradação é maior no início.
Eu acho preocupante pois como proprietário de um é o que me espera....e 6.3% é aproximadamente 10km de autonomia/ano que vão à vida. Espero que sinceramente nos próximos anos diminua a perda para uns 4% assim melhorava um pouco. Mas no final dos 5 anos são aproximadamente 25% que vão à vida.
Essas contas são irrefutáveis... Mas se ao fim de 5 anos ficar com uma autonomia diminuída em 20/25%, o Leaf continua a fazer mais de 100 kms nas condições em que eu conduzo, o que, no meu caso específico, dá para 95% das minhas necessidades de deslocação. E entretanto já terei feito mais de 100.000 kms e terei poupado uns larguíssimos milhares de euros. Um ano depois de ter comprado o Leaf, já consegui estabelecer algumas certezas; e uma delas é que o meu próximo carro será outro eléctrico...

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Essiemme » 22 jul 2015, 17:03

Assim sou eu...
Com os quase 120 mil, já podia ter comprado praí umas 2 baterias...
Contudo, só compro uma de maior capacidade, quando precisar e se der para adaptar.
Por enquanto, ainda vai dando...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 22 jul 2015, 17:19

Tendo em conta que o meu mk1 tem neste momento 78,5% da capacidade original com 49 meses, e que no primeiro ano perdeu mais de 10%, provavelmente chegará aos 60 meses com 75% da capacidade original.

Mas isto é um mk1! O ritmo do mk2 do cromero anda a pouco mais de metade do meu mk1, pelo que deve chegar aos 60 meses com pelo menos 80% da capacidade original. Vamos ver como se porta a capacidade no segundo ano para avaliar se o ritmo de degradação diminuiu substancialmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”