Diário de Bordo jpgoncalves2

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jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 19 out 2015, 22:26

Orlando Escreveu:Alguns pormenores aos teus pontos
1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
2- O aquecimento é devido ao esforço pedido, pois a tensão desce e pede-se mais ah por ela, perfeitamente normal em quase todas as baterias
De resto, vais no bom caminho...
PS: Conseguiste fazer Pombal/Viseu?
Obrigado pelos considerandos Orlando!;-)
Sim, consigo. Depois de carregada a bateria a 80%, viajo a 65 Km/h com "Cruise control", A1 e IP3 e recebo aviso de bateria baixa mesmo à entrada de Viseu. Começo e termino assim:
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 19 out 2015, 22:39

Muito bom. Boas informações e recheado com fotos. Este db está a ficar bem rico ;)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 19 out 2015, 23:13

Fil Escreveu:Muito bom. Boas informações e recheado com fotos. Este db está a ficar bem rico ;)
Obrigado pelo incentivo Fil!;-) Faz-se o que se pode, é partilhando que também se aprende, e eu quero aprender!,-)

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 20 out 2015, 09:47

Orlando Escreveu: 1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
Na verdade é ao contrário. Quanto mais velha a bateria maior é a temperatura para atingir a 6ª barra. Pelo menos nos mk1. O meu quando novo mostrava a 6ª barra as 24-25C e agora só pelos 27,5C é que a mostra.

A razão é porque provavelmente os engenheiros da Nissan quiseram que as barras de temperatura representassem de alguma maneira a velocidade de degradação da bateria e com o passar do tempo é necessária mais temperatura para a mesma velocidade de degradação.
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 20 out 2015, 09:53

mjr Escreveu:
Orlando Escreveu: 1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
Na verdade é ao contrário. Quanto mais velha a bateria maior é a temperatura para atingir a 6ª barra. Pelo menos nos mk1. O meu quando novo mostrava a 6ª barra as 24-25C e agora só pelos 27,5C é que a mostra.

A razão é porque provavelmente os engenheiros da Nissan quiseram que as barras de temperatura representassem de alguma maneira a velocidade de degradação da bateria e com o passar do tempo é necessária mais temperatura para a mesma velocidade de degradação.
Bolas, estou confuso então, mas no meu ex mk1 parece que me lembro de ela aparecer cada vez mais cedo. Mas se o dizes. Lembro-me de uma tabela dessas. Ficava bem recordar esses dados Mjr, sabes onde está?
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por VETL » 20 out 2015, 10:29

Está aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 035#p29746
jpgoncalves2 Escreveu:...- o balanceador consegue manter, com facilidade, e ao longo de toda a descarga , um diferencial máximo de 20mV entre as células agrupadas a 2S2P.
O "balanceador" não trabalha durante a descarga a manter as células balanceadas.
Ele só se preocupa em verificar quais as que estão com mais tensão quando estacionadas alguns minutos acima dos 4,0v e com essa informação drena-lhes alguma energia.
Se elas estiverem equilibradas acima dos 4,0v, não há no carro nenhum mecanismo de as manter balanceadas. É a qualidade e a fiabilidade delas que permite que cheguem aos 3,7v perfeitamente em equilíbrio.
Corrijam-me se estou equivocado.
jpgoncalves2 Escreveu:- uma carga rápida no PCR CHADEMO na AS de Pombal (creio que debita 43Khw, a confirmar) desde SOC 30% a 80%, com temperatura exterior à volta dos 21ºC e temperatura inicial de bateria a 26ºC, eleva-a cerca de 7ºC
A potência instantânea de uma carga rápida não é linear.
Aliás, o LeafSpy dá essa informação neste gráfico:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-16.png[/img]

É por isso que entre carregar num PCR de 50Kw é pouco diferente de carregar num de 20Kw.
[img]http://i.imgur.com/5T2yo5T.jpg[/img]
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 20 out 2015, 10:39

VETL, obrigado, o que seria eu sem ti! :D
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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 20 out 2015, 11:27

Ainda sobre a questão dos sensores de pressão dos pneus, no mk2 Acenta 2015 e capacidades da versão mais atualizada do LeafSpy pro , em ambiente IOS 9, aqui fica o pdf (instruções) da versão atual, à disposição na Apple store, esperando ser útil! :)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... %20iOS.pdf
A questão dos pneus começa a ser abordado em detalhe na página 4...

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2015, 12:25

VETL Escreveu: A potência instantânea de uma carga rápida não é linear.
Aliás, o LeafSpy dá essa informação neste gráfico:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-16.png[/img]
Ainda ontem fiz uma carga rápida dos 17% aos 80% no meu C-zero, e o gráfico é muito semelhante (não estava à espera que nos primeiros minutos houvesse um ligeiro aumento da potência de carga). No entanto, a potência máxima no Canion não passou dos 41kW (em Oeiras).

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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por mjr » 20 out 2015, 12:32

O aumento da potência de carga no início é porque a carga é feita à corrente máxima Chademo de 125A, e como no início a bateria impõe uma tensão menor (está mais descarregada) a potência de carga é menor. Nos clones a potência de carga nunca se pode aproximar dos 50kW porque têm apenas aproximadamente 360V de tensão máxima.
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