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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 26 ago 2022, 14:16
por Nonnus
É um Leaf de 62 que me foi emprestado enquanto o meu está na revisão e na possível substituição dos amortecedores da frente visto que o diagnóstico é que o do lado direito está estragado. Vamos ver.

Os 217cv é qualquer coisa nas ultrapassagens 😁 em todo caso acho-o um bocadinho gastador ficando muito perto do model S75D com o mesmo tipo de condução.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 05:36
por Nonnus
Depois de 200km andados a média mantem-se nos 16kWh/100km o que eu acho um exagero, dai o carro não fazer os 400km.

Pontos positivos até agora são os 217cv que dá uma vida ao carro interessante, até acho que é demais para este chassi. Quando se pisa o pedal a fundo nota-se a rodas da frente a tentar achar a trajetória tal é o torque transmitido as mesmas. Os 62kWh de capacidade acaba por ser suficiente para viajar. Não há range anxiety (pelo menos para quem esta habituado a um Leaf de 30 com 30% de degradação :mrgreen: ), se apontarmos para uma autonomia de 360km, num país como o nosso e com o número de carregadores já disponíveis, desde que não andemos fora dos limites de velocidade o carro deixa fazer uma viagem sem muitas preocupações. Falta testar os carregamentos rápidos e o tal malfadado rapidgate.

Pontos negativos até agora é o carro trazer um EVSE de 10A. A estimativa do carro para carregar dos 20% aos 100% a 10A é de cerca 20H :doh: mesmo carregar uma bateria com esta capacidade a 6.6kW que é o máximo que ele permite em AC acho curto. Não é que se precise todos os dias de 360km, mas por exemplo tenho em mente sair no domingo e vou precisar de duas noites do carro a carregar das 00 as 07 (bi-horario) e mesmo assim não vou conseguir sair a 100%. Acho que deve haver um maior equilíbrio entre capacidade da bateria e velocidade de carregamento, tanto em AC, como DC, senão a mais valia de ter uma bateria grande e o poder carregar em casa perde-se um bocado.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 09:44
por Apr
Na prática 6.6kW é o que se consegue carregar numa habitação normal com uma potencia contratada "normal". Em monofásico, do lado dos VE, tambem só ganharias mais uns 4A até aos 32, se quisesses ver um tempo de carregamento melhor terias que passar para trifásico que tem as suas desvantagens.

A mehor solução é passar para bihorario diario e ja ficas com 10h de vazio que permite carregar até 66kwh de energia da tomada por noite.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 11:51
por civic
Nonnus Escreveu:
27 ago 2022, 05:36
Depois de 200km andados a média mantem-se nos 16kWh/100km o que eu acho um exagero, dai o carro não fazer os 400km.

Pontos positivos até agora são os 217cv que dá uma vida ao carro interessante, até acho que é demais para este chassi. Quando se pisa o pedal a fundo nota-se a rodas da frente a tentar achar a trajetória tal é o torque transmitido as mesmas. Os 62kWh de capacidade acaba por ser suficiente para viajar. Não há range anxiety (pelo menos para quem esta habituado a um Leaf de 30 com 30% de degradação :mrgreen: ), se apontarmos para uma autonomia de 360km, num país como o nosso e com o número de carregadores já disponíveis, desde que não andemos fora dos limites de velocidade o carro deixa fazer uma viagem sem muitas preocupações. Falta testar os carregamentos rápidos e o tal malfadado rapidgate.

Pontos negativos até agora é o carro trazer um EVSE de 10A. A estimativa do carro para carregar dos 20% aos 100% a 10A é de cerca 20H :doh: mesmo carregar uma bateria com esta capacidade a 6.6kW que é o máximo que ele permite em AC acho curto. Não é que se precise todos os dias de 360km, mas por exemplo tenho em mente sair no domingo e vou precisar de duas noites do carro a carregar das 00 as 07 (bi-horario) e mesmo assim não vou conseguir sair a 100%. Acho que deve haver um maior equilíbrio entre capacidade da bateria e velocidade de carregamento, tanto em AC, como DC, senão a mais valia de ter uma bateria grande e o poder carregar em casa perde-se um bocado.
Também me emprestaram um 62 na revisão e de facto concordo contigo em relação a ser gastador, muito longe do meu 40 rodinha 16", mas em relação à potência fiquei um pouco desiludido, sinceramente não achei assim tanta diferença em relação ao meu, pois isso que dizes de lidar mal com a potência em arranque também acontece no meu, talvez por ser roda mais pequena, não sei. ;)

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 12:26
por Nonnus
Apr Escreveu:
27 ago 2022, 09:44
Na prática 6.6kW é o que se consegue carregar numa habitação normal com uma potencia contratada "normal". Em monofásico, do lado dos VE, tambem só ganharias mais uns 4A até aos 32, se quisesses ver um tempo de carregamento melhor terias que passar para trifásico que tem as suas desvantagens.

A mehor solução é passar para bihorario diario e ja ficas com 10h de vazio que permite carregar até 66kwh de energia da tomada por noite.

Podes ter 10.35kVA = 45A em monofásico.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 14:17
por BrunoAlves
Não sei se algum carregador interno na Europa aceita mais de 32A por fase. Isso é nos states que chegam a ter mais de 100A em casa :?

Seja como for, qualquer carregador interno de 11kW trifásico actualmente faz 7kW monofásico. Em casa pode ser "igual ao litro" para quem não tem trifásico, mas fora de casa é uma diferença significativa.

Se me custa a perceber como é que TODOS os VE actuais não carregam a 22kW AC, muito mais me custa a perceber como é que continuam a sair com carregadores internos monofásicos.

O Leaf de 62kWh é só mais um tiro ao lado na história recente daquele que podia estar de caras SEMPRE entre a crista da onda dos VE. Só que há um limite para o que se pode mugir a vaca sem lhe dar mais palha fresca. E a "teta" do Leaf foi esgotada para lá da remissão :(

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 16:31
por Nonnus
Como referi carros com baterias pequenas acho que não é significativo, agora carros com baterias grandes faz toda a diferença. Se a mais valia de ter um carro electrico é o poder carregar em casa, então os carros devem vir preparados para tirarmos o maior proveito dessa mais valia. Muitos podem por em causa quantas vezes precisamos de 400km de autonomia, certamente não serão muitas, mas estar dois dias a carregar o carro para poder sair a 100% a mim não me faz sentido.

Esta noite o carro carregou 00:00 as 07:00 31%, tem neste momento 51% hoje vai carregar outra vez, se carregar os mesmos 31% amanhã as 7:00 tenho 82% precisava de mais uma noite para chegar aos 100%. O que vai acontecer é que vou ter que ir ao PCR carregar até aos 80% e depois durante a noite carrego o resto. :doh: Isto porque o carro não andou hoje, porque se eu tivesse saído com o carro então seria um cenário ainda pior.

Por acaso esqueci-me de ver quantos kWh gastei para esses 31%, hoje tenho de ver.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 17:51
por mafgod
E precisas de o carregar a cem por cento?

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 18:32
por Nonnus
Se vou fazer um passeio o melhor é sair a 100% senão depois vou andar de PCR em PCR.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 27 ago 2022, 19:19
por rnlcarlov
Nonnus Escreveu:
27 ago 2022, 16:31
Se a mais valia de ter um carro electrico é o poder carregar em casa, então os carros devem vir preparados para tirarmos o maior proveito dessa mais valia.
Queres mais depressa, passa para cá mais €€ para ter uma wallbox ou similar. Lógica de quase todas as marcas excepto Tesla.