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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 10:07
por BrunoAlves
A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 10:44
por civic
BrunoAlves Escreveu: ↑11 jul 2022, 10:07
A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.
Mas o proprio aquecimento/temperatura da bateria altera a resistência interna de uma bateria, e isso não acontece com o HX, ou seja, eu tenho o mesmo valor estando nos 20ºC ou nos 40ºC, o HX não altera com a temperatura, mas a resistência interna sim.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 12:57
por BrunoAlves
Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 13:19
por rjspedition
O que dizer do Hx?
Alguns entendidos dizem que o Hx nos Leaf deve andar perto do SOH, já vai com 33% de diferença.
Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software.
Com 27% de degradação ainda consigo feitos destes:
Cada vez fico com a ideia de que é mais impossível perceber/prever o mecanismo e a queda do SOH. Tinha ideia de que os nossos andavam a par (até perderam a barra com dias de diferença), e agora o fosso já vai em mais de 3%.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 15:50
por BrunoAlves
rjspedition Escreveu: ↑11 jul 2022, 13:19
Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software.
Na altura dos primeiros updates e que a malta registava o "antes" e o "depois" o que se via era um salto no SoH mas não havia mexidas no Hx. Também por isso surgiram dúvidas que o update não fosso só uma "martelada" no cálculo das barras e que escondesse degradação efectiva (o que parece não ser o caso).
É natural que depois esse "buraco" se mantenha ou acabe por aumentar.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 11 jul 2022, 18:25
por civic
BrunoAlves Escreveu: ↑11 jul 2022, 12:57
Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
Pois, até pode ser, não fossem as descrepâncias que existem entre modelos com os mesmos kms e tratamento idêntico e depois têm HX completamente diferentes, sem que isso se note na autonomia.
Sinceramente não percebo esse valor, pois se fosse como dizes um LEAF com 100% de HX teria uma autonomia muito diferente de um com 60%, e isso não acontece, conheço um que tem esse valor mas não se nota nada em termos de autonomia.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 17 jul 2022, 17:50
por Nonnus
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 26 ago 2022, 11:24
por Nonnus
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 26 ago 2022, 12:50
por cfvp
Podes explicar a foto?
Só pode ser um de 62kWh.
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Enviado: 26 ago 2022, 13:27
por BrunoAlves
Trocaste? Com esses km no GOM ou é 62kWh ou tiraste essa foto depois de descer a Estrela