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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 11:02
por VETL
Nonnus Escreveu:
14 jul 2021, 10:18
Os valores começam a ser coincidentes com o que a Nissan diz acerca do software estimar mal a quantidade de energia do pack. Na realidade o carro sempre consumiu os 25kWh para carregar até aos 100%.
Mas atendendo a que os limites de carga e descarga das células se mantém, alguém poderia pensar outra coisa que não fosse isso?

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 12:14
por frankesousa
Nonnus Escreveu:
14 jul 2021, 01:08
frankesousa Escreveu:
13 jul 2021, 22:24
Carreguei a 16A em ambos os testes, qual a corrente que usa-te no EVSE?
Nos meus testes carrego sempre ao máximo que o carro permite, 6.6kW, 28A para haver menos perdas.
Isso também justifica alguma diferença de energia carregada (carga mais eficiente no teu caso).
Eu estava a espera que os meus 2 leafs e o teu estivessem +- no mesmo "patamar" de degradação efectiva.

Talvez ajustando as medidas as diferentes eficiências de carga (16A vs 30A) e ao possível erro de medição as degradações estejam mesmo equivalentes.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 13:36
por Nonnus
VETL Escreveu:
14 jul 2021, 11:02
Mas atendendo a que os limites de carga e descarga das células se mantém, alguém poderia pensar outra coisa que não fosse isso?

Eu, :P

Como tínhamos "discutido" no outro tópico eu, e muitos outros ficamos com o pé atrás com esta actualização. No meu caso o timming de quando a actualização aparece e, a falta de dados concretos sobre o que actualização faz, levou a suspeitar até que ponto isto era realmente assim.

Depois de ler muito em vários sítios não encontrei nada com os dados iguais ao que eu postei aqui nestes últimos dias e, que agora nos pode dar respostas em concreto.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 13:40
por rnlcarlov
Daquilo que tenho lido, alguns queixam-se se a autonomia extra que aparece é ilusória, pois quando chegam aos 20% começa a cair muito rapidamente.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 13:42
por VETL
Nonnus Escreveu:
14 jul 2021, 13:36
...
Depois de ler muito em vários sítios não encontrei nada com os dados iguais ao que eu postei aqui nestes últimos dias ...
Não deves ter facebook... :lol: :lol: :lol:
E tens aqui 2 Leafs do frankesousa de enfiada.

Não é possível pensar outra coisa, que não aquilo que é mencionado pela Nissan.
É engraçado que, desde o início a Nissan, sendo a que apresenta mais transparência nestas coisas da degradação, é a que mais má imagem tem e que mais sofre com as teorias da conspiração.
A Nissan até tem as barras a mostrar a degradação. No geral as outras não mostram nada, ninguém sabe quando nem como ativar as garantias, etc, etc e os proprietários vivem melhor com isso.
É impressionante...

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 14:21
por frankesousa
Eu só tenho uma coisa que gostava que a Nissan (e quase todas as outras), fosse mais transparente, que é vender um leaf 30kWh e afinal só ter 26 ou 27kWh :lol:

Passando esse "problema" inicial, a degradação apresentada pelo leaf 30 2016 (atualizado em 2018) e este novo update que aqui o Nonnus demonstra (ainda tenho de levar o meu leaf 2017 a fazer o update) parece ser real (comparando com os "enganadores" 27kWh de novo).

Agora não há dúvida que os leaf têm uma degradação das mais "elevada" de entre todos os VE. Coisa que aumentando o tamanho da bateria parece ajudar a mitigar.

Vou voltar a carga a ver se consigo marcar o update no meu leaf 2017 e refazer o teste de tomada. Acho que os resultados vão ser os mesmos do Nonnus e a capacidade real vai andar pelo 80% + coisa - coisa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 15:19
por Nonnus
VETL Escreveu:
14 jul 2021, 13:42

Não deves ter facebook... :lol: :lol: :lol:
E tens aqui 2 Leafs do frankesousa de enfiada.

Não é possível pensar outra coisa, que não aquilo que é mencionado pela Nissan.
É engraçado que, desde o início a Nissan, sendo a que apresenta mais transparência nestas coisas da degradação, é a que mais má imagem tem e que mais sofre com as teorias da conspiração.
A Nissan até tem as barras a mostrar a degradação. No geral as outras não mostram nada, ninguém sabe quando nem como ativar as garantias, etc, etc e os proprietários vivem melhor com isso.
É impressionante...
Por acaso criei uma conta acerca de um mês e não foi em busca de informação sobre este assunto. Mas digo-te que mesmo acerca deste assunto não consegui obter nenhuma informação relevante como aquela aqui exposta por mim. O que vejo são alguns proprietários que põe a foto do quadrante antes e depois do update o que na realidade não nos diz nada (lembras-te da nossa "discussão" acerca da app de terceiros para entusiastas" :idea: ). Quando alguém fala no teste de tomada muitos nem sabem o que isso é, portanto não consegui recolher nenhuma informação que me leva-se a pensar de outra maneira. Também se pode dar o caso de eu estar a ir aos sítios errados, mas como normalmente o post mais insignificante a primeira vista acaba com as pessoas a ofenderem-se, sinceramente também não me desperta grande interesse.

"Olhos que não veem coração que não sente". :)

Em relação ao resto, sendo que as baterias da Nissan aparentemente são as que apresentam maior degradação! Queres que as pessoas digam o quê?

Não sei qual admiração de se pôr, esta, ou aquela marca em causa em assuntos desta natureza. O diselgate não foi assim a tanto tempo para ver do que as marcas são capazes para vender, ou fugir a certas responsabilidades. Relembro que no diselgate não foi apenas a VW, outras marcas tinham feito o mesmo.

Em relação aos dados do frankesousa não sei como retirar alguma informação. O Leaf de 2017 dele ainda nem tem o update :roll:

Agora o tempo dirá se isto foi uma correcção ou um remendo. O meu carro em novo tinha 28kWh de capacidade, em quatro anos segundo este update perdeu 18% de capacidade, 4kWh. Mantendo esta cadência, aos 8 anos tenho o carro nos 20kWh de capacidade, que segundo os dados anteriores estará muito perto das 8 barras, como o frankesousa tem dito nas suas várias intervenções - "vamos todos morrer na praia". ;)

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 16:17
por zeuz
Nonnus Escreveu:
14 jul 2021, 15:19
Por acaso criei uma conta acerca de um mês e não foi em busca de informação sobre este assunto. Mas digo-te que mesmo acerca deste assunto não consegui obter nenhuma informação relevante como aquela aqui exposta por mim. O que vejo são alguns proprietários que põe a foto do quadrante antes e depois do update o que na realidade não nos diz nada (lembras-te da nossa "discussão" acerca da app de terceiros para entusiastas" :idea: ). Quando alguém fala no teste de tomada muitos nem sabem o que isso é, portanto não consegui recolher nenhuma informação que me leva-se a pensar de outra maneira. Também se pode dar o caso de eu estar a ir aos sítios errados, mas como normalmente o post mais insignificante a primeira vista acaba com as pessoas a ofenderem-se, sinceramente também não me desperta grande interesse.
Chegaste a ver este tópico?
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 571952810/

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 16:24
por VETL
zeuz Escreveu:
14 jul 2021, 16:17

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https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 571952810/
Esse continua neste:
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 3264954574

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 14 jul 2021, 19:04
por Nonnus
zeuz Escreveu:
14 jul 2021, 16:17
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VETL Escreveu:
14 jul 2021, 16:24
Esse continua neste:
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Muito interessante. Esse carro tem os mesmos valores do meu.

Nessa data ainda não tinha facebook :P passou ao lado.

Interessante também é ver que esse carro tem 1118 QC, o meu apenas tem 53, no entanto tem os dois os mesmo valores de degradação. Fica para memória futura para mostrar que afinal os QC não prejudicam nem mais, nem menos.

Mais uma vez a teoria diz uma coisa, na prática é outra.