No passado mês e meio o Leaf tem estado praticamente encostado, servindo apenas para a ida e volta ao jardim de infância e às compras dentro da localidade.
Tem estado sempre com a bateria acima dos 80%, não vá ser necessária alguma deslocação rápida a qualquer lado mais distante, e porque o carro deixou de me dar tanta confiança relativamente à autonomia, já que tenho notado que os últimos 30% não são,
ao contrário do que já afirmei aqui, para fiar.
Ontem o carro teve de se deslocar a Lisboa (2x), o tempo está quente, transito nulo, e nada de vento, pelo que a condução foi sempre calma e com um variáveis favoráveis.
A meio da tarde estava com estes números: Impecável, pensei eu.
Fui comentando o comportamento com um amigo meu, pelo que me é fácil indicar estes parciais para comparação:
Estação de Benfica a Loures: 17 KM | 4% inicio: 59% -> fim: 55%
Loures até casa, subir via N8: 15 KM | 14% inicio: 55% -> fim: 41%
Após uma breve pausa em casa, saímos novamente com o carro a 47%. No regresso, saímos dos Olivais com 31% e posso indicar estes parciais:
Olivais à entrada do Túnel do Grilo: 6,5 KM | 10% (!) inicio: 31% -> fim: 21% (4 Km em subida, a ritmo moderado )
Loures até casa, subir via N8: 15 KM | 20% inicio: 23% -> fim: 3% (??)
Estou a assumir 3% que o carro estima porque na realidade os -- (5%?) apareceram ainda longe de casa, a iniciar a subida da Freixeira.
Não só os km parecem desaparecer com percentagens mais baixas, como que as recuperações também parecem ser mal calculadas:
Descer na A8, Repsol à portagem:
6KM - 3% recuperados com a bateria ainda nos 40s%.
Descer do Túnel do Grilo ao IKEA:
1,8KM - 3% recuperados com a bateria já nos 20s%.
Nesta fase, tenho como limite na bateria para trepar novamente para a Venda do Pinheiro de forma confortável: 30% via N8, 35% via A8.
Amanhã faz dois anos certos em casa, e é inegável que a autonomia já não dá tanta liberdade como dava.