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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 12 mar 2021, 17:19
por jfr2006
Não percebeste: Não estou a falar da diferença de consumos a 120 e a 80 (médias). Estou a falar da energia útil que conseguimos "extrair" da bateria a uma velocidade a outra.
Já vi em muitas situações que entre energia útil reportada pelo Leafpsy e a energia útil que consegui realmente usar, tendo em conta a média dada pelo CB e mesmo aquela reportada pelo LeafSpy vai uma diferença considerável, especialmente quando a condução foi mais agressiva.
Com base nisto e tendo em conta situações semelhantes, mas com a bateria mais nova, só posso atribuir isto a perdas na bateria mais elevadas, com a idade.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 12 mar 2021, 20:23
por mjr
O efeito que estás a falar tem a ver com a energia que a bateria consegue dar a diferentes níveis de descarga, o chamado efeito de Peukert.
Esse efeito aumenta com a degradação da bateria e com a diminuição da temperatura. Já ouvimos várias vezes histórias de Leafs com baterias degradadas e frias que após uma subida a abrir viram o SOC cair abruptamente e depois recuperar parcialmente quando a corrente baixa. Não sei se o efeito que estás a falar será esse. Recordo-me que quando tinha a bateria original degradada no meu Leaf ele rapidamente chegava ao aviso de bateria fraca quando andava a velocidades elevadas, mas depois aguentava-se imenso tempo sem chegar à tartaruga. O efeito de Peukert não rouba capacidade à bateria, apenas limita a velocidade com que conseguimos extrair toda a capacidade. Quando baixamos a corrente as reações químicas voltam a conseguir acompanhar e conseguimos extrair toda a energia que falta. Isto funciona independentemente das perdas pela Ri, que nos fazem perder energia mas não nos fazem perder Ah (carga).
Para perceber a capacidade precisamos de ir de 100% até 0%, parar a 10% indicados no carro/LEaf Spy pode significar perder mais de 10% de capacidade porque o carro está a subestimar a capacidade real. Eu confio pouco na instrumentação dos VE em geral e ainda menos na do Leaf... é muito difícil estimar o SOC real com algoritmos. Talvez um dia optem por usar redes neuronais, acho que teriam melhor resultado.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 12 jul 2021, 20:08
por Nonnus
Hoje vai ser dia de fazer um teste de tomada porque o meu Leaf amanhã vai levar com o tão milagroso update.
Por esta altura tenho o carro todo mamado em comparação com o ultimo teste.
Comecei por achar estranho o Leafspy mostrar apenas 5% de SOC quando o carro ainda mostrava 10%. Normalmente o carro nestas percentagens é mais pessimista que o Leafspy. Outro dado estranho é o Leafspy apresentar um SOC de 0.0% quando o mesmo LeafSpy mostrava 1.2 de energia armazenada. Andou a alternar entre 0.0 e 0.2% durante 22km.
Outro dado interessante foi com 0.0% de SOC as células estarem todas certinhas (reparem na voltagem):
Depois deste print o carro ainda andou 13km
Outro dado interessante foi a tartaruga desta vez aparecer antes dos 2.8v como da última vez, apareceu por volta do 3v com cerca de 0.3kWh de energia no pack.
Agora vai carregar, vou registar a quantidade de energia que vai entrar no pack e, depois do update vou voltar a fazer o mesmo.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 13 jul 2021, 15:40
por Nonnus
Pequeno update.
Antes 67% de SOH, depois 82% de SOH
Antes 9 barras, agora 11 barras.
Estimativa do carro quando entrou na Nissan não me permitia chegar a casa sem um carregamento. Estimativa do carro quando saiu da Nissan permitiu chegar a casa e com o A/C ligado.
Quando reunir os dados todos ponho aqui toda a informação do antes e depois.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 13 jul 2021, 20:24
por mjr
Dados muito interessantes!
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 13 jul 2021, 20:43
por Nonnus
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 13 jul 2021, 22:24
por frankesousa
Pelos testes que fiz com os meus 2 leaf 30, a voltagem de desligamento não parece diferente entre eles, apenas a amostragem que vemos no leafspy é que tem algum atraso e por isso algum erro.
Também reparei que a energia efectivamente guardada abaixo dos 3v e pouco até 2.7 ou assim é quase nula, pelo que nem interessa ver bem a tensão a que o pack "abre" o contactor.
Os 25kWh são um pouco menos que os 27kWh e 26.2kWh que os meus leafs carregaram no teste de tomada (leaf 2017 sem update com 96mil km e leaf 2016 com update de 2018 com 111 mil km respectivamente).
Carreguei a 16A em ambos os testes, qual a corrente que usa-te no EVSE?
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 14 jul 2021, 00:34
por LuisG
Salvo erro ele carrega a 32A.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 14 jul 2021, 01:08
por Nonnus
frankesousa Escreveu: ↑13 jul 2021, 22:24
Carreguei a 16A em ambos os testes, qual a corrente que usa-te no EVSE?
Nos meus testes carrego sempre ao máximo que o carro permite, 6.6kW, 28A para haver menos perdas.
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Enviado: 14 jul 2021, 10:18
por Nonnus
Há alterações curiosas.
O leafspy agora reporta mais 4kWh. Antes reportava ~20kWh de capacidade agora reporta 24kWh.
Tanto o medidor que tenho quadro como o EVSE reportaram 25.6kWh e 26kWh respectivamente para carregar o carro. Antigamente reportavam exactamente o mesmo valor mas para 20kWh reportados (
viewtopic.php?f=56&t=6945&start=250#p140250). Os valores começam a ser coincidentes com o que a Nissan diz acerca do software estimar mal a quantidade de energia do pack. Na realidade o carro sempre consumiu os 25kWh para carregar até aos 100%.