Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Enviado: 29 jan 2022, 09:51
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Conta-nos então um pouco da história desse teu leaf 30kwh de 2017. Compraste novo ou usado, qual o teu estilo de condução, cargas rápidas, kms e outros cuidados que manténs?
O teu será uma exceção a regra, da mesma maneira que o Leaf que estamos a falar também o é. Não há de haver muitos Leaf que de um momento para o outro a bateria fica estragada.
Quando foi substituída a bateria do meu em Fevereiro de 2021 o carro tinha a versão de firmware do LBC 4NR6A, à data a mais atualizada. Já depois de ter sido substituída a bateria solicitei a atualização que entretanto surgiu, a 4NR6B.frankesousa Escreveu: ↑29 jan 2022, 14:14O meu leaf 30 2017 com um pouco mais de 100.000km também só perdeu uma barra, ou melhor, tinha perdido 3 mas recuperou 2 com o update.
Teste da tomada confirmou que o estado real da bateria é mesmo o equivalente às 11 barras e não às 9 que tinha antes do update.
corrisi O teu leaf 2017 trocou a bateria mas estava mesmo má? ou estava sem o update?
É que o meu também ia direitinho para a garantia mas afinal era só erro de software.
A verdade é que o anterior dono do meu leaf 2017 para além de nunca ter feito uma CR, andava todos os dias (não passava dias a 100%), comprou-o novo e andava sempre devagar sem grandes acelerações. Talvez isso justifique o estado bastante bom da bateria para 1000mil km.
Tudo muito idêntico ao reportado por mim, isto é, 29.3 kwh disponíveis reportados pelo leafspy com 100% de SOC. Na primeira carga a 100% de SOC após substituição da bateria o leafspy indicava 96.98% de HX.frankesousa Escreveu: ↑29 jan 2022, 20:43Aqui está o print do leafspy carregado a 100%
Noto 2 surpresas (para mim), o HX não é 100% e está mais longe disso do que esperava e a energia total calculado é maior do que pensei, estava a espera de uns 28kWh e está nos 29.3kWh
Não limparam o contador de cargas e quando questionados pelo dono disseram que fazer isso era como alterar os km do carro não discordo
Sobre a garantia desta, segundo eles mantem-se exatamente igual, ou seja, até ao carro ter 8 anos ou 160 mil km.
]
Era um Leaf de serviço nacional entre janeiro e julho de 2017, altura em que veio cá para casa com três mil e poucos km.
Ora muito bem!VETL Escreveu: ↑01 fev 2022, 23:59Era um Leaf de serviço nacional entre janeiro e julho de 2017, altura em que veio cá para casa com três mil e poucos km.
Andou 2 anos comigo onde fez mais de 70.000km, incluindo viagens ao Algarve e uma vez à Madeira. Nessa altura levou algumas cargas rápidas nas viagens longas, mas carregou quase sempre em casa a 16A. Nessa altura a média do Nissan Connect oscilava ali por volta dos 13kWh/100km.
Depois em meados de 2019, passou para as mãos da esposa, nunca mais fez nenhuma carga rápida e levei uma abada na média do Nissan Connect que, mesmo sem pastelar na estrada, passou a oscilar entre os 9 e os 10kWh/100km.
Não tenho conhecimentos para opinar se esta média é a chave para ter ainda 11 barras, mas de certeza que mal não faz.