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Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 09 abr 2018, 11:00
por Apr
pemifer Escreveu:Desculpem, não estou a querer ser parvo, não estou mesmo a perceber...
O que me pareceu perceber foi que, fazendo um teste de tomada, consegue-se obter a informação real da capacidade da bateria e que esta capacidade é diferente da detetada pelas barras do carro e pelo Leaf Spy.
Com base nisto vocês negam que a degradação das baterias de 30 será mais rápida que a das baterias de 24, é isso?

Não! O que se está a tentar dizer é que um estudo baseado só no SOH é manifestamente insuficiente para poder concluir o que quer que seja!

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 09 abr 2018, 11:09
por pemifer
Apr Escreveu:Não! O que se está a tentar dizer é que um estudo baseado só no SOH é manifestamente insuficiente para poder concluir o que quer que seja!
Então os dados do estudo em relação às baterias de 24 também estão mal.
Mas qual é a explicação para o aparecimento de donos de carros de 30 a queixarem-se da perda de barras?
Tratam-se de casos esporádicos?

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 09 abr 2018, 11:33
por BrunoAlves
Na minha opinião há o efeito pessimista da estimativa do SOH por parte do carro. Também há aqui um utilizador de um Leaf30 com SOH = 100% já com dezenas de milhar de km.
viewtopic.php?f=56&t=6716
Mas há sobretudo falta de dados vários, não se pode regular só pela estimativa do carro (que é isso mesmo, uma estimativa). Agora, também aceito que é isso que 90% ou mais dos utilizadores de Leaf vêm e é isso que passa como opinião.

No meu Leaf, o SOH estimado pelo carro andava pelos 88%. Quando fiz o teste da tomada, pela energia que saiu da tomada, o SOH real era bastante superior a 90%. Bastante.
O lmlr perdeu uma barra no seu 24kWh e continua alegremente a fazer os mesmos km de quando lhe chegou, não sente qualquer efeito de degradação.

Não digo que esse "estudo" não se venha a confirmar como verdadeiro, mas não se pode usar só a estimativa do carro para concluir isso.

E entretando demos cabo do tópico ao Vgomes :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 09 abr 2018, 12:26
por VETL
Havendo erros nos algoritmos das estimativas, eles vão sendo maiores e mais dispares consoante aumenta o tamanho do pack.

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 09 abr 2018, 14:22
por jfr2006
E como exemplo, eu basta esticar o carro durante um dia (uma viagem daquelas longas) e no dia seguinte o meu SOH já subiu ;)

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 12 abr 2018, 19:39
por vgomes
Apr Escreveu:
vgomes Escreveu:Hoje o VE foi para a Nissan.
Quase 7 anos depois e 170 000 vamos perder amor a uns valentes €€€ e trocar a bateria de tração.... já nem dava para ir para o trabalho, quanto mais voltar!
Fica esta imagem para memória futura:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/NSaUT ... 60-h769-no[/img]
Impressionante! Dadas as condições em que o carro é usado não valia mais fazer um upgrade do carro para 30kWh em vez de um upgrade do pack?

Andei a ver mas não me davam nada pelo carro como ele estava... com baterias novas agora faz mais 100 000 e depois compra-se um com 60Kwh-80Kwh-100Kwh o que houver nessa altura. Nissan ou outro. Isto daqui a 2 anos é tudo eléctrico

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 12 abr 2018, 19:41
por vgomes
E já temos o VE de novo.
está uma maravilha, já regenera e tudo!

Imagem

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 12 abr 2018, 20:02
por BrunoAlves
:clap:

Impecável!

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 12 abr 2018, 20:05
por galt
Coração novo.
:lol:

Re: Diário de bordo, Vgomes

Enviado: 12 abr 2018, 20:17
por jfr2006
Como diria o "gordo": Espetáculo :mrgreen: