Diário de Bordo cgecastro

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por pnunes » 22 jan 2016, 23:49

Não te preocupes com isso, o teu carro sabe proteger se contra o que pensas ser as tais tensões altas por célula.
Protecao Tanto na carga como na descarga.
Ou achas que se assim não fosse te davam uma garantia de 5 anos e atualmente de 8 para o de 30!!
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 22 jan 2016, 23:56

pnunes Escreveu:Não te preocupes com isso, o teu carro sabe proteger se contra o que pensas ser as tais tensões altas por célula.
Protecao Tanto na carga como na descarga.
Ou achas que se assim não fosse te davam uma garantia de 5 anos e atualmente de 8 para o de 30!!
A questão não é a garantia, que acaba daqui a 11 meses, espero que o carro dure bem mais que isso.
Se durante a semana eu não uso diariamente mais de 50% da carga o que é preferível: carregar a 100% e descer aos 50% ou carregar aos 80% e descer aos 30%? Alem disso durante o fim de semana carrego sempre aos 100% porque as coisas são mais imprevisíveis e aí as células lá fazem a bela da equalização.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por pnunes » 23 jan 2016, 00:09

Olha, faz como achares melhor, sabes que as opiniões se valessem muito vendiam-se , como são dadas valem o que valem!
Mas bateria para uso diário é para andar carregada, e logo aí que a temperatura é muito estável , se fosse muito elevada ainda te dizia para continuares com o procedimento atual, assim não.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 24 jan 2016, 23:18

Mais uma foto adicionada...

https://www.flickr.com/gp/105010841@N02/S5C2M4

Do topo da ilha vê-se o Pico ao fundo e a cidade da Horta... Devido ao stress de ter chegado lá acima com --- de bateria e mulheres histéricas a dizer que íamos ficar pelo caminho, não tirei foto para o outro lado, da majestosa Caldeira do Faial.
Cheguei a casa com 1 barra de autonomia...

Pode ser que no próximo fim de semana vá lá acima sem levar peso a mais :D

Notei umas coisas mas posso estar enganado, parece que faz menos regeneração em gravilha e nem sempre que se carrega no travão a regeneração aumenta, especialmente em gravilha, umas vezes aumenta até quase ao 30kw e outras vezes noto que está a travar com o travão fisico e não regenera (o indicador de produção de árvores diminui drasticamente e a regeneração não aumenta)

chegachaves
Mensagens: 233
Registado: 21 jun 2015, 22:34
Data de fabrico: 13 fev 2014
Localização: Rio Maior

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por chegachaves » 24 jan 2016, 23:23

cgecastro Escreveu:Mais uma foto adicionada...

https://www.flickr.com/gp/105010841@N02/S5C2M4

Do topo da ilha vê-se o Pico ao fundo e a cidade da Horta... Devido ao stress de ter chegado lá acima com --- de bateria e mulheres histéricas a dizer que íamos ficar pelo caminho, não tirei foto para o outro lado, da majestosa Caldeira do Faial.
Cheguei a casa com 1 barra de autonomia...

Pode ser que no próximo fim de semana vá lá acima sem levar peso a mais :D

Notei umas coisas mas posso estar enganado, parece que faz menos regeneração em gravilha e nem sempre que se carrega no travão a regeneração aumenta, especialmente em gravilha, umas vezes aumenta até quase ao 30kw e outras vezes noto que está a travar com o travão fisico e não regenera (o indicador de produção de árvores diminui drasticamente e a regeneração não aumenta)
Lindo !!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por mjr » 24 jan 2016, 23:47

Em más condições de aderência a regeneração fica limitada ou até nula, por questões de segurança de como está programado o ABS/ESP. Espero que eventualmente no futuro estes sistemas possam trabalhar em conjunto com a propulsão para melhorar o ESP em certas situações. A velocidade de modulação do binário do motor penso ser compatível com estes sistemas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por Fil » 25 jan 2016, 01:09

Mas que qualidade de fotografia! Simplesmente lindo!

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 26 jan 2016, 11:39

MRider Escreveu:E quantos km fizeste?

Segundo o Carwings 80.7km, 14.9kwh de energia consumida e média de 0.19kwh/km

O pack já perdeu duas barras o que representa uma perda de 21,25% de capacidade ou seja o pack deve ter menos de 18.9 kWh de capacidade

Chegou o meu ELM327, já tenho o LeafSpyPro o que me vai dar melhor informação.

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 26 jan 2016, 20:41

MRider Escreveu:Já perdeu 2 barras...

80 km já é pouco. Não consegue fazer mais?
Isto foi subindo até ao ponto mais alto da ilha, uma subida de 1053m.
A minha média normal é de 0,15 kWh/km e neste dia fiz 0,19 kWh/km
Assumindo que gastei toda a capacidade de bateria (o que não fiz porque não me apareceu a tartaruga), em condições normais consigo fazer pelo menos 102km, mas como já disse para a semana tenho mais novidades com o leafspy

razões adicionais para a baixa autonomia,
1- o carro ia cheio com a família toda
2- a estrada era íngreme e com muitos troços em gravilha sinuosos, o que aumenta bastante o consumo devido à fraca tracção.
3- pela mesma razão a regeneração a descer foi má

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por Orlando » 26 jan 2016, 20:43

19kw/h de média....phonix!
Isso aí é a Serra da Estrela.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”