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Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 12 ago 2016, 08:53
por pemifer
VETL Escreveu:
pemifer Escreveu:Parabéns pela aquisição e obrigado pelo DB.
Será mais um veiculo que ficaremos a conhecer.
Tem barras de estado da bateria?
O Leaf spy funciona?
A frente parece ser grande, é do tamanho da do Leaf?
E o motor é igual?
Podes começar por aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=4176
Obrigado. Vi tudo enquanto estou na fila do IMT.

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 20 set 2016, 21:53
por rtripa
Boas,

Bom, esta review já está tão atrasada que já cheira... Quase 10000Km depois, Vamos lá então tratar do assunto. Vou dividir em partes para ser mais fácil escrever.

Parte 1 - O inicio:

Muito antes de os VE andarem na moda, o meu interesse em energias renováveis e tudo o que seja uma ajuda a manter este planeta habitável já era grande. Mais especificamente no sector da mobilidade, tudo começou com o Toyota Prius de 2ª geração, que tive o prazer de conduzir faz anos, mas que despertou a curiosidade para os veículos híbridos. Diga-se que só não tenho um porque o escândalo dos defeitos de fabrico me fez pensar duas vezes, tendo ido para um fumarento a diesel grande e poluente. A seu tempo iremos corrigir isso...

No entanto, existia um diesel de 2 lugares velhinho, que estava mesmo a pedi-las. Já algum tempo que andava a "namorar" o site da Nissan, mas as dúvidas persistiam. 120Km de autonomia real servirão? Fez-se uma análise detalhada dos percursos típicos, e a realidade era que mais de 95% encaixavam perfeitamente no raio de 60Km expectado. Os incentivos fiscais às empresas para VE confirmaram a viabilidade do negócio. O facto de existir um posto Mobi-e a 50 metros, também. Sem nunca ter a ter conduzido, fizemos a encomenda. Um acto de fé, portanto.

Chegou o dia. Ao ver o carro, surpresa: isto é mesmo grande! Bom espaço interior! Bagageira gigantesca! Estranha-se o facto de se carregar num botão e não acontecer nada. Uns relés fazem "click" e... silêncio. Começa-se a andar, e... silêncio. Não há solavancos de passagem de caixa. Não há rugido de motor em aceleração. Apenas um silvo que por vezes nos faz lembrar uma turbina silenciada. Passam os primeiros Km, e a sensação que fica é que não há maneira de voltar atrás! Isto é o futuro.

Continua...

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 20 set 2016, 22:17
por jfr2006
rtripa Escreveu: Diga-se que só não tenho um porque o escândalo dos defeitos de fabrico me fez pensar duas vezes,
Como? Explica lá essa...tenho curiosidade em saber que "treta" é essa :twisted:

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 20 set 2016, 22:20
por rtripa
jfr2006 Escreveu:
rtripa Escreveu: Diga-se que só não tenho um porque o escândalo dos defeitos de fabrico me fez pensar duas vezes,
Como? Explica lá essa...tenho curiosidade em saber que "treta" é essa :twisted:
https://en.wikipedia.org/wiki/2009–11_T ... e_recalls/

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 20 set 2016, 22:43
por jfr2006
rtripa Escreveu:
jfr2006 Escreveu:
rtripa Escreveu: Diga-se que só não tenho um porque o escândalo dos defeitos de fabrico me fez pensar duas vezes,
Como? Explica lá essa...tenho curiosidade em saber que "treta" é essa :twisted:
https://en.wikipedia.org/wiki/2009–11_T ... e_recalls/

Ahh.. a tentativa Americana de denegrir a Toyota, pois estava a afectar-lhes as vendas da GM... :lol:

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 21 set 2016, 22:10
por rtripa
Parte 2 - Exterior:

A ENV200 Evalia é baseada no furgão NV200 a diesel, e como tal á praticamente igual, tirando a estética frontal. Á primeira vista parece grande, mas até tem umas dimensões bastante compactas para o espaço que oferece interiormente. O design exterior é muitíssimo mais "low profile" que o do Leaf, e passa despercebido a quase toda a gente. Só quando notam a ausência de ruído olham com mais atenção.

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Na foto acima notam-se parecenças com vários furgões do segmento, sendo que a disposição das janelas laterais é algo peculiar, já tendo ouvido comentários do tipo "parece um carro celular". O seu accionamento é deslizante, típico desta classe. Note-se que não são extraordinariamente fáceis de acionar, e quando abertas e em velocidade, o ruído e deslocação de ar são incomodativos ao ponto de se manterem fechadas a maioria do tempo. De notar que as amplas janelas frontais têm boa aerodinâmica, o que compensa.

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Outro ângulo. Note-se que o nível da bagageira é extraordinariamente baixo, facilitando grandemente o acesso.

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Aqui com o portão aberto, começa-se a perceber a real capacidade de carga.

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O chapéu permite perceber que a bagagem de 5 pessoas pode facilmente caber, e com espaço de sobra. Os bancos são basculantes e podem-se desmontar 2/3-1/3, permitindo transportar cargas compridas/volumosas sem prejudicar demasiado o transporte de passageiros. Varões de 2.5 metros já foram transportados, e facilmente poderemos ir aos 3 metros. A chapeleira é amovível, e tem várias posições. Existe uma versão com 7 lugares, onde os 2 lugares extra irão anular a larga maioria desta bagageira.

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As duas portas de correr laterais são de uma utilidade acima do esperado, e têm um acionamento robusto.

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A porta de carregamento é basicamente igual ao do Leaf. Os faróis médios/máximos são de halogénio, bem como as luzes diurnas, que também têm a função de faróis de nevoeiro. Á volta dos médios, existe uma decoração LED, que só acende com os médios.

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Além da "decoração" nos faróis dianteiros, os únicos LED presentes são os stops/presença traseiros. Os piscas e marcha atrás, são incandescentes, inclusivamente a luz de stop do portão. Num veiculo deste preço, fazia algum sentido usar LEDs noutros pontos, como os piscas e stop do portão.

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Tal como o Leaf, apenas precisamos pressionar o "botão" junto ao manipulo para abrir a porta. Este botão está presente nas portas dianteiras e no portão traseiro.

No geral, a ENV200 é um veiculo agradável á vista, com uma frente diferente da versão a diesel. Como já foi dito, passa despercebida na estrada, sendo que os 3 dísticos "Zero Emission" a denunciam aos mais atentos. Em suma, bom para que prefere passar (quase) incógnito, coisa impossível com muitos dos VEs existentes.

Continua...

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 21 set 2016, 23:17
por joaocfgoncalves
Gostei, e vou aconselhar...

Parabéns e bem vindo.

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 22 set 2016, 12:10
por mrr
Eu ja testei duas vezes durante uma semana cada uma e-NV200 forgão e posso dizer que adorei, unico problema que não me fez avancar na compra foi mesmo a autonomia, para mim precisava de um pack com o dobro para ser 100% utilizada em todas as viagem.

O que mais gostei foi o volume de carga, regeneração forte e o sistema de arrefecimento do Pack, TOP.

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 22 set 2016, 12:33
por mjr
A NV-200 com o futuro pack de 40kW.h úteis a preços aceitáveis poderia ter uma grande procura. Mas como está já tem muita utilidade, como prova o excelente review do rtripa.

Re: Uma espécie de diário - E-NV200

Enviado: 22 set 2016, 22:35
por Orlando
mjr Escreveu:A NV-200 com o futuro pack de 40kW.h úteis a preços aceitáveis poderia ter uma grande procura. Mas como está já tem muita utilidade, como prova o excelente review do rtripa.
Em breve sairá o de 30kwh.