Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Enviado: 24 mar 2014, 22:55
Viagem Oriente - Coimbra com 1 carga rápida em Aveiras
Ora bem, esta é a primeira foto que tenho para mostrar. 100% carga, no Parque das Nações:
![Imagem](https://lh4.googleusercontent.com/-cC1C_tACTeY/Uy973T8bIbI/AAAAAAAACI4/i2MPMcnTo8k/s576/IMG_0158.jpg)
150 Km de autonomia... li algures que o numero não é bem real, depende das ultimas viagens, etc... por isso decidi seguir até Aveiras ver se o posto rápido estava a funcionar. Arranquei e fiquei logo assustado com os números de autonomia a descerem a pique... O carro veio sem cartão SD com os mapas, está no correio, por isso nada de rádio, climatização ou GPS! O manual diz que também vem junto do cartão SD por isso não tinha informação nenhuma sobre o carro!
Demorei uma eternidade para descobrir onde se faz reset ao conta Km parcial... acho que carreguei em todos os botões e manetes do volante em todas as combinações possíveis, quando o descobri já não fazia falta.
Cheguei a Aveiras com 70Km de autonomia, estava mesmo mal impressionado, qualquer que fosse o tipo de condução que usasse não conseguia parar de perder Km de autonomia....
Posto de Aveiras OK, carro a carregar durante cerca de 40 min. Parei nos 98%
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-AIZvXFjM8vo/Uy970FqZP5I/AAAAAAAACIo/wQbHm_PckeQ/s576/IMG_0159.jpg)
121Km de autonomia, a coisa estava a correr um bocado para o mal, decidi sair da AE e seguir pela Nacional, ao menos podia praticar velocidades mais baixas, e sempre eram menos Km até Leiria.
Descobri que o cruise control baixa muito a autonomia estimada, por isso não o usei mais, mas encontrei a função que me salvou - o limitador de velocidade!!!
Basicamente usava o acelerador com muito cuidado e limitava a velocidade para uma velocidade um pouco abaixo do limite.
E foi então que o fenómeno da multiplicação do Kms aconteceu, à medida que ia fazendo Km, ia ficando com mais autonomia! até que a autonomia estimada = distância para Coimbra.
Quando cheguei a Leiria tinha autonomia para chegar a Coimbra + 15Km, pelo que decidi não parar em Leiria.
Assim que saí de Leiria, duas ou três subidas mataram a folga que tinha, cheguei a ter autonomia = à distancia para Coimbra. Eu bem tentei mas não conseguia reduzir mais a velocidade.
Quando o aviso de bateria fraca ligou a coisa ficou tensa, já não sabia o que podia acontecer, tudo o que tinha lido estava confuso e não sabia ao certo se o carro ia passar para o tal modo de tartaruga ou não. Não vacilámos e lá chegámos ao destino. Parei o carro, respirámos fundo, olhámos uns para os outros e com aquele sentido de dever cumprido fomos a correr ligar os aquecedores de casa porque estávamos todos congelados!!!
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-WIifk9LvJj0/Uy98EbSAHLI/AAAAAAAACJA/P8JxLJJRY8U/s576/IMG_0161.jpg)
E para acabar cá fica o estado correspondente das baterias, com o leafspy gratuito. Ainda procurei a porta OBD antes da viagem, mas parece que esta estava escondida atrás de uma tampa.
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-D0beV_gLHj4/Uy98x80y9XI/AAAAAAAACJw/oXmsngDBO0o/s400/Screenshot_2014-03-23-08-42-53_resized.png)
Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...
Ora bem, esta é a primeira foto que tenho para mostrar. 100% carga, no Parque das Nações:
![Imagem](https://lh4.googleusercontent.com/-cC1C_tACTeY/Uy973T8bIbI/AAAAAAAACI4/i2MPMcnTo8k/s576/IMG_0158.jpg)
150 Km de autonomia... li algures que o numero não é bem real, depende das ultimas viagens, etc... por isso decidi seguir até Aveiras ver se o posto rápido estava a funcionar. Arranquei e fiquei logo assustado com os números de autonomia a descerem a pique... O carro veio sem cartão SD com os mapas, está no correio, por isso nada de rádio, climatização ou GPS! O manual diz que também vem junto do cartão SD por isso não tinha informação nenhuma sobre o carro!
Demorei uma eternidade para descobrir onde se faz reset ao conta Km parcial... acho que carreguei em todos os botões e manetes do volante em todas as combinações possíveis, quando o descobri já não fazia falta.
Cheguei a Aveiras com 70Km de autonomia, estava mesmo mal impressionado, qualquer que fosse o tipo de condução que usasse não conseguia parar de perder Km de autonomia....
Posto de Aveiras OK, carro a carregar durante cerca de 40 min. Parei nos 98%
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-AIZvXFjM8vo/Uy970FqZP5I/AAAAAAAACIo/wQbHm_PckeQ/s576/IMG_0159.jpg)
121Km de autonomia, a coisa estava a correr um bocado para o mal, decidi sair da AE e seguir pela Nacional, ao menos podia praticar velocidades mais baixas, e sempre eram menos Km até Leiria.
Descobri que o cruise control baixa muito a autonomia estimada, por isso não o usei mais, mas encontrei a função que me salvou - o limitador de velocidade!!!
Basicamente usava o acelerador com muito cuidado e limitava a velocidade para uma velocidade um pouco abaixo do limite.
E foi então que o fenómeno da multiplicação do Kms aconteceu, à medida que ia fazendo Km, ia ficando com mais autonomia! até que a autonomia estimada = distância para Coimbra.
Quando cheguei a Leiria tinha autonomia para chegar a Coimbra + 15Km, pelo que decidi não parar em Leiria.
Assim que saí de Leiria, duas ou três subidas mataram a folga que tinha, cheguei a ter autonomia = à distancia para Coimbra. Eu bem tentei mas não conseguia reduzir mais a velocidade.
Quando o aviso de bateria fraca ligou a coisa ficou tensa, já não sabia o que podia acontecer, tudo o que tinha lido estava confuso e não sabia ao certo se o carro ia passar para o tal modo de tartaruga ou não. Não vacilámos e lá chegámos ao destino. Parei o carro, respirámos fundo, olhámos uns para os outros e com aquele sentido de dever cumprido fomos a correr ligar os aquecedores de casa porque estávamos todos congelados!!!
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-WIifk9LvJj0/Uy98EbSAHLI/AAAAAAAACJA/P8JxLJJRY8U/s576/IMG_0161.jpg)
E para acabar cá fica o estado correspondente das baterias, com o leafspy gratuito. Ainda procurei a porta OBD antes da viagem, mas parece que esta estava escondida atrás de uma tampa.
![Imagem](https://lh5.googleusercontent.com/-D0beV_gLHj4/Uy98x80y9XI/AAAAAAAACJw/oXmsngDBO0o/s400/Screenshot_2014-03-23-08-42-53_resized.png)
Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...