Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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frankesousa
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 11 dez 2023, 11:09

Como sabem o meu leaf 30 de 2016 está neste grupo de "morte repentina".

Ontem tive de fazer uma viagem maior (106km) e lá fui eu pela nacional com cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas.

Para fazer estes km já tive de meter 2.2kWh num PCR (a 16kW :lol: ) e mesmo assim cheguei a casa com 17% (que na verdade são 2 ou 3 km se for a subir).

Contas feitas, consumo de 15.3kWh/100km, apenas utlizei 16.2kWh, e tive de carregar.

Ou seja, o SoH de 67% apresentado é já fortemente optimista, na verdade a utilização real da bateria já pouco passa de 50% se não for a pisar ovos!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 jul 2024, 15:54

Boa tarde!

Peço desde já desculpa pela ausência de resposta. :!: O tempo anda mais contado, e com o Leaf a caminhar para se tornar um pisa papel xxl o interesse por continuar a acompanhar o carro com uma folha de cálculo desapareceu.


Respostas primeiro:
Saiu a 17% e chegou com 22%? Isso é bom. :? :)
Recuperou 5% em 3,5km até Loures, depois é que foram os 15km a subir, my bad! :lol:
A carga tanto cai a pique, como por vezes existem (existiam...!) recuperações absurdas.
É pena o carro estar já a falhar assim. :( Quanto já poupaste?
Infelizmente deixei de actualizar a folha. Dado que passei para o Indexado agora seria um trabalho chato, pelo que provavelmente no final do mês vou arranjar um valor redondo para o consumo e para a energia para calcular. No entanto comentei isto por mensagem com um amigo meu:

1º ano: 26 mil km
2º ano: 22 mil km
Este ano: 12 mil km

:|
Houve uma altura que eu também pensei que ia morrer na praia, de um momento para outro duas células dão o estoiro e o SOH começou a cair a pique.
É completamente isto!
No inicio do ano ainda tentei limitar o carro a X Km/mês para os 160 não baterem muito longe de Setembro.
Em Março ou Abril caiu a 8ª barra, não existiu qualquer necessidade de cálculo.
cheguei a casa com 17% (que na verdade são 2 ou 3 km se for a subir).
Ainda não cheguei a este ponto, 17% ainda dá para qualquer coisinha, mas...
pela nacional com cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas
É tão isto! E estamos tão cansados.

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 jul 2024, 16:28

Tal como foi dito na mensagem anterior, o carro em Março/Abril perdeu a 8ª barra, tornando-o teoricamente apto para a troca em garantia.

Contactei uma Carby que me fica acessível para marcação, e a informação dada foi que todo e qualquer diagnostico, para efeitos de garantia ou não, era pago. Agendo e no dia da entrega peço que me confirmem a indicação e pelos vistos sim, a Carby cobra 90€/hora para trabalhar nos Leaf e esse seria o valor cobrado no final. :roll:

Acedo às condições apresentadas e logo de seguida sou brindado com: "Mas garantia? O carro não está em garantia, são só 100000km, e mesmo por degradação pouco mais são", afirmação logo corrigida após insistência minha para verificar com alguém que seja responsável por esse serviço. :roll:

Carro levantado após 4 ou 5 dias úteis e informado que "o carro cumpre com os requisitos, o processo será enviado, e será contactado pela Carby ou Nissan", sendo que ao levantar não foi cobrado qualquer valor.
Agora aqui todos sabem o que nos espera.

:!: :!:

Este é o ponto de situação actual do nosso Leaf, que na prática, serve agora apenas e só para o Casa-Trabalho-Casa, e que ainda neste fim de semana após o arriscar a levar até à praia, transformou uma viagem de 35 minutos a combustão em 1:15 a electricidade. :hand: :hand:

Acho que nem na primeira viagem de Famalicão a Mafra tive tanta ansiedade por acabar a bateria como nos primeiros tempos destas quedas rápidas abaixo de 50%, nem rezei tantas Avé-Maria, e eu que tenho sempre as percentagens certas para os parciais do percurso na cabeça.
Cheguei a fazer 9km com o carro em --% com subidas à mistura porque a bateria simplesmente, desaparece.
Cheguei a subir vias rápidas a velocidades baixas no limiar do perigoso.
Cheguei a passar as portagens de Loures com 46% (!!!) de bateria, para mesmo em velocidades reduzidas (75 / 70), chegar ao desvio da área de serviço a 50 km/h com 11% de bateria após 6km percorridos a subir, e entre abrandar dentro da área e chegar ao PCR, a bateria subir de 11 para 16% naqueles escassos 300 metros.

E se comigo, ficar na estrada é mau mas tolerável, ficar na estrada com a familia no carro e uma bebé de meses é um não absoluto,

Aliás, o nosso Leaf transformou-se na caricatura plena que se fazia por malícia dos carros eléctricos: Tem de ir devagar fora de ambiente urbano, sempre a controlar o percurso e a altimetria, e se tiver de fazer uma ultrapassagem mais complicada ou fazer qualquer desvio por um imprevisto que ocorra, corre o risco de não chegar a casa. Ainda não é assim, mas suspeito que no inverno chegue a este ponto.

Volto a afirmar que lidava bem com a perda anual de 5 a 7% de capacidade de armazenamento. Isto é outra situação completamente diferente, e é muito mau.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 11 jul 2024, 00:35

Como sabes o meu está nessa situação há mais de um ano e há alguns meses atrás deixei de fazer viagens maiores de 100km, e como o problema tem tendência agravar, no inverno a mulher teve de deixar de usar o carro para ir para o trabalho. Na primavera/verão o carro voltou a deixar fazer o percurso e chegar a casa com alguma percentagem.

Hoje sou eu que ando com o carro e faço a semana toda com uma carga e ainda sobra cerca de 40%, percurso citadino, cerca de 10km diários. Velocidade baixa e regeneração na desaceleração permite esta utilização

Não lhe chamo pisa papéis porque no meu caso continua a ter utilidade, mas costumo dizer que neste momento tenho meio carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 11 jul 2024, 19:10

É uma situação lixada e a forma como a Nissan trata os clientes nesta situação é muito má.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 12 jul 2024, 22:33

Não lhe chamo pisa papéis porque no meu caso continua a ter utilidade, mas costumo dizer que neste momento tenho meio carro.
É verdade, e aqui ainda me faz um dia de trabalho, principalmente agora que tenho uma rotina mais folgada que evita muitas vezes regressar a casa via auto-estrada, mas duvido claramente que no inverno ainda o consiga fazer sem parar para carregar durante o dia.

No entanto o fazer "tudo" com o Leaf sem stress já deixou de o ser, aliás, basta por exemplo não sair com a carga a 100% que já é um desastre. Com 75% já não consigo i/v ao trabalho porque aí sim, a bateria parece que se esfuma bem mais rápido.

No entanto hoje por causa de um imprevisto tive necessidade de esticar um bocadinho, e lá deu para isto, mas foi literalmente quase tudo com o tal "cuidado para não "aborrecer" as 3 ou 4 células desgastadas".
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Mais um dia, mais uns 6€ de gasóleo poupados. É circular até dar, ou até a Nissan honrar a garantia.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 16 jul 2024, 13:38

No print anterior o Leaf saiu do emprego com 35%, para comparação ontem saí do emprego com 34%, o exacto mesmo percurso, a mesma condução cuidada.
No print cheguei a casa com 15%, ontem fiquei com "---" & "---" no mostrador a 4 km de casa, e já estava à espera.

A diferença? No de 35% o carro tinha carregado de véspera até aos 100% e foi linear.
Ontem não ficou a carregar de noite, no dia anterior após os 100% a meio do dia ficou ligado 1h em casa e antes de sair de casa de manhã novamente mais 1h à carga.

Ser dono de um Leaf nestas condições é isto, ter de levar tudo em consideração.

Entretanto levou mais 2 Nexen à frente, finalmente está sem pneus de 2015. :lol:


EDIT: Apenas para registo, dos "---" até aos 100% de hoje o Shelly EM indicou 21,08 kWh . :?

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