Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6394
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2024, 17:52

O problema desses 500mV é que facilmente te fazem parar o carro...
A tensão mínima são 2,6V e a máxima 4,1V. Ou seja tens 1,5V de amplitude por célula.
As células dos Leaf têm uma curva relativamente linear entre joelhos (por exemplo ao contrário das lifepo4 que são praticamente planas) por isso corres o risco de ter bastante energia remanescente no geral da bateria, menos nessas células e elas chegarem ao mínimo enquanto as restantes ainda estão "na boa".

Só esticando essa volta com o LS a controlar as células mais fracas e ver como evoluem. Seja como for 60km não é nada que jeito tenha, um Ami faz isso :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3093
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 jun 2024, 20:08

O problema é quando existe 1V de diferença porque aparece a 🐢 e aí é que limitação acontece.

Mas com esta temperatura isto só acontece já abaixo do 50% no percurso feito hoje, o que permite fazê-lo sem muitas preocupações. Vamos-lhe chamar zona de conforto.

Fora disto já será preciso ter em atenção a regeneração para manter as células o mais perto umas das outras.

Na viagem de hoje chegou assim:

Imagem

Esse SOC do Leaf spy no quadrante do carro são 17%

Como se pode ver existe muita energia nas outras células só que aquelas duas...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3093
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2024, 17:02

Hoje recebi um telefonema do advogado para me dar a conhecer que a Nissan em principio vai avançar com a (re)compra do meu carro. Continuam a dizer que não há baterias para substituir.

Não sei valores, nem quando vai avançar, embora o advogado tenha dado um prazo de 15 dias para a Nissan apresentar formalmente a proposta.

Entretanto tive conhecimento de mais alguns casos igual ao meu que foram contactados pelos concessionários para questionar os proprietários se estariam interessados nesta solução.

Sem certezas, estou só adivinhar, parece que os Leaf de 30 vão deixar de ter continuidade e todos elegíveis para troca de bateria em garantia vão ser (re)comprados pela Nissan.

A minha questão é o que a Nissan vai fazer a centenas, para não dizer milhares de Leaf´s de 30?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

cfvp
Mensagens: 1712
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 12 jul 2024, 17:27

Ficam com eles até haver baterias e depois vendem. Digo eu.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3093
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2024, 18:06

Nesta altura ainda achas que o problema é falta de baterias? No meu caso vai fazer um ano que estou a espera de uma bateria, continuas achar que é por falta de baterias?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

cfvp
Mensagens: 1712
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 12 jul 2024, 19:23

Eu diria que sim. É que se não for é o quê?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 417
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por rjspedition » 12 jul 2024, 22:21

Sem certezas, estou só adivinhar, parece que os Leaf de 30 vão deixar de ter continuidade e todos elegíveis para troca de bateria em garantia vão ser (re)comprados pela Nissan.
Acaba por ser a mesma solução aplicada pela Nissan Norte Americana, embora acredite que lá com outra celeridade.

É incrível a quantidade de relatos idênticos pelos grupos e fóruns relativos ao Leaf de 30.
A minha questão é o que a Nissan vai fazer a centenas, para não dizer milhares de Leaf´s de 30?
Não sei como vão gerir a coisa, mas o destino mais certo não será o abate? Qual a real utilidade de um Leaf nestas condições?

Alguma possibilidade de tentar novos packs com células menos degradadas dos muitos que vão ser abatidos para tentar escapar à compra de mais alguns Leaf em garantia? Ou não valerá sequer o trabalho? Mais um ano e os últimos de 30 saltam fora do período de garantia, correcto?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6394
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2024, 23:33

Em garantia irão oferecer a recompra. Fora de garantia vão mandar as pessoas fazer uma mesa de centro com o carro.

Preparemo-nos, vem aí mais uma onda de anti-VE a lançar o pânico com as baterias em fim de garantia. E, lamentavelmente, vão ter razão.
A Nissan passou de ser um farol da mobilidade elétrica para tentar ser o seu coveiro. Felizmente que há mais cemitérios :|
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3093
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2024, 23:36

Na minha maneira de ver a coisa se a intenção fosse de dois fazerem um não havia necessidade da compra. Só precisavam de algumas baterias usadas como fizeram no passado. A questão aqui deve ter mais a ver com o custo/beneficio. Abrir baterias, transporte das mesmas, desinstalação/instalação, devem ter feito as contas e viram que mais valia comprar os carros. A Nissan tem de pagar aos concessionários as intervenções em garantia. É um custo.

A mesma coisa para as baterias novas. Mandar fazer as baterias, transporte das mesmas, remover a velha e montar a nova...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

cfvp
Mensagens: 1712
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 12 jul 2024, 23:39

Nonnus Escreveu:
12 jul 2024, 23:36
Na minha maneira de ver a coisa se a intenção fosse de dois fazerem um não havia necessidade da compra. Só precisavam de algumas baterias usadas como fizeram no passado. A questão aqui deve ter mais a ver com o custo/beneficio. Abrir baterias, transporte das mesmas, desinstalação/instalação, devem ter feito as contas e viram que mais valia comprar os carros. A Nissan tem de pagar aos concessionários as intervenções em garantia. É um custo.

A mesma coisa para as baterias novas. Mandar fazer as baterias, transporte das mesmas, remover a velha e montar a nova...
Então o que achas que vão fazer com os carros?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”