Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 09 jun 2024, 17:52

O problema desses 500mV é que facilmente te fazem parar o carro...
A tensão mínima são 2,6V e a máxima 4,1V. Ou seja tens 1,5V de amplitude por célula.
As células dos Leaf têm uma curva relativamente linear entre joelhos (por exemplo ao contrário das lifepo4 que são praticamente planas) por isso corres o risco de ter bastante energia remanescente no geral da bateria, menos nessas células e elas chegarem ao mínimo enquanto as restantes ainda estão "na boa".

Só esticando essa volta com o LS a controlar as células mais fracas e ver como evoluem. Seja como for 60km não é nada que jeito tenha, um Ami faz isso :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3008
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 09 jun 2024, 20:08

O problema é quando existe 1V de diferença porque aparece a 🐢 e aí é que limitação acontece.

Mas com esta temperatura isto só acontece já abaixo do 50% no percurso feito hoje, o que permite fazê-lo sem muitas preocupações. Vamos-lhe chamar zona de conforto.

Fora disto já será preciso ter em atenção a regeneração para manter as células o mais perto umas das outras.

Na viagem de hoje chegou assim:

Imagem

Esse SOC do Leaf spy no quadrante do carro são 17%

Como se pode ver existe muita energia nas outras células só que aquelas duas...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”