Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 10 abr 2023, 09:58

Nonnus Escreveu:
07 abr 2023, 12:35
Supondo que o meu carro leva uma bateria nova ao abrigo da garantia eu pretendo ficar com a bateria actual para usar no meu sistema solar. Devo fazer o pedido no concessionário ou por email a Nissan ibéria?
Eu colocaria o problema ao concessionário primeiro, mas é certo que não são eles que o vão decidir. Quando o carro for para a Nissan e vier a confirmação da troca da bateria, sugeria pegar no número de processo (se houver algum), VIN e matrícula e enviar ao mesmo o tempo o pedido para a Nissan Ibéria.
Nonnus Escreveu:
07 abr 2023, 12:35
a minha previsão de atingir os 66% em Junho aos 155000km não vai acontecer, vais ser antecipado.
Atenção que não é só chegar aos 66%, tem de cair a barra ;)
Nonnus Escreveu:
07 abr 2023, 12:35
Supondo que o Leaf de 30 em novo tem 28kWh distribuídos por 96 células faz com que cada célula tenha uma capacidade de cerca ~292W. Como tenho duas células com uma capacidade muito inferior as outras, tenho de as eliminar do pack, ficando com 94 células com cerca de 34% de degradação (assumindo que estas tem uma degradação muito idêntica), o que dá cerca de 192W por célula. Posso então assumir que ficaria com uma bateria para o solar com ~18kWh?
A bateria do Leaf é composta por 24 módulos de 4 células cada, todas ligadas em série no carro. Assumindo que vais configurar o solar para 48V e não para alta tensão, só vais usar 21 desses 24 módulos:
vais construir 6 "packs" que se ligam em paralelo, cada um composto por "3 módulos e meio".

O problema vai ser identificar onde é que estão as células em pior estado. Tu tens o número delas no LS, mas eu não sei como é que elas estão distribuídas fisicamente na bateria (talvez essa informação exista na net?).
Eu montei um pack assim de um Leaf30 altamente degradado e o que fiz foi comprar equipamento e medir individualmente cada célula. É um trabalho imensamente demorado :doh: tanto que comecei a medir paralelos (se não ainda hoje estava a medir acho eu :lol: ) Foi uma espécie de risco calculado, mas a realidade é que não medi todas as células de todos os módulos e mesmo assim foram algumas semanas.

edit: tens aqui as specs da bateria:
https://www.batterydesign.net/2015-nissan-leaf/
Para o 30kWh tens então as 96 células em série (sendo que cada célula fisicamente disponível são na realidade 2 lá dentro, por isso o 96s2p), cada "meia célula" 43Ah (logo, em cada célula disponível fisicamente terias 86Ah porque são 2 lá dentro).
Para solar a 48V irias montar 14 células destas em série, considerando a tensão nominal de 3,7V terias:
86*27/30 * 3,7 * 14 = 4kWh por "pack". Como montas 6 "packs" em paralelo, terias 24kWh com SOH a 100%.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 10 abr 2023, 21:24

BrunoAlves Escreveu:
10 abr 2023, 09:58
Nonnus Escreveu:
07 abr 2023, 12:35
a minha previsão de atingir os 66% em Junho aos 155000km não vai acontecer, vais ser antecipado.
Atenção que não é só chegar aos 66%, tem de cair a barra ;)
Sim eu sei, mas a partida vai cair quando atingir os 66% a não ser que o meu seja mais teimoso. :D
BrunoAlves Escreveu:
10 abr 2023, 09:58
Nonnus Escreveu:
07 abr 2023, 12:35
Supondo que o Leaf de 30 em novo tem 28kWh distribuídos por 96 células faz com que cada célula tenha uma capacidade de cerca ~292W. Como tenho duas células com uma capacidade muito inferior as outras, tenho de as eliminar do pack, ficando com 94 células com cerca de 34% de degradação (assumindo que estas tem uma degradação muito idêntica), o que dá cerca de 192W por célula. Posso então assumir que ficaria com uma bateria para o solar com ~18kWh?
A bateria do Leaf é composta por 24 módulos de 4 células cada, todas ligadas em série no carro. Assumindo que vais configurar o solar para 48V e não para alta tensão, só vais usar 21 desses 24 módulos:
vais construir 6 "packs" que se ligam em paralelo, cada um composto por "3 módulos e meio".

O problema vai ser identificar onde é que estão as células em pior estado. Tu tens o número delas no LS, mas eu não sei como é que elas estão distribuídas fisicamente na bateria (talvez essa informação exista na net?).
Eu montei um pack assim de um Leaf30 altamente degradado e o que fiz foi comprar equipamento e medir individualmente cada célula. É um trabalho imensamente demorado :doh: tanto que comecei a medir paralelos (se não ainda hoje estava a medir acho eu :lol: ) Foi uma espécie de risco calculado, mas a realidade é que não medi todas as células de todos os módulos e mesmo assim foram algumas semanas.

edit: tens aqui as specs da bateria:
https://www.batterydesign.net/2015-nissan-leaf/
Para o 30kWh tens então as 96 células em série (sendo que cada célula fisicamente disponível são na realidade 2 lá dentro, por isso o 96s2p), cada "meia célula" 43Ah (logo, em cada célula disponível fisicamente terias 86Ah porque são 2 lá dentro).
Para solar a 48V irias montar 14 células destas em série, considerando a tensão nominal de 3,7V terias:
86*27/30 * 3,7 * 14 = 4kWh por "pack". Como montas 6 "packs" em paralelo, terias 24kWh com SOH a 100%.
O meu inversor é de alta tensão trabalha no mínimo com 96V, terei que fazer uma configuração para esta tensão.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 11 abr 2023, 10:36

Nonnus Escreveu:
10 abr 2023, 21:24
Sim eu sei, mas a partida vai cair quando atingir os 66% a não ser que o meu seja mais teimoso.
Acho que havia ali um delay de algumas semanas até a barra cair mesmo.
Já agora e nesse tema, um vizinho e amigo acabou agora mesmo a saga de trocar a bateria do seu 30kWh em garantia. Também queria ficar com a velha, mas no concessionário disseram-lhe taxativamente que não é possível, que inclusivamente a casa mãe só lhes paga a troca da bateria ao devolverem a velha.
Se isto é assim ou foi desculpa para o enxotar não sei. Ele não escalou para a Nissan Ibéria, só falou com o concessionário.

Nonnus Escreveu:
10 abr 2023, 21:24
O meu inversor é de alta tensão trabalha no mínimo com 96V, terei que fazer uma configuração para esta tensão.
Em alta tensão é diferente e não tenho experiência. Sei que mata gente :shock: e que há inclusivamente projectos para nem sequer abrir a bateria e utilizar o BMS interno (onde o nosso Apr também dá cartas :clap: ), mas isso no teu caso claro que implica manter as células "pobres".
Se decidires tirar essas células, continua a ser verdade que terás de identificá-las fisicamente e refazer as ligações, e em princípio deixas de poder usar o BMS da própria bateria.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 abr 2023, 14:42

BrunoAlves Escreveu:
11 abr 2023, 10:36
Já agora e nesse tema, um vizinho e amigo acabou agora mesmo a saga de trocar a bateria do seu 30kWh em garantia.
Levou uma bateria nova ou recondicionada? Esta acontecer uma coisa no mínimo estranha. Leaf de 30kWh de 2016 estão a levar baterias novas, Leaf de 30kWh 2017 estão a levar baterias recondicionadas com 10/11 barras.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 11 abr 2023, 15:08

Disseram-lhe que é nova. Não tenho a certeza de que ano é o dele, mas depois posso ver.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 06 mai 2023, 11:18

Agora é esperar que ele faça cair a barra. Leva sempre algum tempo...

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Os mais recentes rumores dizem que a Nissan deixou de montar baterias recondicionadas com 10 ou 11 barras.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 mai 2023, 12:06

Enquanto muitos de nós por cá andamos levar com baterias com 10/11 barras nos Leaf de 30kWh ao abrigo da garantia, os americanos desde 2020 que levam baterias de 40kWh. Num fórum americano pode-se ver vários relatos de baterias de 40kWh montadas nos Leaf de 30kWh. Há até quem tenha na assinatura do fórum esse feito.
2016 SV 30kwh >> 40kwh 3/42022
I dropped to 8 bars in about June of 2021. It took NIssan until August to replace the battery pack with a new 40 KwH pack.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 08 mai 2023, 12:25

Sim, nos states aquilo pia de outra forma. O que cá nunca é possível porque "isto e aquilo", lá faz-se.
O meu S levou uma bateria recondicionada igual à que tinha, sugeri pagar a diferença para uma maior, não é possível porque a legislação e tal... Nos states já é possível.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2023, 08:07

corrisi Escreveu:
28 jan 2023, 08:21
façam kms entre os 50 e os 100% de soc fazendo uma condução moderada. A 4a lá terá de cair.
Nos últimos tempos tenho feito muitos registos do comportamento do carro por razões obvias. A 4ª barra esta para cair a qualquer momento.

Na semana passada fiz vários carregamentos entre os 70%/100%, 80/100 e 90/100% e o que aconteceu é que o SOH subiu para os 68%. Esta semana em sentido inverso fiz carregamentos abaixo dos 50% até aos 100% e o SOH voltou a cair para os 66%.

Conclusão, cargas com SOC´s elevados faz com que o carro comece a estimar por cima o SOH, cargas com SOC´s baixos faz com que o carro estime melhor o real estado da bateria.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 mai 2023, 08:18

Mais uma quebra acentuada mas a 4ª barra continua a não querer desaparecer. O valor mais baixo que vi até hoje, 64.51% de SOH

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